Recomendações
1 – Copiar perguntas e respostas.
2 - Perguntas com caneta de uma cor e resposta com canetas de outra cor, ou lápis. Mas se escrever de lápis, escrever com uma escrita firme para destacar a cor preta.
3 – Utilizar letra legível.
4 – De preferência, primeiro responder em um rascunho e depois passar a limpo.
5 – Não rasurar e nem corrigir depois que passar a limpo. Por isso é melhor escrever primeiro como rascunho.
6 – Se quiser, pode pedir a outra pessoa da família para dar uma olhada ou ajudar nas respostas.
---------------------------------------------------
Boa tarde !! Pessoas!! 👍🏾🌻☘️
Aqui é o professor Zezito.
1ª questão- A aula será da seguinte maneira:
.
Por
favor, copiem no caderno as perguntas e respondam no caderno,
colocando a data de hoje (10/06/2020).
São três questões:
1 - Qual a diferença entre epidemia e pandemia? Pesquisar no dicionário as duas palavras e trazer para essa aula.
2
– Desde que deixamos de ter aulas presenciais, o que você lembra dos
assuntos das nossas aulas de história, de religião ou projeto de vida,
em especial àquilo que está ligado ao noticiário da internet e da TV.
Aqui,
no horário dessa aula de hoje, você pode citar exemplos, temas,
assuntos. Tanto por escrito como por gravação de áudio. Não precisa
detalhar muito ou explicar. Basta informar o que mais lembrou,
principalmente o que tem relação com os acontecimentos que estamos
atualmente vivendo no Brasil e no mundo.
3 - Como você e sua família estão vivendo em meio a situação atual de pandemia do coronavirus? Como está a sua cabeça?
-----------------------------
2ª questão- Aula de História - 01/07/2020
Boa tarde!! Pessoas!! ☘️🌻😃
Aqui é o professor Zezito.
A aula hoje será da seguinte maneira:
Trago
três questões para vocês começarem a resolver aqui, mas concluir ou
completar o restante depois da aula, vocês respondem por aqui o que for
orientado e, se tiver alguma dúvida, aproveitem para perguntar nesse
horário, o qual é determinado para minha disciplina.
Hoje utilizaremos um vídeo que vocês podem utilizar como base para responder as perguntas abaixo.
Por
favor, copiem no caderno as perguntas e respondam no caderno,
colocando a data de hoje (01/07/2020).
São três questões:
1 - Qual o significado da palavra monarquia ? Dicionário
2 - Como foi a monarquia na idade média? Livro ou internet
3 - Como foi a monarquia a partir da criação do estado moderno, após o fim da idade média? Livro ou internet
Monarquia
https://www.youtube.com/watch?v=Bx2AjQmyxao
Video
produzido pelos alunos do 2º ano do Curso Técnico em Publicidade do
colégio Senador Correia em Ponta Grossa - Pr. para o trabalho sobre
Regimes e Formas de Governo da disciplina de Sociologia - Professora
Mirna Santos.
-------------------
3ª questão - Aula - 08/07/2020
Bom dia!! Pessoas!! ☘️🌻😃
Aqui é o professor Zezito.
A aula hoje será da seguinte maneira: Continuaremos a atividade da semana passada.Quem concluiu temos uma quarta pergunta
Por
favor, copiem no caderno as perguntas e respondam no caderno,
colocando a data de hoje (08/07/2020). Vou recolher e corrigir quando
retornarmos para as aulas presenciais, na escola.
1 - Qual o significado da palavra monarquia ? Dicionário
2 - Como foi a monarquia na idade média? Livro ou internet
3 - Como foi a monarquia a partir da criação do estado moderno, após o fim da idade média? Livro ou internet
4 - Tem pessoas no Brasil que defendem a volta da monarquia. O que vocês pensam a respeito disso. A NOVA QUESTÃO
O primeiro vídeo Monarquia
https://www.youtube.com/watch?v=Bx2AjQmyxao
Video
produzido pelos alunos do 2º ano do Curso Técnico em Publicidade do
colégio Senador Correia em Ponta Grossa - Pr. para o trabalho sobre
Regimes e Formas de Governo da disciplina de Sociologia - Professora
Mirna Santos.
4ª questão - Aula - 29/07/2020
Boa tarde Pessoas!! 🌨️⛅☀️
Aqui é o professor Zezito. 😃
Na
aula passada, trouxemos um texto e solicitamos que cada aluno
destacasse três palavras, para pesquisar no dicionário e trazer para
cá. As palavras foram escolhidas e vocês devem trazer para cá o
resultado da pesquisa, mas de forma digitada.
Por favor, copiem no
caderno no caderno, colocando a data de hoje (29/07/2020). Vou
conferir e corrigir quando retornarmos para as aulas presenciais, na
escola.
O TEXTO DA SEMANA PASSADA - O Absolutismo foi um sistema
político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o
Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX
em diversas partes da Europa. Essa forma de governo estava diretamente
ligada com o processo de formação dos Estados Nacionais (nações
modernas) e com a ascensão da classe mercantil conhecida como burguesia,
assim como se relacionava a uma série de outras transformações
ocorridas na Europa desde a Baixa Idade Média.
Surgimento
À medida
que o Estado Nacional foi consolidando suas fronteiras e demandas e com
o surgimento de uma forte classe mercantil, houve a necessidade de um
representante que defendesse seus interesses e, assim, o poder passou a
ser concentrado na figura do monarca. Diferentemente do que acontecia
durante a Idade Média em que o poder do real não era unânime e, por
isso, era necessário o auxílio dos nobres para composição do exército,
por exemplo, no Absolutismo, o monarca controlava todo o poder na tomada
de decisões da nação.
Assim, eram determinadas pelo rei a
organização das leis, a criação dos impostos, a delimitação e
implantação da justiça etc. Surgiu ainda, nesse período, a burocracia,
toda uma estrutura de governo que era responsável pela execução do
trabalho administrativo da nação, de forma a auxiliar o rei na
administração do Estado recém-criado.
Com a delimitação das
fronteiras nacionais, o Absolutismo contribuiu para a diminuição das
diferenças culturas locais, ou seja, houve uma padronização. Assim, uma
só moeda foi implantada e um só idioma foi escolhido para toda a nação.
Com o fortalecimento do comércio, foi criada uma série de impostos para a
sua regulação, além de impostos alfandegários para a defesa da economia
interna.
A partir desses impostos, o rei pôde montar um exército
permanente que ficava a seu serviço na defesa interna, em casos de
rebeliões, e na defesa externa, em casos de conflitos. Além disso, do
ponto de vista religioso, o poder real foi visto como uma escolha direta
de Deus, portanto, indiscutível.
O Absolutismo não possuía,
entretanto, características homogêneas e apresentava também suas
particularidades em diferentes locais. Dessa forma, destacaram-se três
modelos desse sistema político: o francês, o inglês e o espanhol. O rei
francês Luís XIV foi o melhor exemplo de aplicação do poder Absolutismo.
--------------------
Bom dia! 😃✏️📰📚🎬🎼📒📖
5ª questão - 05/08/2020
Continuaremos a nossa aula da semana passada sobre as monarquias absolutistas.
Mas
antes de continuar, vocês já devem estar conscientes que monarquia
está relacionado a um sistema de governo onde o governante tem poder
vitalício e hereditário. O que isso significa: Que ele governa enquanto
estiver vivo e o cargo é herdado pelo filho mais velho.
E quanto a
palavra Absolutismo ou monarquia absoluta. 1 - Como vocês podem definir
com as próprias palavras? Essa é primeira de hoje para responder..
E
por falar em monarquia, tem um escândalo envolvendo um dos países
europeus que ainda tem monarquia, embora na maioria hoje em dia, o rei
não manda nada, o papel dele é mais figurativo. Mas o escândalo eu
trago daqui a pouco.
2- A partir de qual século começaram a surgir monarquia absolutistas?
A segunda tarefa é copiar no caderno o que está escrito nos dois resumos abaixo:
6ª questão - 18/08/2020 Continuaremos com o assunto monarquias absolutistas.
Para justificar a monarquia absolutista os reis contaram com a defesa de alguns pensadores .
Para
essa aula selecionamos os principais. Abaixo temos os nomes e as ideias
por eles defendidas. VOCÊS DEVEM COPIAR O TEXTO ABAIXO E DEPOIS
FOTOGRAFAR O CADERNO E MOSTRAR AQUI NO GRUPO
O teórico italiano
Maquiavel (1469 – 1527)ficou conhecido principalmente pelas suas frases
simbólicas para retratar o governo ideal. Ele defendeu que o Estado para
atingir os seus objetivos não deveria medir esforços, pois “os fins
justificam os meios”. Uma das alternativas para construir um governo
forte seria a separação entre moral e política, uma vez que as razões do
Estado deveriam ser superiores a quaisquer valores culturais e sociais
da nação. Maquiavel elaborou a tese de que o Príncipe (Líder político)
deveria aprender a ser mau para conseguir manter o poder e, além disso,
defendeu um governo em que os indivíduos eram vistos como súditos, que
deveriam apenas cumprir ordens.
Jacques Bossuet (1627 – 1704) foi o
teórico responsável por envolver política e religião em sua tese. Ele
partiu do pressuposto que o poder real era também o poder divino, pois
os monarcas eram representantes de Deus na Terra. Por isso, os reis
tinham que possuir controle total da sociedade. Dessa forma, eles não
poderiam ser questionados quanto às suas práticas políticas. Assim, o
monarca possuía o direito divino de governar e o súdito que se voltasse
contra ele estaria questionando as verdades eternas de Deus.
Os
teóricos absolutistas defenderam uma forma de governo monarquista em que
o poder estava concentrado nas mãos dos reis. Suas teorias foram
questionadas a partir da elaboração das teses liberais durante o
Iluminismo que reivindicaram governos democráticos e a soberania popular
na política.
Depois de copiar, devem assistir o vídeo abaixo:
Pensadores do Absolutismo
https://www.youtube.com/watch?v=xL9IPbMwlMg
---------------------
7ª questão - 02/09/2020.Pensadores do Absolutismo
https://www.youtube.com/watch?v=xL9IPbMwlMg
Bom
dia! O assunto continua sendo monarquia absolutista.. A tarefa de
hoje é fazer resumo do pensamento dos três pensadores/filósofos
absolutistas. O resumo deve ficar entre três e cinco linhas.
São três autores: Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet
-------------------
Quem não conseguir fazer o resumo pelo vídeo, pode fazer pelo texto abaixo:
O
teórico italiano MAQUIAVEL (1469 – 1527)ficou conhecido principalmente
pelas suas frases simbólicas para retratar o governo ideal. Ele defendeu
que o Estado para atingir os seus objetivos não deveria medir esforços,
pois “os fins justificam os meios”. Uma das alternativas para construir
um governo forte seria a separação entre moral e política, uma vez que
as razões do Estado deveriam ser superiores a quaisquer valores
culturais e sociais da nação. Maquiavel elaborou a tese de que o
Príncipe (Líder político) deveria aprender a ser mau para conseguir
manter o poder e, além disso, defendeu um governo em que os indivíduos
eram vistos como súditos, que deveriam apenas cumprir ordens.
THOMAS
HOBBES (1588 – 1679) foi um dos teóricos mais radicais do absolutismo.
Ele defendeu a tese de que “o homem era o lobo do homem”, afirmando que
os seres humanos nasciam ruins e egoístas por natureza. Esse pessimismo
perante a humanidade levou o teórico inglês a propor um pacto político
em que as pessoas conseguiriam conquistar paz e felicidade. Esse pacto
dizia que para a humanidade viver em harmonia, ela deveria abdicar de
seus direitos e os transferir a um soberano cujo papel era conter o
ímpeto do homem em seu estado de natureza. Dessa forma, Hobbes legitimou
a existência do poder real afirmando que era através dele que as
pessoas não viveriam em um cenário de caos e guerra.
---------------------
Boa tarde! 😃✏️📰📚🎬🎼📒📖
8ª questão - 02/09/2020
Pensadores do Absolutismo
https://www.youtube.com/watch?v=xL9IPbMwlMg
Bom
dia! O assunto continua sendo monarquia absolutista.. A tarefa de
hoje é fazer resumo do pensamento dos três pensadores/filósofos
absolutistas. O resumo deve ficar entre três e cinco linhas.
São três autores: Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet
Quem não conseguir fazer o resumo pelo vídeo, pode fazer pelo texto abaixo:
O
teórico italiano MAQUIAVEL (1469 – 1527)ficou conhecido principalmente
pelas suas frases simbólicas para retratar o governo ideal. Ele defendeu
que o Estado para atingir os seus objetivos não deveria medir esforços,
pois “os fins justificam os meios”. Uma das alternativas para construir
um governo forte seria a separação entre moral e política, uma vez que
as razões do Estado deveriam ser superiores a quaisquer valores
culturais e sociais da nação. Maquiavel elaborou a tese de que o
Príncipe (Líder político) deveria aprender a ser mau para conseguir
manter o poder e, além disso, defendeu um governo em que os indivíduos
eram vistos como súditos, que deveriam apenas cumprir ordens.
THOMAS
HOBBES (1588 – 1679) foi um dos teóricos mais radicais do absolutismo.
Ele defendeu a tese de que “o homem era o lobo do homem”, afirmando que
os seres humanos nasciam ruins e egoístas por natureza. Esse pessimismo
perante a humanidade levou o teórico inglês a propor um pacto político
em que as pessoas conseguiriam conquistar paz e felicidade. Esse pacto
dizia que para a humanidade viver em harmonia, ela deveria abdicar de
seus direitos e os transferir a um soberano cujo papel era conter o
ímpeto do homem em seu estado de natureza. Dessa forma, Hobbes legitimou
a existência do poder real afirmando que era através dele que as
pessoas não viveriam em um cenário de caos e guerra.
JACQUES BOSSUET
(1627 – 1704) foi o teórico responsável por envolver política e
religião em sua tese. Ele partiu do pressuposto que o poder real era
também o poder divino, pois os monarcas eram representantes de Deus na
Terra. Por isso, os reis tinham que possuir controle total da sociedade.
Dessa forma, eles não poderiam ser questionados quanto às suas práticas
políticas. Assim, o monarca possuía o direito divino de governar e o
súdito que se voltasse contra ele estaria questionando as verdades
eternas de Deus.
Os teóricos absolutistas defenderam uma forma de
governo monarquista em que o poder estava concentrado nas mãos dos reis.
Suas teorias foram questionadas a partir da elaboração das teses
liberais durante o Iluminismo que reivindicaram governos democráticos e a
soberania popular na política.
----------
9ª questão
- Na aula de hoje, 09 de Setembro de 2020, encerraremos o assunto
Absolutismo. Irei deixar um quadro resumo por aqui e um vídeó.
Vocês
copiam o resumo no caderno e assistem ao vídeo. Depois anota as dúvidas
que tiverem com relação ao vídeo para conversarmos na próxima aula.
https://www.youtube.com/watch?v=WYoOTDDHuTM
10ª questão
- Aula de hoje, 16 de Setembro de 2020, iniciaremos o assunto
Mercantilismo/Capitalismo. Irei deixar um quadro resumo por aqui e um
vídeo.
Vocês copiam o resumo no caderno e assistem ao vídeo.
Depois anota as dúvidas que tiverem com relação ao vídeo e me enviam no
PV.
FASES DO CAPITALISMO |COMERCIAL |INDUSTRIAL |FINANCEIRO
https://www.youtube.com/watch?v=gL4Hqmf2nXE
11ª questão - Aula do dia 23/09/2020
VOCÊS
DEVERÃO PESQUISAR O SIGNIFICADO DAS SEGUINTES PALAVRAS. ESTAS PALAVRAS
ESTÃO NO RESUMO QUE VOCÊS COPIARAM NA SEMANA PASSADA.
Colapso,
feudalismo, meios de produção, classe, pluripartidarismo, liberalismo,
economia de mercado, mercantilismo, metalismo, pacto colonial.
2
- A aula da semana passada foi pesquisar o significado das palavras
copiadas no resumo da semana anterior. Colapso, feudalismo, meios de
produção, classe, pluripartidarismo, liberalismo, economia de mercado,
mercantilismo, metalismo, pacto colonial.
.PARA ADIANTAR E AJUDAR VOCES. VOU TRAZER VÁRIAS PALAVRAS RESPONDIDAS PARA VOCES COPIAREM.
FEUDALISMO
- Sistema político, social e econômico que se define pela troca de
serviços e rendas entre o vassalo (servo) e o senhor feudal (suserano);
sistema em que a terra e o direito eram cedidos ao vassalo em troca de
serviços e rendas.
MEIOS DE PRODUÇÃO - meios de produção são os
conjuntos formados por meios de trabalho e objetos de trabalho - ou tudo
aquilo que medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza, no
processo de transformação da natureza em si.
LIBERALISMO -
Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade,
consentimento dos governados e igualdade diante da lei.
MERCANTILISMO
- Mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na
Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O
mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de
acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do
Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar
o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes
Estados-nacionais.
METALISMO - metalismo ou bulionismo é uma teoria
econômica da Idade Moderna que quantifica a riqueza através da
quantidade de metais preciosos possuídos. Foi uma das práticas
econômicas usadas no mercantilismo.
13ª questão correspondente ao dia 21/10/2020
Assistam
o vídeo sobre o Mercantilismo, anote os principais conceitos
apresentados e o significado de cada um deles. De acordo com o vídeo
https://www.youtube.com/watch?list=RDCMUCeLwY_iqGhtq3AIdAEvT9-g&v=33nM1pNEzkw&feature=emb_rel_end
Para complementar a compreensão, assista o vídeo com a paródia. Nesse caso é só para reforçar a compreensão.
https://www.youtube.com/watch?v=BhwgX7y39f4
Ao
fazer esse exercício acima, vocês fazem um resumo da primeira fase do
capitalismo, essa e as outras duas fases estão resumidas em uma imagem
resumo que foi enviada para vocês anteriormente.
Dessa maneira, falar
do mercantilismo, é falar do inicio do capitalismo, um regime
econômico e politico que começa a existir a partir do século XVI, a
partir de 1501, cujas características principais é marcada por uma
relação de exploração e violência. Tanto que inicialmente começa com o
trabalho escravo e pela conquista, dominação e controle de territórios.
O território onde hoje vivemos e que chamamos de Brasil foi encontrado
e tomados dos índios pelos portugueses nos séculos XV e XVI, portanto
o Brasil é marcado desde sua origem por uma situação de exploração e
violência que deixou marcas muito terríveis nos dias atuais. Mais na
frente, iremos trabalhar com essas marcas no inicio da fundação e nos
dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário