Recomendações
1 – Copiar perguntas e respostas.
2 - Perguntas com caneta de uma cor e resposta com canetas de outra cor, ou lápis. Mas se escrever de lápis, escrever com uma escrita firme para destacar a cor preta.
3 – Utilizar letra legível.
4 – De preferência, primeiro responder em um rascunho e depois passar a limpo.
5 – Não rasurar e nem corrigir depois que passar a limpo. Por isso é melhor escrever primeiro como rascunho.
6 – Se quiser, pode pedir a outra pessoa da família para dar uma olhada ou ajudar nas respostas.
7 - Escolham dez questões para responder. Uma parte de História, a outra parte de Religião.
Boa tarde !! Pessoas!! 👍🏾🌻☘️
Aqui é o professor Zezito.
1ª questão - A aula será da seguinte maneira:
Trarei algumas questões para vocês começarem a resolver aqui, mas concluir ou completar o restante depois da aula, vocês respondem por aqui o que for orientado e, se tiver alguma dúvida, aproveitem para perguntar nesse horário, o qual é determinado para minha disciplina.
Outros professores estão usando aplicativos para dar aula ao vivo. Eu por enquanto estarei utilizando apensas textos, imagens e áudios. Vou ver como encontrar vídeos no youtube curtos para vocês assistirem. Porém nas aulas seguintes...
Por favor, coloquem aqui no grupo apenas coisas ligadas às aulas.
Por favor, copiem no caderno as perguntas e respondam no caderno, colocando a data de hoje (10/06/2020). Vou recolher e corrigir quando retornarmos para as aulas presenciais, na escola.
São três questões:
1 - Qual a diferença entre epidemia e pandemia? Pesquisar no dicionário as duas palavras e trazer para essa aula.
2 – Desde que deixamos de ter aulas presenciais, o que você lembra dos assuntos das nossas aulas de história, de religião ou projeto de vida, em especial àquilo que está ligado ao noticiário da internet e da TV.
Aqui, no horário dessa aula de hoje, você pode citar exemplos, temas, assuntos. Tanto por escrito como por gravação de áudio. Não precisa detalhar muito ou explicar. Basta informar o que mais lembrou, principalmente o que tem relação com os acontecimentos que estamos atualmente vivendo no Brasil e no mundo.
3 - Como você e sua família estão vivendo em meio a situação atual de pandemia do coronavirus? Como está a sua cabeça?
Aqui no horário desse encontro, você pode escrever apenas duas ou três linhas. Mas depois deve enviar um texto maior em torno de dez linhas e enviar por email ou publicar aqui mesmo no dia da aula, pode também fazer um desenho. É um dos dois , você escolhe um.
-----------------------------
Turma da 4ª Fase A – Tarde- 17/06/2020
Boa tarde !! Pessoas!! 🌻☘️☀️
Aqui é o professor Zezito.
2ª questão - A aula será da seguinte maneira:
Na semana passada trouxe três questões para vocês começarem a resolver aqui, mas concluir ou completar o restante depois da aula, vocês deveriam ter respondido por aqui o que foi orientado e, se tivessem alguma dúvida, deveriam aproveitar para perguntar nesse horário, o qual é determinado para minha disciplina.
Como disse na outra aula, outros professores estão usando aplicativos para dar aula ao vivo. Eu por enquanto estarei utilizando apenas textos, imagens e áudios. Vou ver como encontrar vídeos no youtube curtos para vocês assistirem. Porém nas aulas seguintes...
A segunda e terceira questão que coloquei para vocês responderem, não foi respondida na aula da semana passada. Quem respondeu no caderno durante a semana?
-------------------------------
3ª questão - Aula de História do CF 4ºA e 4º B - 01/07/2020
Boa tarde!! Pessoas!! ☘️🌻😃
Aqui é o professor Zezito.
A aula hoje será da seguinte maneira:
Trago três questões para vocês começarem a resolver aqui, mas concluir ou completar o restante depois da aula, vocês respondem por aqui o que for orientado e, se tiver alguma dúvida, aproveitem para perguntar nesse horário, o qual é determinado para minha disciplina.
Hoje utilizaremos um vídeo que vocês podem utilizar como base para responder as perguntas abaixo.
Por favor, copiem no caderno as perguntas e respondam no caderno, colocando a data de hoje (01/07/2020). Vou recolher e corrigir quando retornarmos para as aulas presenciais, na escola.
São três questões:
1 - Qual o significado da palavra monarquia ? Dicionário
2 - Como foi a monarquia na idade média? Livro ou internet
3 - Como foi a monarquia a partir da criação do estado moderno, após o fim da idade média? Livro ou internet
Monarquia
https://www.youtube.com/watch?v=Bx2AjQmyxao
Video produzido pelos alunos do 2º ano do Curso Técnico em Publicidade do colégio Senador Correia em Ponta Grossa - Pr. para o trabalho sobre Regimes e Formas de Governo da disciplina de Sociologia - Professora Mirna Santos.
-------------------
4ª questão - Aula do 4ª FASE A E B - 08/07/2020
Bom dia!! Pessoas!! ☘️🌻😃
Aqui é o professor Zezito.
A aula hoje será da seguinte maneira: Continuaremos a atividade da semana passada.Quem concluiu temos uma quarta pergunta
Por favor, copiem no caderno as perguntas e respondam no caderno, colocando a data de hoje (08/07/2020). Vou recolher e corrigir quando retornarmos para as aulas presenciais, na escola.
1 - Qual o significado da palavra monarquia ? Dicionário
2 - Como foi a monarquia na idade média? Livro ou internet
3 - Como foi a monarquia a partir da criação do estado moderno, após o fim da idade média? Livro ou internet
4 - Tem pessoas no Brasil que defendem a volta da monarquia. O que vocês pensam a respeito disso. A NOVA QUESTÃO
O primeiro vídeo Monarquia
https://www.youtube.com/watch?v=Bx2AjQmyxao
Video produzido pelos alunos do 2º ano do Curso Técnico em Publicidade do colégio Senador Correia em Ponta Grossa - Pr. para o trabalho sobre Regimes e Formas de Governo da disciplina de Sociologia - Professora Mirna Santos.
----------------------
5ª questão - Aula de Religião na Quarentena 4CFA 4CFB– Correspondente as aulas dos dias 9 e 23 de julho
Boa tarde !! Pessoas!! 🌨️⛅☀️
Aqui é o professor Zezito. 😃
A aula será da seguinte maneira:
Trarei algumas questões para vocês começarem a resolver aqui. Se tivermos três , cada um escolhe uma questão. Se tivermos dois alunos, cada um escolhe uma questão para responder individualmente e a outra respondem cada um separadamente, a mesma pergunta.
Copie as perguntas no caderno. O texto também é para copiar. Mas depois da aula. Nesse horário procurem responder as perguntas.
Tragam a resposta para cá, digitado preferencialmente . Ai corrijo e então todos podem copiar. Outros professores estão usando aplicativos para dar aula ao vivo. Eu por enquanto estarei utilizando textos, imagens e áudios.
Por favor, copiem e respondam no caderno, colocando as datas de hoje (9 e 23 de julho de 2020). Vou recolher e corrigir quando retornarmos para as aulas presenciais, na escola.
São quatro questões de interpretação de texto.
VAMOS AO TEXTO/CANÇÃO. ASSISTA O VÍDEO. SE NÃO PUDEREM, PODE FAZER A ATIVIDADE SOMENTE LENDO A LETRA QUE ESTÁ ABAIXO
- A canção abaixo composta no ano de 1981 é muito atual. As atividades dessa aula e da próxima serão realizadas com base na letra dessa canção.
Para começar a responder, leia a letra com atenção e ouça a canção. Em seguida responda.
1 - De que trata essa canção? Qual é o assunto ou a mensagem principal que o autor quer transmitir?
2 - Qual a relação que essa canção tem com os acontecimentos do Brasil e do mundo, agora e antes da pandemia? Em outras palavras, o que a canção faz lembrar do que está acontecendo no Brasil e no mundo.
3 – Essa canção transmite uma mensagem religiosa? Responda com sim ou não e explique a razão.
O Sal da Terra-BETO GUEDES
https://www.youtube.com/watch?v=Kiok0T2WHf4&t=2s
Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar
Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir
Vamos precisar de todo mundo
Pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver
A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da
Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã
Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã
Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois
Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra
Agora são três. A quarta ficará como pesquisa na Biblia. Passo no final da aula....
Quem estiver por aqui, Coloque o seu nome...
-----------------
6ª questão - Aula da 4CFA e 4CFB - 29/07/2020
Boa tarde Pessoas!! 🌨️⛅☀️
Aqui é o professor Zezito. 😃
Na aula passada, trouxemos um texto e solicitamos que cada aluno destacasse três palavras, para pesquisar no dicionário e trazer para cá. As palavras foram escolhidas e vocês devem trazer para cá o resultado da pesquisa, mas de forma digitada.
Por favor, copiem no caderno no caderno, colocando a data de hoje (29/07/2020). Vou conferir e corrigir quando retornarmos para as aulas presenciais, na escola.
O TEXTO DA SEMANA PASSADA - O Absolutismo foi um sistema político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa. Essa forma de governo estava diretamente ligada com o processo de formação dos Estados Nacionais (nações modernas) e com a ascensão da classe mercantil conhecida como burguesia, assim como se relacionava a uma série de outras transformações ocorridas na Europa desde a Baixa Idade Média.
Surgimento
À medida que o Estado Nacional foi consolidando suas fronteiras e demandas e com o surgimento de uma forte classe mercantil, houve a necessidade de um representante que defendesse seus interesses e, assim, o poder passou a ser concentrado na figura do monarca. Diferentemente do que acontecia durante a Idade Média em que o poder do real não era unânime e, por isso, era necessário o auxílio dos nobres para composição do exército, por exemplo, no Absolutismo, o monarca controlava todo o poder na tomada de decisões da nação.
Assim, eram determinadas pelo rei a organização das leis, a criação dos impostos, a delimitação e implantação da justiça etc. Surgiu ainda, nesse período, a burocracia, toda uma estrutura de governo que era responsável pela execução do trabalho administrativo da nação, de forma a auxiliar o rei na administração do Estado recém-criado.
Com a delimitação das fronteiras nacionais, o Absolutismo contribuiu para a diminuição das diferenças culturas locais, ou seja, houve uma padronização. Assim, uma só moeda foi implantada e um só idioma foi escolhido para toda a nação. Com o fortalecimento do comércio, foi criada uma série de impostos para a sua regulação, além de impostos alfandegários para a defesa da economia interna.
A partir desses impostos, o rei pôde montar um exército permanente que ficava a seu serviço na defesa interna, em casos de rebeliões, e na defesa externa, em casos de conflitos. Além disso, do ponto de vista religioso, o poder real foi visto como uma escolha direta de Deus, portanto, indiscutível.
O Absolutismo não possuía, entretanto, características homogêneas e apresentava também suas particularidades em diferentes locais. Dessa forma, destacaram-se três modelos desse sistema político: o francês, o inglês e o espanhol. O rei francês Luís XIV foi o melhor exemplo de aplicação do poder Absolutismo.
--------------------
Bom dia! 😃✏️📰📚🎬🎼📒📖
7ª questão - 4CFA e 4CFB - 05/08/2020
Continuaremos a nossa aula da semana passada sobre as monarquias absolutistas.
Mas antes de continuar, vocês já devem estar conscientes que monarquia está relacionado a um sistema de governo onde o governante tem poder vitalício e hereditário. O que isso significa: Que ele governa enquanto estiver vivo e o cargo é herdado pelo filho mais velho.
E quanto a palavra Absolutismo ou monarquia absoluta. 1 - Como vocês podem definir com as próprias palavras? Essa é primeira de hoje para responder..
E por falar em monarquia, tem um escândalo envolvendo um dos países europeus que ainda tem monarquia, embora na maioria hoje em dia, o rei não manda nada, o papel dele é mais figurativo. Mas o escândalo eu trago daqui a pouco.
2- A partir de qual século começaram a surgir monarquia absolutistas?
A segunda tarefa é copiar no caderno o que está escrito nos dois resumos abaixo:
8ª questão - Aula de Religião na Quarentena 4CFA 4CFB– Dia 06 de agosto de 2020
Boa tarde Pessoas!! 🌨️⛅☀️
Aqui é o professor Zezito. 😃
A aula será da seguinte maneira:
Na aula anterior trouxe três questões respondidas por alguns. A primeira pergunta não foi respondida. A tarefa de hoje é, além de responder a primeira pergunta, procurar na Biblia uma das passagens abaixo e copiar no caderno.
Eclesiastes 4:9-12
1 Coríntios 12:21-26
Mateus 25:34-36
Tiago 2:14-17
- A canção abaixo composta no ano de 1981 é muito atual. As atividades dessa aula e da próxima serão realizadas com base na letra dessa canção.
Algumas respostas que recebi
1 - De que trata essa canção? Qual é o assunto ou a mensagem principal que o autor quer transmitir?
ESSA NÃO HOUVE RESPOSTA
2 - Qual a relação que essa canção tem com os acontecimentos do Brasil e do mundo, agora e antes da pandemia? Em outras palavras, o que a canção faz lembrar do que está acontecendo no Brasil e no mundo.
Resposta A - Tão trocando nossa vida por dinheiro, tipo nessa pandemia, muitos tão morrendo por causa disso.
Resposta B – A humanidade atualmente está passando por momentos turbulentos referente ao surto do coronavírus em vários cantos do mundo, esperamos com vibrações positivas e muita fé que seja algo passageiro.
3 – Essa canção transmite uma mensagem religiosa? Responda com sim ou não e explique a razão.
Resposta A - Transmite Sim. Porque fala de um pensamento coletivo e individual, principalmente o primeiro, quando afirma que um mais um é mais que dois , ou seja, se não houver um pensamento coletivo verdadeiro não sairemos dessa situação.
Resposta B - Não, porque só fala de paz ,amor e não são todas as religiões que pregam paz e amor!
O Sal da Terra-BETO GUEDES
https://www.youtube.com/watch?v=Kiok0T2WHf4&t=2s
Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar
Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir
Vamos precisar de todo mundo
Pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver
A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da
Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã
Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã
Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois
Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra
Boa tarde! 😃✏️📰📚🎬🎼📒📖
9ª questão - Aula do 4CFA e 4CFB - 18/08/2020 Continuaremos com o assunto monarquias absolutistas.
Para justificar a monarquia absolutista os reis contaram com a defesa de alguns pensadores .
Para essa aula selecionamos os principais. Abaixo temos os nomes e as ideias por eles defendidas. VOCÊS DEVEM COPIAR O TEXTO ABAIXO E DEPOIS FOTOGRAFAR O CADERNO E MOSTRAR AQUI NO GRUPO
O teórico italiano Maquiavel (1469 – 1527)ficou conhecido principalmente pelas suas frases simbólicas para retratar o governo ideal. Ele defendeu que o Estado para atingir os seus objetivos não deveria medir esforços, pois “os fins justificam os meios”. Uma das alternativas para construir um governo forte seria a separação entre moral e política, uma vez que as razões do Estado deveriam ser superiores a quaisquer valores culturais e sociais da nação. Maquiavel elaborou a tese de que o Príncipe (Líder político) deveria aprender a ser mau para conseguir manter o poder e, além disso, defendeu um governo em que os indivíduos eram vistos como súditos, que deveriam apenas cumprir ordens.
Jacques Bossuet (1627 – 1704) foi o teórico responsável por envolver política e religião em sua tese. Ele partiu do pressuposto que o poder real era também o poder divino, pois os monarcas eram representantes de Deus na Terra. Por isso, os reis tinham que possuir controle total da sociedade. Dessa forma, eles não poderiam ser questionados quanto às suas práticas políticas. Assim, o monarca possuía o direito divino de governar e o súdito que se voltasse contra ele estaria questionando as verdades eternas de Deus.
Os teóricos absolutistas defenderam uma forma de governo monarquista em que o poder estava concentrado nas mãos dos reis. Suas teorias foram questionadas a partir da elaboração das teses liberais durante o Iluminismo que reivindicaram governos democráticos e a soberania popular na política.
Depois de copiar, devem assistir o vídeo abaixo:
Pensadores do Absolutismo
https://www.youtube.com/watch?v=xL9IPbMwlMg
---------------------
10ª questão - Religião na Quarentena 4CFA 4CFB– Dia 20 de agosto de 2020
Boa tarde Pessoas!! 🌨️⛅☀️
Aqui é o professor Zezito. 😃
A aula será da seguinte maneira:
A tarefa de hoje é, além de responder a primeira pergunta sobre a canção , procurar na Biblia uma das passagens abaixo e copiar no caderno. Quem já fez isso deve comentar com as suas palavras, o que essa passagem bíblica significou para você em matéria de sabedoria para a vida.. Entre 4 e 7 linhas.
11º aula do 4CFA e 4CFB - 02/09/2020.
Pensadores do Absolutismo
https://www.youtube.com/watch?v=xL9IPbMwlMg
Bom dia! O assunto continua sendo monarquia absolutista.. A tarefa de hoje é fazer resumo do pensamento dos três pensadores/filósofos absolutistas. O resumo deve ficar entre três e cinco linhas.
São três autores: Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet
-------------------
Quem não conseguir fazer o resumo pelo vídeo, pode fazer pelo texto abaixo:
O teórico italiano MAQUIAVEL (1469 – 1527)ficou conhecido principalmente pelas suas frases simbólicas para retratar o governo ideal. Ele defendeu que o Estado para atingir os seus objetivos não deveria medir esforços, pois “os fins justificam os meios”. Uma das alternativas para construir um governo forte seria a separação entre moral e política, uma vez que as razões do Estado deveriam ser superiores a quaisquer valores culturais e sociais da nação. Maquiavel elaborou a tese de que o Príncipe (Líder político) deveria aprender a ser mau para conseguir manter o poder e, além disso, defendeu um governo em que os indivíduos eram vistos como súditos, que deveriam apenas cumprir ordens.
THOMAS HOBBES (1588 – 1679) foi um dos teóricos mais radicais do absolutismo. Ele defendeu a tese de que “o homem era o lobo do homem”, afirmando que os seres humanos nasciam ruins e egoístas por natureza. Esse pessimismo perante a humanidade levou o teórico inglês a propor um pacto político em que as pessoas conseguiriam conquistar paz e felicidade. Esse pacto dizia que para a humanidade viver em harmonia, ela deveria abdicar de seus direitos e os transferir a um soberano cujo papel era conter o ímpeto do homem em seu estado de natureza. Dessa forma, Hobbes legitimou a existência do poder real afirmando que era através dele que as pessoas não viveriam em um cenário de caos e guerra.
---------------------
Boa tarde! 😃✏️📰📚🎬🎼📒📖
12ª questão do 4CFA e 4CFB - 02/09/2020
Pensadores do Absolutismo
https://www.youtube.com/watch?v=xL9IPbMwlMg
Bom dia! O assunto continua sendo monarquia absolutista.. A tarefa de hoje é fazer resumo do pensamento dos três pensadores/filósofos absolutistas. O resumo deve ficar entre três e cinco linhas.
São três autores: Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet
Quem não conseguir fazer o resumo pelo vídeo, pode fazer pelo texto abaixo:
O teórico italiano MAQUIAVEL (1469 – 1527)ficou conhecido principalmente pelas suas frases simbólicas para retratar o governo ideal. Ele defendeu que o Estado para atingir os seus objetivos não deveria medir esforços, pois “os fins justificam os meios”. Uma das alternativas para construir um governo forte seria a separação entre moral e política, uma vez que as razões do Estado deveriam ser superiores a quaisquer valores culturais e sociais da nação. Maquiavel elaborou a tese de que o Príncipe (Líder político) deveria aprender a ser mau para conseguir manter o poder e, além disso, defendeu um governo em que os indivíduos eram vistos como súditos, que deveriam apenas cumprir ordens.
THOMAS HOBBES (1588 – 1679) foi um dos teóricos mais radicais do absolutismo. Ele defendeu a tese de que “o homem era o lobo do homem”, afirmando que os seres humanos nasciam ruins e egoístas por natureza. Esse pessimismo perante a humanidade levou o teórico inglês a propor um pacto político em que as pessoas conseguiriam conquistar paz e felicidade. Esse pacto dizia que para a humanidade viver em harmonia, ela deveria abdicar de seus direitos e os transferir a um soberano cujo papel era conter o ímpeto do homem em seu estado de natureza. Dessa forma, Hobbes legitimou a existência do poder real afirmando que era através dele que as pessoas não viveriam em um cenário de caos e guerra.
JACQUES BOSSUET (1627 – 1704) foi o teórico responsável por envolver política e religião em sua tese. Ele partiu do pressuposto que o poder real era também o poder divino, pois os monarcas eram representantes de Deus na Terra. Por isso, os reis tinham que possuir controle total da sociedade. Dessa forma, eles não poderiam ser questionados quanto às suas práticas políticas. Assim, o monarca possuía o direito divino de governar e o súdito que se voltasse contra ele estaria questionando as verdades eternas de Deus.
Os teóricos absolutistas defenderam uma forma de governo monarquista em que o poder estava concentrado nas mãos dos reis. Suas teorias foram questionadas a partir da elaboração das teses liberais durante o Iluminismo que reivindicaram governos democráticos e a soberania popular na política.
----------
Boa tarde 👑💂🏾♂️🧙🏾♀️
Alunos e Alunas do 4CFA e 4CFB
13ª questão - Na aula de hoje, 09 de Setembro de 2020, encerraremos o assunto Absolutismo. Irei deixar um quadro resumo por aqui e um vídeo.
Vocês copiam o resumo no caderno e assistem ao vídeo. Depois anota as dúvidas que tiverem com relação ao vídeo para conversarmos na próxima aula.
https://www.youtube.com/watch?v=WYoOTDDHuTM
Boa tarde alunos e alunas do 4CFA e 4CFB 👑💂🏾♂️🧙🏾♀️
14ªquestão - Aula de hoje, 16 de Setembro de 2020, iniciaremos o assunto Mercantilismo/Capitalismo. Irei deixar um quadro resumo por aqui e um vídeó.
Vocês copiam o resumo no caderno e assistem ao vídeo. Depois anota as dúvidas que tiverem com relação ao vídeo e me enviam no PV.
FASES DO CAPITALISMO |COMERCIAL |INDUSTRIAL |FINANCEIRO
https://www.youtube.com/watch?v=gL4Hqmf2nXE
Boa tarde! ALUNOS DO 4CFA e 4CFB 😃✏️📰📚🎬🎼📒📖
15ª questão -Hoje estaremos dando uma pausa em nossa sequência de assuntos sobre religião, para vocês poderem responder a pergunta abaixo.
Quais pessoas que estão em destaques na mídia representam melhor o seu modo de pensar e de viver? E por quais motivos ou razões... RESPOSTA PESSOAL. Quando nos referimos a Midia, estamos nos referindo à televisão, internet e rádio, principalmente...Dessa maneira, com relação as pessoas ou celebridades que aparecem na mídia, quem você mais admira e porque?
Bom dia alunas (os) 😃✏️📰📚🎬🎼📒📖
16ª questão - Aula do dia 23/09/2020
VOCÊS DEVERÃO PESQUISAR O SIGNIFICADO DAS SEGUINTES PALAVRAS. ESTAS PALAVRAS ESTÃO NO RESUMO QUE VOCÊS COPIARAM NA SEMANA PASSADA.
Colapso, feudalismo, meios de produção, classe, pluripartidarismo, liberalismo, economia de mercado, mercantilismo, metalismo, pacto colonial.
Boa tarde!! Aula de Religião correspondente ao dia 01 de Outubro de 2020
https://www.youtube.com/watch?v=_L4AFuFfpqY
Pepeu Gomes lançou "Pedra Não é Gente Ainda" em 1988. Os versos criticavam a poluição, a destruição, o desrespeito à natureza e traziam um fio de esperança e luz. Em 2019, quem não respeita a natureza não é gente.
“Quem não respeita a natureza / Não dá força pra beleza / Não considera a vida / É pedra, não é gente ainda / Quem não constrói com o trabalho / Polui e destrói tudo / Não acredita no amor / Que a gente quer pro outro mundo"
Hoje, queima Amazônia, Pantanal, Cerrado.... E quais os outros desastres ambientais e ameaças a vida que temos no momento? ⠀ A primeira questão para ser respondida depois de copiar o texto acima.⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
https://www.youtube.com/watch?v=6kxllf4Mkwc
Explicação detalhada sobre a atividade de hoje para colega de vocês no PV. A atividade inicialmente apresenta uma canção que tem como tema ou mensagem principal, uma critica aos homens que promovem a destruição da natureza.
Aí eu trago uma primeira questão para completar. Além da fogo que está destruindo uma parte da amazônia, do pantanal e do cerrado, quais as outras tragédias e crimes ambientais que podemos lembrar. Isso com base no que é noticiado pela televisão ou pela internet nos últimos anos...
A segunda é ouvir a canção, ler o resumo da letra que trago logo em cima e que deve ser copiado, para poder dar opinião, sobre a letra e sobre a melodia. O que gostou, o que não gostou e porque.
Boa tarde alunas (os) DO 4CFA e 4CFB 😃✏️📰📚🎬🎼📒📖
17ª questão - Aula correspondente aos dias 07/10/2020
1 - A primeira atividade é responder quem sabe/gosta de desenhar e quem já produziu ou produz Memes.
2 - A aula da semana passada foi pesquisar o significado das palavras copiadas no resumo da semana anterior. Colapso, feudalismo, meios de produção, classe, pluripartidarismo, liberalismo, economia de mercado, mercantilismo, metalismo, pacto colonial.
.PARA ADIANTAR E AJUDAR VOCES. VOU TRAZER VÁRIAS PALAVRAS RESPONDIDAS PARA VOCES COPIAREM.
FEUDALISMO - Sistema político, social e econômico que se define pela troca de serviços e rendas entre o vassalo (servo) e o senhor feudal (suserano); sistema em que a terra e o direito eram cedidos ao vassalo em troca de serviços e rendas.
MEIOS DE PRODUÇÃO - meios de produção são os conjuntos formados por meios de trabalho e objetos de trabalho - ou tudo aquilo que medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da natureza em si.
LIBERALISMO - Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei.
MERCANTILISMO - Mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados-nacionais.
METALISMO - metalismo ou bulionismo é uma teoria econômica da Idade Moderna que quantifica a riqueza através da quantidade de metais preciosos possuídos. Foi uma das práticas econômicas usadas no mercantilismo.
Boa tarde ! ALUNAS (OS) DO 4CFA e 4CFB 😃✏️📰📚🎬🎼📒📖
18ª questão - Aula correspondente ao dia 21/10/2020
Assistam o vídeo sobre o Mercantilismo, anote os principais conceitos apresentados e o significado de cada um deles. De acordo com o vídeo
https://www.youtube.com/watch?list=RDCMUCeLwY_iqGhtq3AIdAEvT9-g&v=33nM1pNEzkw&feature=emb_rel_end
Para complementar a compreensão, assista o vídeo com a paródia. Nesse caso é só para reforçar a compreensão.
https://www.youtube.com/watch?v=BhwgX7y39f4
Ao fazer esse exercício acima, vocês fazem um resumo da primeira fase do capitalismo, essa e as outras duas fases estão resumidas em uma imagem resumo que foi enviada para vocês anteriormente.
Dessa maneira, falar do mercantilismo, é falar do inicio do capitalismo, um regime econômico e politico que começa a existir a partir do século XVI, a partir de 1501, cujas características principais é marcada por uma relação de exploração e violência. Tanto que inicialmente começa com o trabalho escravo e pela conquista, dominação e controle de territórios. O território onde hoje vivemos e que chamamos de Brasil foi encontrado e tomados dos índios pelos portugueses nos séculos XV e XVI, portanto o Brasil é marcado desde sua origem por uma situação de exploração e violência que deixou marcas muito terríveis nos dias atuais. Mais na frente, iremos trabalhar com essas marcas no inicio da fundação e nos dias de hoje.
19ª questão Aula do dia 04 de Novembro de 2020
A nossa aula de hoje será com exercicios que segue em uma apostila, porém para fazer estes exercícios é necessário que vocês deem uma olhada no assunto monarquia absolutista e mercantilismo. Portanto, primeiro vocês devem estudar novamente o assunto, utilizando o livro didático, assistir vídeos e depois fazer os exercicios.
Basicamente, os exercícios consistem em preencher os espaços em branco dentro do texto resumo que é proposto . Por isso recebem o nome de texto de encaixe.
Outro detalhe, quando tiver uma lista de palavras embaixo do texto, isso vai acontecer no caso de alguns, somente estas palavras podem ser encaixadas e mesmo assim, somente uma vez.
E aí lá embaixo, vocês grifam estas palavras, para vocês saberem as palavras que faltam.
Há dois modelos diferentes, mas a lógica é mesma. No caso do CRIPTOGRAMA, vocês podem descobrir as palavras utilizando a numeração das letras. Mas para isso as duas primeiras palavras precisam estar com as respostas certas. E nesse caso, a relação entre numero e letra, facilitarão a descoberta das outras resposta.
Vamos a um exemplo:
Digamos que no CRIPTOGRAMA sobre o Egito Antigo, a primeira palavra CERTA da primeira linha seja FARAÓ e a segunda palavra certa da segunda linha seja MÚMIA.
Então F =1 A=2 R=3 A=2 O=4 E M=5 U=6 M=5 I=7 A=2
Isso significa que dentro dos quadradinhos numerados das linhas seguintes, vocês podem colocar a letra correspondente. Assim, encontrarão a resposta inteira, ou encontrarão a resposta faltando completar apenas uma ou duas letras. Por exemplo, no quadrado que tiver o numero 1, vocês sempre colocarão a letra F. Nos quadrados que tem a letra 2, vocês colocam a letra A
----------------------
20 ª questão - Aula correspondente ao dia 11 de Novembro de 2020
Boa tarde alunos (as), nas aulas de hoje começaremos tratando das atividades da Consciência Negra.
A nossa atividade é com os MEMES sobre pessoas ou personalidades negras de destaque na música, na internet, nos filmes, novelas, religião, politica , esporte e etc..
Quem escolheu, deve primeiro definir quem será a personalidade negra de destaque, depois pesquisar um texto e uma foto.
Abaixo, segue exemplos de Memes já enviados.
----------------------
Boa tarde!!
21ª questão - Aula de Religião correspondente ao dia 12 de Novembro de 2020
https://www.youtube.com/watch?v=_L4AFuFfpqY
Pepeu Gomes lançou "Pedra Não é Gente Ainda" em 1988. Os versos criticavam a poluição, a destruição, o desrespeito à natureza e traziam um fio de esperança e luz. Em 2019, quem não respeita a natureza não é gente.
“Quem não respeita a natureza / Não dá força pra beleza / Não considera a vida / É pedra, não é gente ainda / Quem não constrói com o trabalho / Polui e destrói tudo / Não acredita no amor / Que a gente quer pro outro mundo"
Hoje, queima Amazônia, Pantanal, Cerrado.... E quais os outros desastres ambientais e ameaças a vida que temos no momento? ⠀ A primeira questão para ser respondida depois de copiar o texto acima.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
https://www.youtube.com/watch?v=6kxllf4Mkwc O que quis dizer Pepeu Gomes, quando afirmou na letra da canção acima , que algumas pessoas “É pedra não é gente ainda”?
-------------
Boa tarde!! 22ª questão de Religião correspondente ao dia 12 de Novembro de 2020
https://www.youtube.com/watch?v=_L4AFuFfpqY
Pepeu Gomes lançou "Pedra Não é Gente Ainda" em 1988. Os versos criticavam a poluição, a destruição, o desrespeito à natureza e traziam um fio de esperança e luz. Em 2019, quem não respeita a natureza não é gente.
“Quem não respeita a natureza / Não dá força pra beleza / Não considera a vida / É pedra, não é gente ainda / Quem não constrói com o trabalho / Polui e destrói tudo / Não acredita no amor / Que a gente quer pro outro mundo"
Hoje, queima Amazônia, Pantanal, Cerrado.... E quais os outros desastres ambientais e ameaças a vida que temos no momento? ⠀ A primeira questão para ser respondida depois de copiar o texto acima.⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
https://www.youtube.com/watch?v=6kxllf4Mkwc O que quis dizer Pepeu Gomes, quando afirmou na letra da canção acima , que algumas pessoas “É pedra não é gente ainda”?
---------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário