Reunir um grupo de pessoas para assistir a um show de artistas ligados a cultura de massa é fácil. Da mesma maneira, ir até o teatro para assistir a uma peca de teatro com artistas “globais” também.
Os artistas da cultura de massa, incluindo os “globais” contam com todo o aparato dos meios de comunicação e por causa disso, em muitos casos, são os únicos dos quais a população, em especial adolescentes e jovens tem conhecimento.
A despeito disso, o Brasil e Sergipe não é exceção, conta com uma grande produção artistica e de qualidade, que não consegue, salvo exceções, mobilizar muita gente, ás vezes, nem mesmo um pequeno grupo para garantir presença em eventos culturais, mesmo que estes sejam de pequeno porte.
Para mudar esta situação, faz-se necessário ampliar as politicas públicas de democratização cultural, como também do acesso as novas tecnologias da informação e da comunicação, assim como fortalecer as iniciativas coletivas de artistas e produtores culturais voltadas para a formação de público.
Dentre estes iniciativas, destacam-se os saraus, uma tradição que data do periodo colonial e que mesmo assim, nunca deixou de ser realizada e nos últimos anos tem ressurgido com bastante força e até mesmo em alguns segmentos ligados a juventude da periferia de São Paulo, leia aqui e de outras grandes e pequenas cidades. Aqui em Aracaju, o mais tradicional chama-se o “Poeta, o Vinho e o Violão” produzido pelo SESC.
Nesta perspectiva, os produtores culturais João Santos e Zezito de Oliveira com a chancela da Ong Ação Cultural estão a frente do Sarau “Arte na Garagem” Sua garagem é o palco, que pretende reunir mensalmente um grupo de pelo menos 20 amantes da cultura nas garagens e outros espaços apropriados das casas de alguns deles, onde o evento terá lugar.
A abertura da iniciativa está programada para acontecer no dia 12 de Setembro, das 19h30 ás 23h e contará com as seguintes atrações:
Ambientação Estética: João Santos
Bate Papo com Verônica Sacta da Caravana Internacional Arcoiris por La Paz que está (re) visitando Aracaju, na oportunidade falará sobre o que aprendeu e ensinou ao visitar dezenas de Pontos de Cultura, espalhados por diversos estados brasileiros.
Música – Krânio
Artes Plásticas – George Vieira
Video – José Lacierva
Poesia – Gilda Costa
Dança do Ventre - Karol Mora
Local – Rua Goiás, 889 (casa de Zezito e Irene e subsede da Ação Cultural)
Localizada atrás da Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Praça Dom José Thomaz) entre as Ruas Acre e Paraíba.
O valor da contribuição é de R$10.00 e deve ser pago antecipadamente.
Público estimado: Máximo de 20 pessoas.
Zezito de Oliveira - 9993-4483
LEIA OUTRAS NOTICIAS CULTURAIS EM:
http://consorciocultural.blogspot.com/ , http://acaoculturalse.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário