“Malandragem” é uma das canções da década de 80 que mais me marcou. A autoria é do Cazuza e foi gravada por Cássia Eller.
A letra inicia com a frase “Eu só peco a Deus um pouco de malandragem, pois sou criança e não conheço a verdade”.
Já para os anos atuais, acredito que o verso inicial poderia ser mudado e acrescentado: “Eu só peco a Deus um pouco de sabedoria para saber “navegar” em meio a tanta malandragem, pois sou criança e encontro muita dificuldade para separar o bem do mal”.
Penso nisso, quando vejo muitas meninas e meninos atrasando suas vidas por causa do prazer fácil e imediato, o qual é estimulado pela propaganda da maioria dos programas de televisão , pela pouca quantidade de escolas criativas e de tempo integral e pelo pouco acesso à prática do esporte e da cultura.
Falando de forma clara, vejo muitas garotas e garotos “matando” aula, “perdendo” tempo, tanto dentro, nos corredores, como fora da escola. Muitas delas (es) fazem isso para namorar, jogar video game, brincar na rua, navegar pela internet etc..
Como já disse para algumas delas: Namorar é bom, brincar é bom, jogar vídeo game e navegar pela internet também é bom. Todavia, tudo isso tem que ser realizado com a consciência de que viver é isso e bem mais.
Por isso, gosto muito do cap. 3 do Eclesiastes, livro biblico cujo conteúdo completo pode ser conferido aqui.
No livro do Eclesiastes a alegria e o prazer não são pecados, mas para isso devem estar integrados com outras dimensões da vida como a fé, a ética e o conhecimento.
Eis um pedido que faço a Deus, para que o nosso pai/mãe celestial ilumine a mente e o coração de nossas autoridades recém-eleitas para que invistam mais em educação de qualidade, esporte e cultura para que a alegria e o prazer que muitas meninas e meninos procuram não se tornem mais tarde, fontes de sofrimento e dor, não apenas para elas/eles, como para toda a sociedade.
Peço a Deus também que, pais, professores, comunicadores e religiosos façam ainda mais, dentro das suas possibilidades e condições.
Sempre lembrando: Alegria e prazer não são pecados, desde que estejam interligados com a dimensão da fé, da ética e do conhecimento.
No próximos meses, estarei enviando outros textos sobre o tema alegria e prazer. O próximo é da autoria de Rubem Alves. Vale a pena pesquisar quem é ele e o que escreve através do google.
Quem quiser pode enviar textos, músicas e poemas sobre alegria e prazer.
O e-mail é: zezitodeoliveira@gmail.com
Eclesiastes, 3
1. Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus:
2. tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado;
3. tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir;
4. tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar;
5. tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se.
6. Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora;
7. tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar;
8. tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz.
Cássia Eller
http://www.youtube.com/watch?v=3zqSCiM26Vc
Sobre o livro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eclesiastes
Texto completo do Eclesiastes
http://www.bibliacatolica.com.br/01/25/1.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário