Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

NATAL É A VONTADE DE TRANSFORMAR ESTE MUNDO EM FESTA, TRABALHO E PÃO.

Zezito de Oliveira



Acima, grupo de alunas (os) na bica de São Cristóvão e o autor desse texto. Em 03 de dezembro, no final da tarde.

Bem que tentei elaborar um texto de natal mais completo, como feito nos anos de 2008 e 2009, o X da questão é o esforço mental para tanto, exigindo mais tempo e concentração, e isso lamentavelmente nos faltou neste novembro/dezembro de 2010.

Mas, não faltará oportunidade de produzir os textos sobre os dois temas ou motes que chegaram até nós, já que pelo fato de serem atemporais, podem ser escritos e divulgados em outras épocas do ano.

Por outro lado, este tema/mote “ainda transformo este mundo em festa, trabalho e pão” me surgiu após a conversa com uma amiga durante a celebração da criatividade musical dos sergipanos (as) por ocasião do aniversário dos 15 anos da rádio FM Aperipê.

E por falar em celebração, desde o meu aniversário (11 de novembro), em uma das turmas da escola onde trabalho e a noite no clube flamengo circulista até os dias da celebração do aniversário do Menino Deus, cujo ponto alto é o 25 de Dezembro aconteceram alguns momentos que merecem gratidão da nossa parte.

Em primeiro lugar, gratidão a Deus e a todos os seres que habitam o universo, tanto visiveis, como invisiveis. Lembro em especial a roda de dança do dia 05 de novembro, em razão de fortes momentos orante, seja dançando o toré do som das vogais do nosso nome ou através dos pedidos verbais de proteção e cura, além das novas danças aprendidas.

Outro momento muito especial, foi a festa de confraternização de final de ano de uma das turmas da escola, bem como a viagem a cidade de São Cristóvão, quando após a visita aos museus, fomos eu e um grupo de 12 alunas (os) concluir o passeio com um banho na bica de São Cristóvão, o que representou uma decisão ousada em função da distancia percorrida a pé e do horário da chegada (quase no final da tarde).


Acima, foto tirado por uma aluna ou aluno (ainda não identificado)após visita ao palácio-museu Olimpio Campos, no centro de Aracaju. A foto é da estátua de Fausto Cardoso, importante lider politico sergipano do inicio do século. Fim de tarde de um dia de novembro de 2010.

Por último, nos dias mais próximos a data do aniversário do Menino Deus, três momentos encheram a minha alma de alegria e de esperança. O primeiro foi o já citado show musical dos 15 anos da FM Aperipê, - Caramba!! Como é bom ver o nivel de qualidade e diversidade a que Sergipe chegou em termos musicais, e também perceber um grupo grande de presentes, jovens em sua maioria.


Foto de divulgação do show de 15 anos da FM Aperipê em 21 de dezembro de 2010.

veja/ouça música da cantora Patricia Polayne AQUI
& AQUI

Veja foto da festa dos 15 anos da FM Aperipê. AQUI

Ainda como parte desta programação pude ter a alegria de conhecer um amigo , cuja admiração reciproca foi cultivada através dos artigos publicados no Overmundo. O nome dele é Alê Barrreto, produtor cultural, natural do Rio Grande do Sul e que mora há cerca de dois anos no Rio de Janeiro.

Nestes dias mais próximo do natal merece registro especial o encontro que reuniu a maior parte dos integrantes que iniciaram o consórcio cultural e que nos cobrou, tanto da nossa parte, como da Irene, um momento orante, como foi realizado no pouco, mas intenso periodo em que estive a frente do Gonzagão, cerca de dois anos e dois meses.

E então, fomos nós com um roteiro celebrativo preparado, como aprendido através da nossa experiência nas Comunidade Eclesiais de Base e na Pastoral da Juventude, com a narração da cena do nascimento de Jesus, velas, incenso, reprodução de uma pintura da sagrada familia, folha de cânticos, (José, na tradução gravada por Rita Lee, Anunciação de Alceu Valença, bem como na versão do Padre Reginaldo Veloso e Oração da Familia).

E como não poderia faltar, a deliciosa comida preparada pelas mulheres e a forma criativa como Irene preparou a brincadeira do amigo secreto. Quem nos visitou foi Renato Russo, através da lembrança espontânea do refrão “Quando tudo está perdido, sempre existe uma luz” de um trecho parcial do restante da letra e da melodia, por parte de Rogério. Outra visita através das perguntas do mesmo Rogério e de outros presentes, foi a dos queridos amigos e amigas da Caravana Internacional Arcoiris por La Paz, força de criatividade e de luz para o consórcio cultural. Também um agente cultural integrante da Renovação Carismática e presença firme no Consórcio Cultural desde o inicio, nos brindou com uma música da sua autoria.

Por último, o encontro celebrativo com um grupo de padres, ex-freira, jovens e casados, cerca de 10 pessoas, que insistem em sonhar e realizar outra igreja diferente, semente de outros mundos diferentes. O sonho que o menino Jesus veio nos recordar e que os artistas, misticos e revolucionários buscam construir. Que sejamos mais artistas, misticos e revolucionário. È assim que ajudamos a transformar este mundo em festa, trabalho e pão, como escreveu o poeta, compositor e comunista José Carlos Capinam.

Mais Viramundo com Gil.

Muito mais pode ser escrito com o tema/mote “Natal é transformar este mundo em festa, trabalho e pão”, porém como já disse...................(ir até o primeiro parágrafo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog