Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Atividades de História para o 6º ano C

 1ª -  HISTÓRIA 10/06/2020  Boa tarde !! Pessoas!! 🌻☘️☀️
Por favor, copiem no caderno   as perguntas e respondam  no caderno, colocando a data de hoje.

 São três questões:
1 - Qual a diferença entre epidemia e pandemia? Pesquisar no dicionário  as duas palavras e trazer para essa aula.
2 – Desde que deixamos de ter aulas presenciais, o que você lembra  dos assuntos das nossas aulas de história,   em especial  àquilo que está ligado ao noticiário da internet e da TV.
Aqui,  no horário dessa aula de hoje, você pode citar exemplos, temas, assuntos.   Tanto por escrito como por gravação de áudio. Não precisa detalhar muito ou explicar. Basta informar o que mais lembrou, principalmente o que tem relação com os acontecimentos que estamos atualmente vivendo no Brasil e no mundo.
3 - Como você e sua família estão vivendo em meio a situação atual   de pandemia do coronavirus? Como está a sua cabeça?  
Texto em torno de  dez linhas  ou um desenho.  É um dos dois , você escolhe um..

--------------------------------------------

2ª Aula de História   - 01/07/2020
Bom dia!! Pessoas!! ☘️🌻😃

Hoje utilizaremos um vídeo porém vocês devem assistir como atividade para depois da aula. As questões abaixo vocês podem responder pelas imagens que irei enviar.
Por favor, copiem no caderno   as perguntas e respondam  no caderno, colocando a data de hoje (01/07/2020). COMEÇANDO AS PERGUNTAS:
Vocês que estão por aqui já sabem o que são Fontes Históricas e seus diferentes tipos.
Quem esqueceu,  irá precisa retornar a leitura do livro ou pode pesquisar na internet. O que  são fontes históricas e quais os tipos.
Diante disso respondam as seguintes atividades.
1 - Olhe as imagens e identifique pelas mesmas, quais  fontes históricas foram utilizadas para podermos saber nos dias atuais sobre como foi a Peste Negra.
Você pode identificar pela imagem até 3 tipos de fontes históricas.
2 – A peste negra matou muita gente nos feudos e cidades medievais. Pesquise no dicionário ou na internet o significado da palavra feudo e medieval.
3 – Em que século aconteceu a peste negra? Utiliza a regra explicada em sala de aula que explica como transformar anos em século.  
Transforme o ano de 1340 em século e explique a regra. Pode pesquisar no livro ou na internet.


3ª AULA DE HISTÓRIA – 29/07/2020
Boa tarde  Pessoas!! 🌨️⛅☀️
Aqui é o professor Zezito.  😃
A aula hoje será da seguinte maneira:   HOJE ENCERRAREMOS O ASSUNTO PRÉ-HISTÓRIA
Trago uma imagem com resumo do que é Pré-História. Vocês devem copiar no caderno. Se possível no mesmo formato da imagem e com desenhos. Caso queiram desenhar também. Caso contrário façam só a parte escrita. Isso para fazer depois da aula..
Agora  vocês devem assistir o vídeo abaixo e responder as perguntas que estão no final do mesmo. O gabarito ou a lista com as letras certas estão no final. Mas vocês devem somente conferir, depois de anotar no caderno o numero da pergunta e a letra correspondente.
  https://www.youtube.com/watch?v=V2LojygmlRI&feature=emb_title


  Boa tarde! 😃✏️📰📚🎬🎼📒📖
4ª Aula de História   - 05/08/2020
As tarefas de hoje: Copiar no caderno o texto abaixo , assistir o vídeo e copiar o texto da imagem abaixo. Na próxima semana passarei as perguntas.
A cidade mais antiga do mundo é Jericó, na Palestina. Com aproximadamente 10 mil anos de existência, suas ruínas estão localizadas a cerca de meio quilômetro da Jericó moderna.
Jericó, Palestina – desde 9000 a.C.
É dífícil de acreditar que esta pequena cidade de apenas 20 mil habitantes seja a aglomeração urbana mais antiga de que ainda existe. Mas o vilarejo agrícola situado nas proximidades do rio Jordão tem vestígios de ocupação que datam do ano 9600 a.C. De acordo com escavações arqueológicas, no ano de 9400 a.C., o local reunia nada menos do que 70 casas, com um total de mil habitantes.
A importância de Jericó na história do Oriente Médio é tanta que a Bíblia Sagrada cita a cidade 70 vezes. Foi ali, por exemplo, que Jesus Cristo curou dois cegos. Antes disso, ela esteve sob domínio de persas, helenos e romanos, passando em 660 d.C. para o domínio do califado árabe. De 1517 a 1918, pertenceu ao Império Turco-Otomano e, atualmente, pertence à Palestina.
https://www.youtube.com/watch?v=1K_YxkK-1Qk

---------------------------

Boa tarde!  😃✏️📰📚🎬🎼📒📖
5ª  aula de História  - 12/08/2020
Copie no caderno e responda as seguintes perguntas:
1-    Como é realizada a medição de tempo dos objetos pré-históricos.  Por exemplo,  em Jericó foi descoberto restos de uma muralha de 8000 anos. Pesquisar na internet.
2-    Por que podemos afirmar que Jericó é uma cidade que surgiu na Pré-História? Procure saber o que é Pré-História para compreender e responder a pergunta. Mas responder o  que é Pré-História não é a resposta. Volte a pergunta...
3-    Por que Jericó foi instalada ao redor de um Oásis. Pesquise o que é Oásis no dicionário. Mas responder o que é Oásis não é a resposta. Volte a pergunta..

https://www.youtube.com/watch?v=1K_YxkK-1Qk

 https://super.abril.com.br/historia/arqueologia-cavucando-no-tempo/

------------------------ 

6ª  aula de História  - 19/08/2020
Copie no caderno e responda as seguintes perguntas:
1-    Como é realizada a medição de tempo dos objetos pré-históricos.  Por exemplo,  em Jericó foi descoberto restos de uma muralha de 8000 anos. Pesquisar na internet.  A RESPOSTA ESTÁ NA IMAGEM ABAIXO
2-    Por que podemos afirmar que Jericó é uma cidade que surgiu na Pré-História? Procure saber o que é Pré-História para compreender e responder a pergunta. Mas responder o  que é Pré-História não é a resposta. Volte a pergunta...
O QUE É PRÉ-HISTÓRIA? A Pré-História é como conhecemos o período que acompanha a evolução humana a partir do momento que os hominídeos começaram a usar ferramentas de pedra. Encerrou-se com o surgimento da escrita, que aconteceu entre 3.500 a.C. e 3.000 a.C.
AGORA RESPONDA A PERGUNTA PROPOSTA
3-    Por que Jericó foi instalada ao redor de um Oásis. Pesquise o que é Oásis no dicionário. Mas responder o que é Oásis não é a resposta. Volte a pergunta..
O QUE É OÁSIS? Em geografia, um oásis é uma área isolada de vegetação em um deserto, tipicamente vizinho a uma nascente de água doce.
AGORA RESPONDA A PERGUNTA
DEPOIS DE TERMINAR DE RESPONDER AS PERGUNTAS ACIMA, DEVERÃO ASSISTIR O VÍDEO ABAIXO.
ENSINO FUNDAMENTAL | 6°ANO | HISTÓRIA | AULA 03

https://www.youtube.com/watch?v=oNie7vmgmpg

 ----------------------

  Boa tarde!  😃✏️📰📚🎬🎼📒📖
7ª  aula de História da  - 02/09/2020
A tarefa de hoje é assistir o vídeo abaixo e anotar as dúvidas que vocês tem com relação aos assuntos apresentados pelo professor Cláudio Nascimento. Todos aqui no grupo tem condições de assistir?
  https://www.youtube.com/watch?v=oNie7vmgmpg
Ou,  quem não puder assistir o vídeo pode copiar o texto abaixo e fazer um resumo entre 5 e 10 linhas.
 Criacionismo e evolucionismo
Juliana Bezerra -  • Professora de História
Qual a diferença entre criacionismo e evolucionismo?
O criacionismo e o evolucionismo são duas teorias que buscam explicar a criação e evolução da vida e do Universo.
O criacionismo se baseia nos livros sagrados das religiões monoteístas: como a Torá (judaísmo), a Bíblia (cristianismo) e o Corão (islamismo). Defende que a vida e o Universo foram criados por um ser sobrenatural, um Deus onipotente e benevolente.
Já o evolucionismo se baseia no conceito da seleção natural de Darwin, em que os seres vivos foram evoluindo e se adaptando até chegar ao ponto que estão hoje.
O evolucionismo afirma que a vida na Terra surgiu de um ancestral comum universal há cerca de 3,8 bilhões de anos. É uma "teoria" no sentido científico da palavra, o que significa que é apoiada por evidências e aceita como fato pela Ciência.
Já a ideia do criacionismo é baseada em relatos considerados sagrados e na fé, não em evidências.


🦻🏾👁️💃🏾🕺🏾 8ª aula de História, 09/09/2020, trago dois quadros resumos para vocês copiarem.
Vocês copiam o resumo e depois me mostram a foto do caderno.



 🦻🏾👁️💃🏾🕺🏾
9ª Aula de História, 16/09/2020, trago três  quadros resumos para vocês copiarem.
Vocês copiam o resumo e depois me mostram a foto do caderno.




10ª Aula do dia 30/09/2020
HOJE  CONTINUAMOS COM O EXERCICIO DA SEMANA PASSADA.   PESQUISAR O SIGNIFICADO DAS SEGUINTES PALAVRAS. ESTAS PALAVRAS ESTÃO NO RESUMO QUE VOCÊS COPIARAM NA SEMANA RETRASADA. QUEM NÃO FEZ DEVE FAZER.QUEM COMEÇOU DEVE TERMINAR.
Patriarcal ou patriarca – monoteísta – subjugado – diáspora – agrícola – pastoril – urbano – mercantil – teocracia – déspota – politeísta – burocrático – servidão – coletivo – autossuficiente – monoteísmo.
Depois de pesquisar  o significado no dicionário, para quem não fez isso, vocês deverão explicar o significado com as próprias palavras de vocês.

-----------------------

  Explicar o significado das palavras  com as próprias palavras de vocês.  Ou então dar um exemplo relacionado à palavra...
É como se você fosse explicar o que as palavras significam para uma pessoa que não tem muito estudo. Mas não pode repetir a explicação do dicionário.
Façam de conta que você está explicando ao seu irmão mais novo que  está no segundo ou terceiro ano. Ou explicando ao seu avô de  60 anos.
Patriarcal ou patriarca – monoteísta – subjugado – diáspora – agrícola – pastoril – urbano – mercantil – teocracia – déspota – politeísta – burocrático – servidão – coletivo – autossuficiente – monoteísmo.  EXEMPLOS:
MONOTEISMO - monoteísmo é a crença na existência de apenas um Deus.
AUTOSSUFICIENTE - Que vive de maneira independente, que não precisa de apoio ou de  ajuda.
SUBJUGADO - Dominado por uma pessoa "autoridade ".
URBANO - QUE SE REFERE À CIDADE.

-------------------

11ª - Aula do dia 21 de Outubro de 2020
A proposta da aula de hoje,  é vocês assistirem o vídeo abaixo e anotar as palavras de destaque com relação ao Egito  que aparecem no vídeo. Depois,  faremos um questionário oral  em tempo real aqui no grupo com relação a essa palavras.
https://www.youtube.com/watch?v=M_0vZT60tpk&t=45s

--------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog