Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Até que ponto a bíblia pode ser usada como fonte de conhecimento historico?

ate que ponto a bíblia pode ser usada como fonte de conhecimento historico?
Melhor resposta
Nós historiadores usamos a bíblia como DOCUMENTO histórico, o q não deixa de ser uma fonte histórica. Isso não significa que acreditemos ou deixemos de acreditar no que está escrito nela, e sim que a usamos para pesquisar sobre determinado período. Hoje se tem correntes muito fortes pesquisando a "História das Mentalidades", e a Bíblia, em suas mais diversas traduções e versões pelo passar dos anos, tem sido uma fonte formidavel para entender o que  pensavam e o que queriam dizer as pessoas que a escreveram e as que a comentaram depois.

Nós não fazemos isso apenas com a Bíblia, mas também com qualquer outro artefato deixado pelo passado. No primeiro ano de faculdade, aprendemos que ao ler um livro de História podemos extrair mais informações sobre o historiador q o escreveu e o contexto histórico em que ele se insere, do que sobre o período que ele aborda em sua obra. É a mesma coisa com a Bíblia.

Agora, se vc se refere exclusivamente ao texto, vendo a bíblia como uma crônica histórica (= relato de uma testemunha do ocorrido), vc deve tomar muito cuidado. Algumas coisas são realtivamente faceis de perceber (Ex.: realmente a Judéia estava sobre dominio do Império romano.), mas outras extremamente complicadas (deixando de lado a questão da fé de cada um, como saber que as pessoas, suas falas e demais ações descritas realmente aconteceram? E, e se sim, foi dessa forma?). Por isso nós historiadores, quando buscamos um fato histórico, sempre cruzamos as mais diversas informações. Não afirmamos, por exemplo ,que um determinado governante existiu apenas por tê-lo encontrado na Bíblia, só aceitamos  sua existência quando defrontada com outras provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog