Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

júri simulado



Car@s alun@s, segue um roteiro da atividade  júri simulado que será realizada por aquel@as  que ficaram em recuperação.
O tema dos 7º anos será: Culpadas ou inocentes, mulheres queimadas na idade média, acusadas de bruxaria.
O tema dos 8º ano será: Culpados ou inocentes, operários acusados de baderna e vandalismo no inicio da revolução industrial.
O tema do 9º ano será: Golpe de 1964. Defesa do Brasil contra o comunismo ou golpe das elites contra a democracia para evitar a distribuição de renda.

Como fazer um júri simulado

Júri simulado, como o nome diz, é a simulação de um tribunal judiciário, em que os participantes têm funções predeterminadas.
Formam-se três grupos: dois grupos de debatedores (com mesmo número de pessoas) e uma equipe responsável pelo veredicto (o júri popular - com um número menor de componentes, entre três e seis alunos, de uma sala com 30, por exemplo).
O papel do professor é o de coordenar a prática, delimitando o tempo para cada grupo defender sua tese e atacar a tese defendida pelo grupo oponente.
O processo inicia-se com o lançamento do tema proposto pelo professor.
O tema dos 7º anos será: Culpadas ou inocentes, mulheres queimadas na idade média, acusadas de bruxaria.
O tema dos 8º ano será: Culpados ou inocentes, operários acusados de baderna e vandalismo no inicio da revolução industrial.
O tema do 9º ano será: Golpe de 1964. Defesa do Brasil contra o comunismo ou golpe das elites contra a democracia para evitar a distribuição de renda.
Os alunos se preparam previamente para defender o tema com argumentos convincentes. Dar um tempo inicial para que os alunos socializem suas informações no grupo, antes do início do debate. A partir daí, cada grupo lança a sua tese inicial, defendendo seu ponto de vista na medida em que surjam réplicas e tréplicas.
O professor, como coordenador da atividade, também pode lançar perguntas que motivem o debate, evitando fornecer respostas ou apoiar alguma das posições.
Por fim, cada grupo tem um tempo para suas considerações finais.
O júri popular, então, reúne-se para socializar seus apontamentos, feitos ao longo da atividade, e decretar o veredicto.

Etapas do júri simulado

Tempo (aula de 60 min)

    Socializar as ideias nos grupos - 10 min
    Defesa da tese inicial - 10 min (5 min para cada grupo)
    Debate entre grupos - 20 min
    Considerações finais - 10 min (5 min para cada grupo)
    Veredicto - 5 min

Objetivos

    Estudar e debater um tema, levando todos os participantes do grupo a se envolver e tomar uma posição.
    Exercitar a expressão e o raciocínio.
    Desenvolver o senso crítico.

Funções dos participantes

Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré.
Advogado de defesa: Defende o réu ou ré e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação.
Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu ou ré, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituído por número ímpar (3, 5 ou 7).
Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a preparar os argumentos para acusação ou defesa. Durante o juri, acompanham em silêncio.
Passos

    Coordenador apresenta o assunto e a questão a ser trabalhada.
    Orientação para os participantes.
    Preparação para o júri.
    Juiz abre a sessão.
    Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão em pauta).
    Advogado de defesa defende o réu ou a ré.
    Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
    Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
    Advogado de defesa, retoma a defesa.
    Intervenção da testemunha de defesa.
    Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
    O público avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.
    Leitura e justificativa da sentença pelo juiz.
    
Avaliação

    Que proveito tiramos da dinâmica?
    O que mais nos agradou?
    Como nos sentimos?
    O que podemos melhorar?

Giélia Silva Macedo Assistente Social e professora de Sociologia no Colégio Modelo, Itapetinga-BA. gieliasm@bol.com.br

Fonte: site do Jornal Mundo Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog