Total de visualizações de página

sábado, 21 de novembro de 2015

Primeiras observações sobre o projeto “Música e Consciência Negra” realizado em 19 de novembro de 2015, no Colégio Edélzio Vieira de Melo.



Geral
As performances e a qualidade do trabalho artístico-cultural, apresentado pelos alunos do Edélzio na tarde de hoje, 19 de Novembro de 2015, pode e deve comprometer ainda mais professores e equipe diretiva para buscar reverter ou evitar aquilo que disse o então Ministro da Cultura Gilberto Gil, que afirmou em discurso na câmara dos deputados no ano de 2004: “(...)Há muitas iniciativas culturais que nascem, e na maior parte das vezes morrem, nas periferias e no interior do nosso país, sem que o Brasil possa se dar conta de quanto talento é capaz o seu povo..”
Para colaborar com a mudança dessa situação, Gilberto Gil e sua equipe, utilizaram algumas estratégias visando amenizar ou reverter o quadro por ele descrito, em uma delas fui incluído, os seminários e oficinas de capacitação de agentes culturais, nos quais tomei parte em alguns, inclusive nos dias em que precisei me afastar da escola durante este ano, para ir até Salvador e Brasilia.
Diante disso, acredito que podemos também colaborar com aquilo que disse hoje, realizar uma programação cultural permanente focada em três eixos - Inovação, Criatividade e Empreendedorismo - visando destacar os alunos do Edélzio e a cidade de Santa Rosa de Lima de forma positiva, sem esperar que o destaque aconteça na imprensa em função de dificuldades, tragédias ou escândalos .
Como linkar música e consciência negra foi uma estratégia inovadora de sucesso, alicerçada ou sustentada na criatividade de muitos alunos e na disposição do professor Almir e equipe diretiva em garantir o êxito do trabalho realizado, fica a dica para que continuemos aprofundando os conhecimentos sobre o cancioneiro que trata da temática da consciência negra e outras temáticas históricas, sociais, culturais e ambientais.
Quanto ao questionário, acredito que o assunto ficou mais claro quando expliquei presencialmente, no sentido de que ele servirá como base para a elaboração do projeto 2016, que esperamos aconteça durante meses, incluído no processo ensino-aprendizagem e com programação final durante uma semana. Com seminários, apresentações artísticas, visita ao museu afro de Laranjeiras, mostra de filmes étnico-raciais. Cada programação em dias diferentes, em alguns casos, até sábado e turnos contrários e/ou com pouco tempo de duração no turno normal, para não atrapalhar a rotina escolar.
O questionário pode ser preenchido e entregue na secretaria da escola, o mais rápido possível, ou pode ser envidado via internet.
No link abaixo, pode ser conferido muitas músicas interessantes para quem quiser ir mais fundo nessa viagem.
http://acaoculturalse.blogspot.com.br/2015/11/musica-e-consciencia-negra-para-deleite.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog