Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Questionário de História para a prova de recuperação final – 6 série

Questionário de História para a prova de recuperação final – 6 série
Serão selecionadas 10 perguntas para a prova final.

Haverá uma aula extra de revisão . Aguarde comunicação sobre a data e o horário


1 -Em qual peninsula a Grécia está localizada?
2 - Qual o significado da palavra peninsula?
3 - Em qual continente a Grécia está localizada?
4 - Como se duvide a Gŕecia em termos geográficos?
5 - Qual o tipo de população que habitavam a peninsula balcânica por volta de 2000 a C.?
6 - Quais os nomes dos primeiros povos euro asiáticos que habitaram a peninsula balcânica?
7 - Porque o periodo de 1200 a C., até 800 d. C é chamado de tempos homéricos?
8 - Quais as principais fontes para o estudo dos tempos homéricos?
9 - De que trata a Iliada?:
10 - De que trata a Odisséia
11 -Porque o relevo da Grécia dificultava a comunicação interna e a unidade politica?
12 - Qual o significado da palavra relevo?
13 - O litoral da Grécia concorreu para que os gregos se dedicassem à navegação e ao comércio. Qual o significado da palavra litoral?
14 -Quais as caracteristicas da cultura helênica (grega)?
15 -Qual o significado da palavra cultura?
16 - Como era a religião grega?
17 - Os deuses eram considerados semelhantes aos homens, possuindo também sentimentos bons ou maus, com a única diferença de serem imortais. Qual o significado da palavra imortal?
18 - Quais os nomes dos principai8 deuses gregos?
19- Onde viviam os deuses gregos?
20 - O que era o Minotauro?
21 - O que era exigido pelo Minotauro como oferenda?
22- Como era a arte grega?
23 - Qual o significado da palavra arquitetura?
24 - Qual o significado da palavra escultura?
25 - Qual o significado da palavra literatura?
26 - Qual era a função do teatro grego?
27 - Quais os gêneros que se destacaram no teatro grego?
28 - De que maneira os gregos contribuŕram para o desenvolvimento da medicina?


8 ANO
Serão selecionadas 10 perguntas para a prova final.
Haverá uma aula extra de revisão . Aguarde comunicação sobre a data e o horário


1 – A colonia portuguesa na América foi palco constante de diversos conflitos. Qual o significado da palavra colônia?
2 – Qual o nome da colônia portuguesa na América?
3 – Qual era o personagem coletivo que se opôs a escravização dos indigenas no periodo colonial?:
4 – Quais a revoltas coloniais que tiveram como motivo a questão da cobrança de impostos?
5 – Quais as causas da revolta liderada pelos irmãos Beckman?
6 – Quais as causas da guerra dos emboabas?
7- Qual o significado da palavra emboaba?
8 – Quais os motivos da guerra dos mascates?
9 – Quais as cidades envolvidas na guerra dos mascates?
10 – Qual o nome da revolta mais importante das Minas Gerais?
11 – Porque o estado de Minas Gerais recebe este nome?
12 – Qual o nome de destaque da revolta mais importante das Minas Gerais?
13 – Quais as causas da Conjuração Baiana?
14 – Quais as causas da Revolução Pernanbucana?
15 – Em meados do século XIX, grande parte dos trabalhadores europeus vivia na miséria. Enumere os fatos que confirma isto.
16 – Qual a organização criada pelos trabalhadores para superar a situação de miséria existente.
17 – Como viviam as crianças que trabalhavam em fábricas na Europa em meados do século XIX?
18 – Qual a definição de capitalismo?
19 – Quais os primeiros países que reconheceram o direito de greve e a organização dos trabalhadores através de sindicatos?
20 – Quais as conquistas obtidas pelos trabalhadores a partir das suas lutas e organização sindical?
21 – Porque muitos pensadores europeus do século XIX criticavam o sistema capitalista?
22 – O que são meios de produção?
23 – Quem foi Karl Marx?
24 – Quem são os burgueses?
25 – Quem são os proletários?
26 – Qual a origem do dia do trabalhador?

Questionário de História para a prova de recuperação final – 9 ano
Serão selecionados 10 perguntas para a prova final.
Haverá uma aula extra de revisão . Aguarde comunicação sobre a data e o horário.



1 – Em que mês e ano foi realizado o golpe militar que depôs o presidente João Goulart?
2 –Quais aspectos favoreceram o golpe militar de 1964?
3 – Qual o significado do Ato Institucional 05 para aqueles que faziam oposição ao regime militar?
4 – Porque estudantes, intelectuais e trabalhadores decidiram pegar em armas para enfrentar o regime militar?
5 – Qual a diferença entre ditadura e democracia?
6 – Escolha um dos dois textos abaixo e explique o significado, de acordo com o q ue você leu no capitulo 15: “Entre 1064 e 1985, uma piada, por exemplo, narrava a história de um general-presidente discutindo no aeroporto com seus ministros o que fazer com uma nota de quinhentos cruzeiros. A idéia era jogá-la do alto do avião, para tornar alegre um brasileiro. Alguém sugeriu trocar o dinheiro por notas menores, e assim fazer mais pessoas felizes. De passagem, o pilooto então sentenciou : o melhor mesmo era colocarem a nota no bolso e se atirarem do avião – faziam assim a alegria de 110 milhões de brasileiros!” OU “E agora José? A festa acabou. A luz apagou, O povo sumiu, A noite esfriou, E agora, José?” Carlos Drummond de Andrade
7 - Quais as iniciativas/movimentos pacificos da sociedade brasileira em meados dos anos 70 e inicio dos anos 80 e que resultaram no fim do regime militar?
8 – Descreva como acabou a ditadura militar?
9 – O que provocou o processo de abertura?
10 – O que é reforma agrária?
11 – Qual o significado da palavra latifúndio?
12 – Quem foi Chico Mendes?
13 – Como se deu a organização do Parido dos Trabalhadores?
14– Por que o presidente Fernando Collor eleito em 1989, foi cassado no ano de 1992?
15 – Qual o partido ou qual candidato a presidente nas eleições de 2010, está relacionado com o seguintes texto: “Em 1994, com a economia estabilizada, o governo Fernando Henrique se iniciou com a promessa de investir no combate às injustiças sociais. Mas, com amplo apoio no congresso, caracterizou-se mesmo pelo desmonte do Estado, conforme reza a cartilha do neoliberalismo. Pior, o processo de privatização foi marcado por acusações de corrupção, enquanto as áreas sociais, como educação e segurança pública, ficaram em segundo plano.”
16 - “Bebida é água, comida é pasto.,Você tem fome de que ? Você tem sede de que? A gente não quer só comida, A gente quer comida, diversão é arte. Relacione no minimo três movimentos ou iniciativas culturais da juventude desde os anos 60 até os dias atuais.
17 – Como a juventude participou das lutas democráticas para a derrubada o sistema militar?
18 – Aponte dois momentos em que a sociedade brasileira se opôs a corrupção?
19 – Quais as consequências da politica neoliberal no Brasil?
20 – Qual o significado da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da república?

REVISÃO:
7º ano

1 – O que são cruzadas?
2 – O que é feudo?
3 – O que são Burgos?
4 – A partir do século XI, ocorreu na Europa uma série de inovações técnicas, que permitiram grande aumento da produção. Por que isso aconteceu?
5 – Qual o modo de produção que nasceu a partir da desagregação do feudalismo?
6 – Como era conhecidos aqueles que habitavam nos burgos?
7 – Qual o interesse dos nobres em participar das cruzadas?
8 – Qual o interesse dos comerciantes das cidades italianas de Veneza, Gênova e Pisa em participar das Cruzadas?
9 - Qual foi o modo de produção que se seguiu ao fim do feudalismo?
10 – De acordo com o texto, o que são feiras e onde ficaram localizadas no periodo medieval?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog