Total de visualizações de página

domingo, 9 de janeiro de 2011

Inconclusos e Inquietos

Inconclusos e Inquietos: até quando?Nesse pequeno período de férias, estou descobrindo a "força das contradições". Como o ser humano é inconcluso, apega-se a todo tipo de situação para ancorar seus desejos e interesses. Lendo um pouco o sociólogo alemão Max Weber, vi que ele acentua um aspecto interessante no seu pensamento para refletirmos: "a irracionalidade da sociedade". Como se acentua isso? Ora, somos seres desejantes e de profundas relações. Mas muitas vezes não medimos com nossa racionalidade os desdobramentos daquilo que fazemos e aspiramos. Somos confusos. Nos relacionamentos interpessoais dizemos "não" quando queremos dizer sim e dizemos "sim" quando a resposta seria não. Que embrolho. Somos inconclusos, superficiais e não detectamos a tempo o endereço da "razão perfeita".
Essa expressão é um destaque que fazemos para dizer que queremos e não queremos, mas nos custa penetrar no mistério de nós mesmos e encontrar o rumo da qualidade de vida, da felicidade e do bom relacionamento com os outros (as), com a vida, com a mãe natureza e com o sagrado. Por isso, penamos e gememos como em dores de parto (Rm 8,22).
A perspectiva que se abre é a da busca incessante ou a não satisfação aparente. O ser humano deseja o infinito. Somos inquietos e a "razão perfeita" está o tempo todo nos atiçando e mexendo com nossas células e nosso sangue e nossas articulações. Por isso, captamos sinais de mudança e faz-se necessário apostar na veia da espiritualidade. Mover com nossa força interior os relacionamentos que se avizinham a nós. O caminho do espírito é condição "sine qua non" para nossa mobilidade na direção da "razão perfeita". O caminho do espírito é nossa chance de "aggiornamento"(*), de retomada, de mudança de rota....senão será colisão. Despedaçaremos-nos e todos (as) a começar da natureza e de nós mesmos sairemos mais uma vez frustrados. O caminho da espiritualidade urge e nos impele ao encontro afetuoso, ao amor sem limites, ao encontro com a felicidade. Afinal de contas temos um paradigma: "para aperfeiçoar os santos em vista do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo, até que alcancemos todos nós a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, o estado de Homem Perfeito a medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4,12-13).
José Soares de Jesus
(*) palavra italiana sem um sentido literal completo. Pode significar mudança de rumo, de tempo ou de mentalidade.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog