1 – Letra C -
Houve varias guerras púnicas e elas são chamadas desse modo porque os romanos chamaram os povos que viviam na Fenícia de povos púnicos.
Os romanos queriam dominar o comercio no mar mediterrâneo, para isso eles lutaram contra vario s povos.
Uma dessas guerras foi com o povo de Cartago. Os romanos foram os vencedores e acabaram com a cidade de Cartago. Eles conquistaram todos os lugares nas mediações do mar mediterrâneo, esse mar além de ser o lugar para desenvolver o comércio também era o meio de acesso a vários outros lugares.
2- Letra A –
Essas conquistas foram obtidas pelos plebeus. Os plebeus lutaram para conquistar seus direitos durante a república romana. Dentre os direitos conquistados por eles está o tribuno da plebe, que significa a escolha de um magistrado que pudesse anular todas as leis que fossem desfavoráveis aso plebeus.
Os plebeus conseguiram ainda o direito ao casamento com os membros dos patrícios, a proibição de escravização por dívidas e vários outros direitos que acabaram fortalecendo os plebeus.
3- Letra A
Nas oligarquias e aristocracias só votavam os cidadãos proprietários, ou seja, o controle da terra era um elemento para a participação política. Já na democracia, a participação política era confundida com a ideia de cidadania. Em Atenas, por exemplo, votavam todos os homens adultos, filhos de pais e mães atenienses.
4 – È incorreta a Letra C
A. Correto. A Lei das XII Tábuas foi um ponto de flexão que mostrou aos romanos muitos de seus costumes e tradições aceitos e não aceitos.
B. Correto. A “Lei Canuleia” foi um marco no campo civil romano, permitindo casamento entre as duas classes sociais.
C. Incorreto. O chamado Comício da Plebe era onde os tribunos da plebe convocavam o Concilium Plebis com o objetivo de propor novas leis junto ao senado romano em prol dos plebeus.
D. Correto. A “Eleição de Magistrados”, onde havia os tribunos da plebe, foi um marco na mudança e mobilidade social dos plebeus no campo político.
E. Correto. A proibição da escravidão em detrimento de dívidas foi uma importante mudança social republicana, abolindo a escravidão entre romanos.
5 - É correta a alternativa A.
O modelo de sociedade que os romanos praticavam era baseado na propriedade de terras e de escravos, que eram obtidos por meio das sucessivas guerras que os romanos travavam contra os seus vizinhos (conquistando os territórios para o cultivo e a sua população como escrava).
Este modelo, contudo, dependia das guerras (e vitórias) constantes, já que uma população escravizada depois de uma guerra, décadas depois era integrada ao modelo romano e se tornava livre, de modo que quando não havia mais como expandir a sociedade, ela entrou em decadência, a produção caiu (o que fez a inflação subir), os escravos se tornaram mais caros e a sociedade entrou em colapso econômico.
6 - letra A:
Cartago, localizada no Norte da África, foi a única que talvez pudesse ter contido o expansionismo romano. Sua derrota e destruição nas Guerras Púnicas (264-146 a.C.) abriu caminho para que Roma transformasse o Mediterrâneo no célebre Mare Nostrum (observe-se que a hegemonia cartaginesa abrangia somente o Mediterrâneo Ocidental).
7 – Letra A
8 - Resposta letra C
Houve varias guerras púnicas e elas são chamadas desse modo porque os romanos chamaram os povos que viviam na Fenícia de povos púnicos.
Os romanos queriam dominar o comercio no amar mediterrâneo, para isso eles lutaram contra vario s povos.
Uma dessas guerras foi com o povo de Cartago. Os romanos foram os vencedores e acabaram com a cidade de Cartago. Eles conquistaram todos os lugares nas mediações do mar mediterrâneo, esse mar além de ser o lugar para desenvolver o comércio também era o meio de acesso a vários outros lugares.
9 - Letra B
Na Grécia Antiga, o teatro tratou de questões como destino, castigo e justiça. Muitos gregos sabiam de cor inúmeros versos das peças dos seus grandes autores. Na Inglaterra dos séculos XVI e XVII, Shakespeare produziu peças nas quais temas como o amor, o poder, o bem e o mal foram tratados. Nessas peças, as grandes personagens falavam em verso e as demais em prosa. No Brasil colonial, os jesuítas incentivaram os indígenas a representar peças de caráter religioso.
10 – Resposta C
As mulheres atenienses eram vistas como cidadãs de segunda classe, sem direitos políticos e sem o direito mínimo de deixar sua residência mesmo que por alguns momentos, na verdade, elas passavam sua vida dentro do gineceu saindo somente em dias de festa.
11- Resposta A
Existem fundamentalmente dois tipos de democracia ao longo da história: a democracia indireta ou representativa e a democracia direta ou participativa. A antiga democracia ateniense é um claro exemplo de regime democrático direto, uma vez que nela o povo controlava os rumos do Estado e decidia as questões públicas por si mesmo, diretamente, sem intermediários ou representantes políticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário