Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MENSAGEM FINAL A TODOS OS ALUNOS (AS), EM ESPECIAL DO 9º ANO.





NO PRÓXIMO ANO ESTAREMOS MAIS DISTANTES, AO CONTRÁRIO DOS ANOS 2009 E 2010 (9º ANO). POR ISSO, VALE A PENA REPETIR ALGUMAS SUGESTÕES QUE FIZ E QUE SÃO NECESSÁRIOS PARA VOCÊS OBTEREM SUCESSO NA VIDA , TANTO COMO ESTUDANTES DO ENSIMO MÉDIO, BEM COMO NO CAMPO PESSOAL E PROFISSIONAL.

1- LER É MUITO IMPORTANTE: ROMANCES, BIOGRAFIAS, POESIAS, CONTOS, REPORTAGENS ETC.. . PARA ISSO, SERIA BOM QUE A PREFETURA DE SOCORRO INSTALASSE UMA BIBLIOTECA MUNICIPAL NO CONJUNTO JARDIM, ENQUANTO ISSO NÃO ACONTECE, VOCÊS PODEM SE CADASTRAR NA BIBLIOTECA DO SESC (SIQUEIRA CAMPOS E CENTRO) OU NA BIBLIOTECA CLODOMIR SILVA (SIQUEIRA CAMPOS), PARA RETIRAR LIVROS EMPRESTADOS. PARA OS MAIS CONVENCIDOS DA NECESSIDADE E QUE SENTEM PRAZER COM A LEITURA. POSSO DEIXAR MAIS LIVROS EMPRESTADOS PARA LER NAS FÉRIAS. É SÓ MARCAR UM HORÁRIO NA ESCOLA, PARA QUE EU POSSA TRAZER ALGUNS LIVROS.

2- OUVIR BOA MÚSICA E ASSISTIR FILMES DE QUALIDADE É MUITO IMPORTANTE TAMBÉM. A PROPÓSITO DOS FILMES, DÊEM UMA ATENÇÃO ESPECIAL A FILMES RELACIONADOS A ASSUNTOS HISTÓRICOS, EM BREVE PRETENDO DEIXAR UMA LISTA NO BLOG E NO ORKUT DE HISTÓRIA. SOBRE MÚSICAS DE QUALIDADE CONFIRAM A MINHA LISTA DE CLIPES NO MEU ORKUT PESSIOAL E EM BREVE NO BLOG DE HISTÓRIA E NO ORKUT DE HISTÓRIA.

3 – NÃO DEIXEM DE BUSCAR ASSISTIR A PROGRAMAÇÃO CULTURAL E EDUCATIVA DOS CANAIS DE TELEVISÃO. AS GRANDES REDES POSSUEM ALGUNS, ENTRETANTO, SERIA BOM QUE OS PAIS COMPRASSEM UMA ANTENA PARABÓLICA, SKY LIVRE OU CENTURY (OS PREÇOS ESTÃO ACESSIVEIS) PARA VOCÊS E TODA A FAMILIA PODEREM ASSSISTIR AOS PROGRAMAS EDUCATIVOS, CULTURAIS E JORNALISTICOS DOS CANAIS: FUTURA, CULTURA SP, BRASIL, CÂMARA, SENADO, TV ESCOLA, APARECIDA E ETC...

4 – NÃO DEIXEM DE INVESTIR EM CURSOS EXTRAS PARA MELHORAR CONHECIMENTOS EM TODAS AS ÁREAS. VALE A PENA FICAR ATENTO AOS CURSOS OFERECIDOS PELO INSTITUTO LUCIANO BARRETO JUNIOR, SESC, SENAC, SENAI, SEBRAE, CASA CURTA, CASA RUA DA CULTURA, IMBUAÇA, E ETC..

5 – NUNCA DEIXEM DE PRATICAR ESPORTES, COMO TAMBÉM JOGOS DE TABULEIRO. UM JOGO MUITO ESPECIAL É O XADREZ, MUITO BOM PARA DESENVOLVER O RACIOCINIO LÓGICO.

6 – É IMPORTANTE REALIZAR OUTRAS VISITAS AOS MUSEUS COM FAMILIARES E AMIGOS (AS). PESQUISE NA INTERNET SOBRE PREÇOS DE ENTRADA, OS QUAIS SÃO ACESSIVEIS. EM BREVE PUBLICAREI ESTAS INFORMAÇÕES NO BLOG E NO ORKUT. QUEM QUISER A INFORMAÇÃO MAIS RÁPIDO, É SÓ PESQUISAR NO GOOGLE COLOCANDO O NOME DOS MUSEUS.



7 – OUTRA DICA INTERESSANTE É BUSCAR CONTATO COM A NATUREZA: A BICA DE SÃO CRISTÓVÃO. A SERRA DE ITABAIANA, A CACHOEIRA DE MACAMBIRA E TANTOS OUTROS LUGARES QUE NÓS SERGIPANOS PRECISAMOS CONHECER. VALE A PENA PESQUISAR NA INTERNET SOBRE AS BELEZAS NATURAIS DE SERGIPE.



8 – EM JANEIRO TEM O ENCONTRO CULTURAL DE LARANJEIRAS E O FESTIVAL DE VERÃO. NO CASO DO ENCONTRO CULTURAL, VALE A PENA FAZER UM ESFORÇO PARA JUNTAR UM GRUPO E IR POR CAUSA DA RIQUEZA DA CULTURA POPULAR.

9 – DENTRO DE POUCOS DIAS, ARACAJU E MAIS 19 CIDADES BRASILEIRAS, RECEBEM UMA MOSTRA CINEMATOGRÁFICA COM FILMES QUE TRATAM DO PRECONCEITO, DA DISCRIMINAÇÃO, DA INTOLERANCIA, DA HIPROCRISIA E DA VIOLÊNCIA. SERÁ NO CINEMARK E NO MUSEU PALÁCIO OLIMPIO CAMPOS. AS INFORMAÇOES ESTÃO NO BLOG DE HISTÓRIA E NO ORKUT.

10 – POR ÚLTIMO, TRÊS TEXTOs QUE NÃO TIVE TEMPO DE PASSAR E DEBATER COM VOCÊS. OS AUTORES FREI BETTO E RUBEM ALVES, SÃO EDUCADORES, ESCRITORES, FILÓSOFOS, TEÓLOGOS E COMUNICADORES. O PRIMEIRO TEM FORMAÇÃO CATÓLICA E O SEGUNDO PROTESTANTE/EVANGÉLICA. VALE A PENA BUSCAR MAIS TEXTOS E VIDEOS SOBRE OS DOIS NO GOOGLE E NO YOU TUBE.
http://www.bancodeescola.com/freibeto.htmA Escola dos meus Sonhos - Frei Betto

Na escola dos meus sonhos, os alunos aprendem a cozinhar, costurar, consertar eletrodomésticos, a fazer pequenos reparos de eletricidade e de instalações hidráulicas, a conhecer mecânica de automóvel e de geladeira e algo de construção civil. Trabalham em horta, marcenaria e oficinas de escultura, desenho, pintura e música. Cantam no coro e tocam na orquestra. Uma semana ao ano integram-se, na cidade, ao trabalho de lixeiros, enfermeiras, carteiros, guardas de trânsito, policiais, repórteres, feirantes e cozinheiros profissionais. Assim aprendem como a cidade se articula por baixo, mergulhando em suas conexões que, à superfície, nos asseguram limpeza urbana, socorro de saúde, segurança, informação e alimentação.
Não há temas tabus. Todas as situações-limite da vida são tratadas com abertura e profundidade: dor, perda, falência, parto, morte, enfermidade, sexualidade e espiritualidade. Ali os alunos aprendem o texto dentro do contexto: a Matemática busca exemplos na corrupção dos precatórios e nos leilões das privatizações; o Português, na fala dos apresentadores de TV e nos textos de jornais; a Geografia, nos suplementos de turismo e nos conflitos internacionais; a Física, nas corridas de Fórmula-1 e nas pesquisas do supertelescópio Huble; a Química, na qualidade dos cosméticos e na culinária; a História, na violência de policiais contra cidadãos, para mostrar os
antecedentes na relação colonizadores - índios, senhores - escravos, Exército - Canudos, etc.
Na escola dos meus sonhos, a interdisciplinaridade permite que os professores de Biologia e de Educação Física se complementem; a multidisciplinaridade faz com que a História do livro seja estudada a partir da análise de textos bíblicos; a transdisciplinaridade introduz aulas de meditação e dança e associa a história da arte à história das ideologias e das expressões litúrgicas. Se a escola for laica, o ensino religioso é plural: o rabino fala do judaísmo, o pai-de-santo, do candomblé; o padre, do catolicismo; o médium, do espiritismo; o pastor, do protestantismo; o guru, do budismo, etc. Se for católica, há periódicos retiros espirituais e adequação do currículo ao calendário litúrgico da Igreja. Na escola dos meus sonhos, os professores são obrigados a fazer periódicos treinamentos e cursos de capacitação e só são admitidos se, além da competência, comungam os princípios fundamentais da proposta pedagógica e didática. Porque é uma escola com ideologia, visão de mundo e perfil definido do que sejam democracia e cidadania. Essa escola não forma consumidores, mas cidadãos.
Ela não briga com a TV, mas leva-a para a sala de aula: são exibidos vídeos de anúncios e programas e, em seguida, analisados criticamente. A publicidade do iogurte é debatida; o produto adquirido; sua química, analisada e comparada com a fórmula declarada pelo fabricante; as incompatibilidades denunciadas, bem como os fatores porventura nocivos à saúde. O programa de auditório de domingo é destrinchado: a proposta de vida subjacente, a visão de felicidade, a relação animador-platéia, os tabus e preconceitos reforçados, etc. Em suma, não se fecham os olhos à realidade, muda-se a ótica de encará-la. Há uma integração entre escola, família e sociedade. A Política, com P maiúsculo, é disciplina obrigatória. As eleições para o grêmio ou diretório estudantil são levadas a sério e, um mês por ano, setores não vitais da instituição são administrados pelos próprios alunos. Os políticos e candidatos são convidados para debates e seus discursos analisados e comparados às suas práticas.
Não há provas baseadas no prodígio da memória nem na sorte da múltipla escolha. Como fazia meu velho mestre Geraldo França de Lima, professor de História (hoje romancista e membro da Academia Brasileira de Letras), no dia da prova sobre a Independência do Brasil, os alunos traziam para a classe a bibliografia pertinente e, dadas as questões, consultavam os textos, aprendendo a pesquisar. Não há coincidência entre o calendário gregoriano e o curricular. João pode cursar a 5ª série em seis meses ou em seis anos, dependendo de sua disponibilidade, aptidão e seus recursos. É mais importante educar do que instruir; formar pessoas que profissionais; ensinar a mudar o mundo que ascender à elite. Dentro de uma concepção holística, ali a ecologia vai do meio ambiente aos cuidados com nossa unidade corpo-espírito e o enfoque curricular estabelece conexões com o noticiário da mídia.
Na escola dos meus sonhos, os professores são bem pagos e não precisam pular de colégio em colégio para se poderem manter. Pois é a escola de uma sociedade em que educação não é privilégio, mas direito universal, e o acesso a ela, dever obrigatório.

Frei Betto é escritor, autor do romance "O Vencedor" (Ática), entre outros livros.

11 – TAMBÉM ESCREVO COM DETALHES, SOBRE QUASE TUDO ISSO QUE DESTAQUEI ACIMA, NO PORTAL OVERMUNDO. CONFIRAM OS TEXTOS NO ENDEREÇO: http://www.overmundo.com.br/perfis/zezito-de-oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog