Car@s alun@s,
segue um roteiro da atividade júri simulado que será realizada por aquel@as que ficaram em
recuperação.
O tema dos 7º anos
será: Culpadas ou inocentes, mulheres queimadas na idade média, acusadas de
bruxaria.
O tema dos 8º ano
será: Culpados ou inocentes, operários acusados de baderna e vandalismo no
inicio da revolução industrial.
O tema do 9º ano
será: Golpe de 1964. Defesa do Brasil contra o comunismo ou golpe das elites
contra a democracia para evitar a distribuição de renda.
Como fazer um júri
simulado
Júri simulado, como o nome diz, é a simulação de um
tribunal judiciário, em que os participantes têm funções predeterminadas.
Formam-se três grupos: dois grupos de debatedores (com
mesmo número de pessoas) e uma equipe responsável pelo veredicto (o júri
popular - com um número menor de componentes, entre três e seis alunos, de uma
sala com 30, por exemplo).
O papel do professor é o de coordenar a prática,
delimitando o tempo para cada grupo defender sua tese e atacar a tese defendida
pelo grupo oponente.
O processo inicia-se com o lançamento do tema proposto
pelo professor.
O tema dos 7º anos
será: Culpadas ou inocentes, mulheres queimadas na idade média, acusadas de
bruxaria.
O tema dos 8º ano
será: Culpados ou inocentes, operários acusados de baderna e vandalismo no
inicio da revolução industrial.
O tema do 9º ano
será: Golpe de 1964. Defesa do Brasil contra o comunismo ou golpe das elites
contra a democracia para evitar a distribuição de renda.
Os alunos se preparam previamente para defender o tema
com argumentos convincentes. Dar um tempo inicial para que os alunos socializem
suas informações no grupo, antes do início do debate. A partir daí, cada grupo
lança a sua tese inicial, defendendo seu ponto de vista na medida em que surjam
réplicas e tréplicas.
O professor, como coordenador da atividade, também pode
lançar perguntas que motivem o debate, evitando fornecer respostas ou apoiar
alguma das posições.
Por fim, cada grupo tem um tempo para suas considerações
finais.
O júri popular, então, reúne-se para socializar seus
apontamentos, feitos ao longo da atividade, e decretar o veredicto.
Etapas do júri
simulado
Tempo (aula de 60 min)
Socializar as
ideias nos grupos - 10 min
Defesa da tese
inicial - 10 min (5 min para cada grupo)
Debate entre
grupos - 20 min
Considerações
finais - 10 min (5 min para cada grupo)
Veredicto - 5
min
Objetivos
Estudar e
debater um tema, levando todos os participantes do grupo a se envolver e tomar
uma posição.
Exercitar a
expressão e o raciocínio.
Desenvolver o
senso crítico.
Funções dos
participantes
Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu
ou ré.
Advogado de defesa: Defende o réu ou ré e responde às
acusações formuladas pelo advogado de acusação.
Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu ou ré, de
acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e
enfatizando os argumentos fundamentais.
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota:
Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve
ser constituído por número ímpar (3, 5 ou 7).
Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação,
ajudam seus advogados a preparar os argumentos para acusação ou defesa. Durante
o juri, acompanham em silêncio.
Passos
Coordenador
apresenta o assunto e a questão a ser trabalhada.
Orientação para
os participantes.
Preparação para
o júri.
Juiz abre a
sessão.
Advogado de
acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão em pauta).
Advogado de
defesa defende o réu ou a ré.
Advogado de
acusação toma a palavra e continua a acusação.
Intervenção de
testemunhas, uma de acusação.
Advogado de
defesa, retoma a defesa.
Intervenção da
testemunha de defesa.
Jurados decidem
a sentença, junto com o juiz.
O público
avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.
Leitura e
justificativa da sentença pelo juiz.
Avaliação
Que proveito
tiramos da dinâmica?
O que mais nos
agradou?
Como nos
sentimos?
O que podemos
melhorar?
Giélia Silva Macedo Assistente Social e professora de
Sociologia no Colégio Modelo, Itapetinga-BA. gieliasm@bol.com.br
Fonte: site do Jornal Mundo Jovem
http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/como-fazer-um-juri-simulado
Acesso em 20 de janeiro de 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário