“A
situação social melhorou um pouco, mas a grande maioria da população
vive em condições sociais muito adversas e o tamanho da melhora não é
suficiente para o tamanho das dificuldades que temos de enfrentar”,
avalia a economista.
“O
governo é um ente que, quando entra na economia, não gera renda; ele
apropria a renda que a economia gera. Quando dizemos que o governo paga,
alguém está pagando pelo governo, e geralmente são os que têm menos
poder de pressão no governo que pagam”. A ponderação é da economista Tânia Bacelar de Araújo, em entrevista concedida pessoalmente à IHU On-Line, na última quinta-feira, quando esteve na Unisinos, participando do XV Simpósio Internacional IHU. Alimento e Nutrição no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Interferências
como essa, acompanhadas de complicadores externos e internos, geraram a
“espiral em que estamos há duas décadas”, com uma elevada dívida
pública, pontua. A solução para resolver essa questão, contudo, não
consiste na manutenção de um estado mínimo, mas, sim, em “reequilibrar a
conta do governo. E isso deve ser feito a médio prazo, porque não dá
para fazer isso no curto prazo”, assegura. Apesar de a resposta parecer
simples, “esse é um grande problema”, diz Tânia Bacelar de Araújo, na entrevista a seguir.
Na avaliação da economista, os impactos da dívida pública
são sentidos em todas as áreas sociais, “porque o governo fecha no
vermelho e precisa se financiar. Para isso, ele emite títulos para quem
tem dinheiro financiá-lo e paga uma taxa de juros muito alta a essas
pessoas”. Por isso, acentua, há cortes na saúde, na educação, nos
investimentos, “porque não dá para cortar a parte do investidor, já que o
governo depende dele para continuar se financiando”.
Apesar das conquistas sociais dos últimos anos, Tânia também identifica um mal-estar na sociedade brasileira, o qual emergiu nas manifestações de junho do ano passado. Essa insatisfação está relacionada com a “herança de desigualdades” do país e com o fato de o Brasil
não ter superado esse passado. “Quando as pessoas melhoram de condição
de vida, elas querem mais. É uma condição da natureza humana querer
melhorar. E como se teve uma melhora, se viu que é possível melhorar, e
isso estimula cobrar mais”, assinala.
Tânia Bacelar
possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Frassinetti do
Recife, graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de
Pernambuco, diploma de Estudos Aprofundados - D.E.A. pela Universidade
de Paris I, Panthéon-Sorbonne e doutorado em Economia Pública,
Planejamento e Organização do Espaço pela Universidade de Paris I,
Panthéon-Sorbonne. Exerceu vários cargos públicos e atualmente é
professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de
Pernambuco, sendo também sócia da Consultoria Econômica e Planejamento -
CEPLAN.
Confira a entrevista.
IHU
On-Line - Que momento o Brasil vive em relação à economia? Qual seu
diagnóstico de como o governo Dilma tem conduzido a economia do país?
Tânia Bacelar de Araújo – O Brasil vive um momento de dificuldades. O contexto em que a presidente Dilma assumiu a presidência é diferente do contexto em que o presidente Lula
governou. É o mesmo partido que domina o governo, é a mesma coligação
política, mas o contexto em que eles assumiram é muito diferente. Foi
muito mais favorável no governo Lula e menos favorável no governo Dilma. O elemento de definição disso é a crise de 2008, que foi se aprofundando e a partir de 2010 a economia brasileira sentiu mais os impactos da crise mundial. A presidente também cometeu alguns equívocos e estamos pagando um preço por isso.
IHU On-Line – Quais equívocos?
Tânia Bacelar – Por exemplo, ter baixado a taxa de juros, que é uma coisa que Lula não fez, mas ela fez. O caso é que ela fez sozinha.
IHU On-Line – Ela não teve apoio? Não deveria ter baixado a taxa de juros?
Tânia Bacelar de Araújo –
Poderia, mas a conjuntura em que isso aconteceu era mais adversa e ela
preparou pouco, politicamente, essa atitude para o tamanho da ousadia
que iria patrocinar.
Aí ela teve de recuar e perdeu a batalha, tendo que voltar as taxas de juros
a um patamar muito elevado, e esse é um dos problemas da economia
brasileira. Como o governo brasileiro é deficitário, ele depende de
financiamento, através da emissão de títulos, para poder fechar as suas
contas. O tamanho da dívida pública brasileira é muito alto, e como a taxa de juro
também é muito alta, quanto mais se eleva a taxa de juros, mais o
governo paga de rendimentos a quem empresta dinheiro a ele. Então, é bom
para quem tem excedente financeiro e péssimo para a maioria da
população e para o país no seu conjunto. O Brasil não conseguiu sair dessa situação.
"Identifico uma situação de crise, mas não diria que é desindustrialização" |
Tânia Bacelar de Araújo – O contexto externo teve uma força grande, mas a presidente Dilma entrou no governo em 2011 com o “freio na mão”,
pressionada por fazer o ajuste das contas públicas. Teve, portanto,
nesse sentido, problemas internos, e não somente problemas externos.
Também tem a força de alguns setores dentro do país; não é só o governo.
A força da indústria automobilística, por exemplo, tem um peso muito
grande na economia, então, tanto Lula quanto Dilma deram
subsídio para as pessoas comprarem mais carros. Essa medida é boa no
curto prazo, porque gera emprego, mas é ruim no longo prazo, porque vai
na contramão das tendências do século XXI e está criando um problema de mobilidade.
"O Brasil tem uma renda média muito baixa. O que Lula fez foi aumentá-la um pouquinho" |
IHU On-Line – A senhora também identifica um cenário de desindustrialização?
Tânia Bacelar de Araújo – Identifico uma situação de crise, mas não diria que é desindustrialização. Há um problema de competitividade industrial brasileira, que foi onde o Estado fez a principal aposta no século XX, mas não localizo esse problema no período recente. Essa dificuldade se coloca com muita força na década de 1990, quando o governo Collor
iniciou uma abertura comercial muito rápida. A indústria brasileira era
protegida e ele quis desprotegê-la e fez isso muito depressa ao baixar
as taxas de importação rapidamente. Isso gerou um choque interno
negativo, porque várias das cadeias produtivas industriais brasileiras
perderam a competição para outros países, ou seja, o Brasil perdeu mercado interno pelos competidores externos. Esse processo veio se aprofundando na década inicial do século XXI.
Trata-se, portanto, de um processo que já tem duas décadas. Hoje o Brasil perde espaço para a China, por exemplo, com muita força, em vários segmentos em que a indústria brasileira já ocupou esse mercado.
A renda melhorou, o consumo por bens industriais aumentou e o Brasil cedeu seu mercado à produção externa, perdendo imposto, emprego e mercado externo também. Então, o Brasil
tem, sim, um problema a enfrentar na indústria. A discussão é como se
enfrenta esse problema. Há um choque de produtividade que precisa ser
dado. A indústria brasileira precisa investir mais em inovação, porque
os mercados que estão ganhando do mercado brasileiro fizeram isso.
"Todos os segmentos sofrem com isso, porque a sociedade carrega essa dívida" |
IHU On-Line – Então, o baixo índice de expressividade da
indústria, indicado este ano, é consequência de políticas dos anos 1990?
Tânia Bacelar de Araújo –
É o desdobramento do que vivemos nos anos 1990, mas com problemas
adicionais: a crise reduziu o mercado mundial. E aí os competidores
vieram para o Brasil, porque enquanto havia crise no exterior, o país estava crescendo. O Brasil se tornou atrativo para os países mais competidores que tinham como vir para cá; com isso nós perdemos espaço.
IHU
On-Line - Em relação à política de crédito para movimentar o consumo
interno brasileiro, o governo apostou demais nessa medida ou esteve
atento à hora de reduzi-la?
Tânia Bacelar de Araújo – Não, porque o Brasil tem uma renda média muito baixa. O que Lula fez foi aumentá-la um pouquinho. Para ampliar o consumo, tem de juntar renda com crédito, e foi isso que Lula fez. Os limites de endividamento não são tão altos no Brasil
e, portanto, ainda há limite de endividamento. A taxa de inadimplência
também não é absurda, o que significa que as pessoas tiveram juízo e não
comprometeram totalmente a sua renda. A ampliação do crédito em tão
curto prazo deu chance para as pessoas adquirirem bens aos quais elas
não teriam acesso se não fosse o sistema de crédito. Isso melhorou as
condições de vida de muita gente. Nós que somos mulheres sabemos qual é a
diferença entre ter e não ter uma máquina de lavar roupa.
"É preciso aprender a ser feliz com outro padrão de consumo" |
IHU On-Line – Em que áreas é possível sentir as implicações da dívida pública?
Tânia Bacelar de Araújo –
Em todas as áreas, porque o governo fecha no vermelho e precisa se
financiar. Para isso, ele emite títulos para quem tem dinheiro
financiá-lo e paga uma taxa de juros muito alta
a essas pessoas. Então, isso gera uma renda adicional para os que são
superavitários e podem emprestar ao governo. Essa situação, hoje — e
desde os anos 1980 —, leva à maior parte do gasto do governo. Aí, o que o
governo faz? Corta na outra parte.
Então,
cada vez que o pessoal que aplica cobra ajuste do governo, está
cobrando que ele corte gastos na saúde, na educação, nos investimentos,
porque não dá para cortar a parte do investidor, já que o governo
depende dele para continuar se financiando.
Todos
os segmentos sofrem com isso, porque a sociedade carrega essa dívida. O
governo é um ente que, quando entra na economia, não gera renda; ele
apropria a renda que a economia gera. Quando dizemos que o governo paga,
alguém está pagando pelo governo, e geralmente são os que têm menos
poder de pressão no governo que pagam.
IHU On-Line – A alternativa é Estado mínimo na economia, como propõem os neoliberais? Ou o Estado deve atuar de que forma?
Tânia Bacelar de Araújo –
Não. Proponho reequilibrar as contas do governo. E isso deve ser feito a
médio prazo, pois não dá para fazer isso no curto prazo. Esse é um
grande problema, porque, por exemplo, em relação à dívida externa,
os mais radicais propõem moratória, mas quando se faz moratória da
dívida externa, estoura lá fora. Quando se propõe moratória da dívida
interna, estoura na nossa “cabeça”. Então, nenhuma solução radical pode
ser dada.
Tem
de ter uma solução construída ao longo do tempo. E uma peça chave nesse
processo é a taxa de juro mais baixa, porque a taxa de juro muito alta
recria a dívida só para pagar os juros, e ficamos nessa espiral em que
estamos há duas décadas. Isso precisa ter um escalonamento no tempo. Já
melhorou, porque a dívida já foi muito mais alta do que é hoje, mas
ainda é muito pesada. Tanto que, quando olhamos o orçamento da União,
percebemos que o seu principal gasto continua sendo de despesas com o pagamento da dívida pública.
Aí o país precisa de recursos para investir na agricultura familiar, na
educação, na saúde, e esse dinheiro disputa com o outro, porque é o
mesmo caixa.
|
IHU
On-Line – E como a senhora vê, diante desse quadro, a nova estratégia
do governo Dilma, de liberar a entrada de mais capital financeiro no
país com a justificativa de investir no desenvolvimento?
Tânia Bacelar de Araújo – O dinheiro externo
não resolve isso, porque ele se alimenta desses títulos. Então, além de
pagar os ricos do Brasil, ainda pagamos os ricos do exterior, e
transfere-se mais renda para o exterior. Há dois tipos de dinheiro
externo que entram no Brasil: o de curto prazo, que vai para os títulos
do governo, e os que entram para investir na economia e ficar no país. O
Brasil tem atraído bastante capital externo, mas isso não resolve o
problema dele no sentido das contas a serem pagas pelo governo. Resolve
no sentido de ampliar e melhorar a economia, gerando emprego, mas,
também, por outro lado, desnacionalizando as empresas, que é outro problema.
IHU On-Line - É possível conciliar
desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e sustentabilidade?
Como avalia, nesse sentido, as ações do governo brasileiro, levando em
conta essas três questões?
Tânia Bacelar de Araújo – É mais
fácil trabalhar só com um lado da questão e dizer, por exemplo, que se a
economia cresce, se resolve o problema social. O Brasil já foi
um exemplo de economia crescendo muito, com cada vez mais agravamento do
problema social. Com isso, aprendemos que essa proposta não era viável,
que deveríamos cuidar também da questão social e ter políticas públicas
para investir também no social. Essa medida ajudou a melhorar o quadro
social brasileiro. Por outro lado, combinar a economia com o ambiental é
uma tarefa importante, porque precisamos utilizar a natureza, mas
depende da forma como a utilizamos. Como a sociedade precisa sanar as
suas necessidades, ela precisa utilizar a natureza, mas a questão é como
se utiliza a natureza. Uma variável estratégica é o padrão
tecnológico. Então, pode-se precisar explorar uma floresta e passar uma
motosserra embaixo e cortar todas as árvores de uma vez só: as maduras e
as que estão ainda se desenvolvendo. Mas pode-se aproveitar a mesma
floresta com corte seletivo, identificando quais são as árvores maduras,
tendo mais trabalho para cortar somente essas. Mas na visão de médio e
longo prazo há um ganho com isso, porque não se destruíram as árvores
que estavam nascendo, as quais serão usadas quando estiverem maduras.
Então, a tecnologia do corte seletivo resolveu o seu problema.
A outra forma de fazer esse diálogo é
pensar em como conciliar as necessidades da população com a natureza. A
grande variável é o padrão de consumo: não precisa consumir tanto e
estragar tanto. Há um padrão de consumo que algumas sociedades
construíram no século XX, o qual acabamos copiando. Esse modelo termina
gerando um desejo nas pessoas, mas, muitas vezes, trata-se de bens
supérfluos e é possível viver muito bem sem eles, ou viver com eles em
menor quantidade.
Esse
debate acerca do padrão de consumo remete a valores, à visão de mundo, a
valores culturais. A mesma sociedade pode viver bem com outro padrão de
consumo. Essa é uma discussão importante, porque ajuda a usar a
natureza com mais cuidado, porque o perfil de demanda não é mais tão
exigente do uso da natureza. É possível, portanto, optar pelo transporte
individual — e aí estamos gerando problemas para a natureza —, ou optar
por se deslocar com transporte coletivo, gerando menos problema.
Existem muitos países que fizeram essa opção antes do Brasil e as
pessoas se deslocam melhor do que nós. Precisamos aprender a discutir os
nossos valores de consumo. Digo que é preciso aprender a ser feliz com
outro padrão de consumo. E é possível.
"O Brasil já foi um exemplo de economia crescendo muito, com cada vez mais agravamento do problema social" |
IHU On-Line - É possível
identificar a proposta econômica dos candidatos à Presidência da
República, Aécio Neves, Eduardo Campos e Dilma Rousseff?
Tânia Bacelar de Araújo – No Brasil recente, há uma bipolarização entre o PSDB e o PT
liderando polos opostos. As últimas eleições foram muito marcadas por
essa bipolarização. Esses partidos têm projetos de país distintos;
mostrou-se isso na década de 1990, quando predominou um e depois
predominou outro. Entre os dois têm diferenças importantes. Por exemplo,
Aécio está dizendo que vai rever a legislação trabalhista, que é um grande clamor das assim chamadas classes produtoras.
A Dilma não reviu e também não pretende rever. Eduardo disse há poucos dias que, nesse ponto, está ao lado de Dilma. Eduardo tende mais a ter um projeto parecido com o de Dilma, embora hoje ele pareça mais próximo do Aécio. Mas por conta da sua origem, da origem do partido dele e da Marina eles têm mais a ver com o projeto de Dilma. Aécio
quer mais flexibilização das leis trabalhistas, mais terceirização. Os
sindicatos, por sua vez, querem rever a jornada trabalhista, mas nem Lula nem Dilma toparam rever a jornada de trabalho. Essa é uma bandeira mais dos movimentos sindicais do que dos partidos.
A economia mudaria mais com Aécio do que com Eduardo. Eduardo parece que faria uma política mais parecida com a atual. Os candidatos estão se colocando agora, e Aécio e Eduardo
pareciam muito juntos, mas esta semana eles se distinguiram no debate
da reforma trabalhista e esse é um ponto importante. Lembro que, na
ocasião da crise de 2008, Lula foi a um seminário do qual eu participei em Brasília,
e a primeira frase que ele disse foi: “Não me peçam para jogar a crise
nas costas dos trabalhadores”. Então, ele tem uma definição política, e
aquele era um marco. Isso tem diferença.
"Quando olhamos o orçamento da União, percebemos que o seu principal gasto continua sendo de despesas com o pagamento da dívida pública" |
IHU
On-Line – Diante desse contexto de melhorias sociais ao longo da última
década — como a senhora apontou —, percebe, por outro lado, um mal-estar
na sociedade brasileira a partir das manifestações de junho? Quais são
as razões disso, se o país melhorou?
Tânia Bacelar de Araújo – Há um
mal-estar por conta de duas razões: primeiro, pela história, porque a
herança brasileira de desigualdade social é muito grande e, segundo,
porque o Brasil continua sendo um dos países mais desiguais, socialmente, do mundo. Só perdia para Honduras e Serra Leoa.
Com os anos, o país melhorou, mas hoje ainda se encontra pelo décimo
lugar — passamos do terceiro para o décimo, mas ainda estamos entre os
dez mais desiguais. Isso tem um peso muito grande.
A situação social melhorou um pouco, mas a
grande maioria da população vive em condições sociais muito adversas, e
o tamanho da melhora não é suficiente para o tamanho das dificuldades
que temos de enfrentar. Essa é uma situação que gera insatisfação. Além
disso, quando as pessoas melhoram de condição de vida, elas querem mais.
É uma condição da natureza humana querer melhorar. E como se teve uma
melhora, se viu que é possível melhorar e isso estimula cobrar mais.
Nesse sentido, a sociedade brasileira tem razão: ela quer educação de
qualidade. O Brasil não faz estádios no padrão FIFA? Então, a sociedade vai para a rua dizer que também quer educação e saúde no padrão FIFA. A sociedade quer mais, porque não basta Bolsa Família,
não basta aumentar um pouquinho a renda. Os pais querem que seus filhos
tenham outra perspectiva, querem que, quando se necessita de um
atendimento da saúde, se tenha um atendimento decente. Nesse sentido, as
manifestações são boas.
"Os sindicatos, por sua vez, querem rever a jornada trabalhista, mas nem Lula nem Dilma toparam rever a jornada de trabalho" |
IHU On-Line - A senhora está lendo o livro do Thomas Piketty, Capital in the 21st Century (O capital no século XXI).
Quais suas impressões do que já leu e qual a relevância da obra para a
discussão acerca do capitalismo e das desigualdades sociais?
Tânia Bacelar de Araújo – Sim, estou lendo e também já assisti a uma palestra dele sobre o livro, disponível no YouTube. A obra é interessante porque, primeiro, ele faz uma denúncia de que a desigualdade está aumentando, e o capitalismo do século XXI
é marcado pelas desigualdades. Ele faz uma distinção importante entre a
geração de riqueza na produção e a geração de riqueza a partir do
patrimônio, somente, sem gerar produção. Ele mostra que estamos num
mundo muito complicado, em que a riqueza se gera mais a partir da
propriedade do patrimônio do que produzindo. E a grande maioria das
pessoas só consegue inserção na vida econômica através da produção. Esse
é o problema.
Tem uma denúncia interessante no estudo
que ele fez. Trata-se de uma obra respeitada, porque ele lida com
estatísticas e não faz um discurso ideológico — mas claro que tem uma
visão ideológica em tudo que fazemos —, mas fundamenta a visão que está
sustentando a partir de uma base de informações consistentes, a qual deu
força ao argumento dele.
Tem
uma crítica importante sendo feita a ele, porque no fim do livro a
proposta principal é a de que, já que isso está acontecendo, a solução é
taxar o patrimônio, e quem é rico não está gostando.
IHU On-Line – É a proposta ideal?
Tânia Bacelar de Araújo – É uma proposta antiga, já vinha sendo defendida pelo Tobin. A taxa Tobin [1]
é isso: quando ele percebeu que os fluxos cresceram muito e que as
pessoas estavam ganhando muito dinheiro na esfera financeira, ele propôs
a taxação financeira. A CPMF era um imposto sobre a circulação financeira. Infelizmente, o Brasil acabou com essa taxação no governo Lula, mas foi uma derrota de Lula; ele foi derrotado no Congresso.
(Por Patricia Fachin)
NOTA
[1] Taxa Tobin: é um tributo proposto pelo economista americano James Tobin, da Universidade de Yale, laureado com o Prêmio Nobel de Economia em 1981. Esse tributo incidiria sobre as movimentações financeiras internacionais de caráter especulativo.
[1] Taxa Tobin: é um tributo proposto pelo economista americano James Tobin, da Universidade de Yale, laureado com o Prêmio Nobel de Economia em 1981. Esse tributo incidiria sobre as movimentações financeiras internacionais de caráter especulativo.
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