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segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Atividades para os alunos do 2ª ANO em 12/01/2021

 LEIA O CAPITULO DO LIVRO DIDÁTICO QUE TRATA DA COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA E/OU ASSISTA OS VÍDEOS ENVIADOS ANTERIORMENTE.

Questão 1

Em 1500, os portugueses chegaram nas terras que hoje correspondem ao Brasil. Sobre esse período, coloque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações abaixo:

I. Os portugueses chegaram no Brasil em 18 de abril de 1500.
II. O período chamado de colonial compreende os anos de 1500 a 1822.
III. Os portugueses vieram ao Brasil junto aos espanhóis para conquistar as terras.
IV. Os principais grupos étnicos no Brasil colônia eram: brancos, negros e índios.

Questão 2

O período colonial no Brasil teve início em:

a) 1530
b) 1500
c) 1600
d) 1589
e) 1630

Questão 3

No período pré-colonial a atividade econômica que teve maior destaque foi:

a) pau-brasil
b) mineração
c) cana-de-açúcar
d) café
e) algodão

Questão 4

A primeira capital do Brasil foi:

a) São Paulo
b) Rio de Janeiro
c) Salvador
d) São Luís
e) Brasília

Questão 5

O Tratado de Tordesilhas foi um acordo entre:

a) Brasil e Portugal
b) França e Portugal
c) Portugal e Inglaterra
d) Inglaterra e França
e) Portugal e Espanha

Questão 6

Oficialmente, a abolição da escravidão no Brasil ocorre através da:

a) Lei do Ventre Livre
b) Lei Eusébio de Queirós
c) Lei Áurea
d) Lei dos Sexagenários
e) Lei Bill Aberdeen

Questão 7

Sobre o período chamado Brasil Colônia, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A esquadra de Pedro Álvares Cabral saiu da Espanha.
b) O monte que os portugueses avistaram foi chamado de Monte Pascoal.
c) Quando chegaram nas terras brasileiras os portugueses rezaram uma missa.
d) O escrivão da esquadra de Cabral era Pero Vaz de Caminha.
e) A motivação dos portugueses era conquistar novos territórios.

Questão 8

Em 1534, a Coroa portuguesa dividiu o território em 15 partes que ficaram conhecidos como:

a) governos gerais
b) Tratado de Tordesilhas
c) capitanias hereditárias
d) Tratado de donatários
e) Sesmarias

Questão 9

O período chamado de Brasil colônia terminou com o:

a) Tratado de Madrid
b) Elevação do Brasil a Reino Unido
c) Fim do tráfico negreiro
d) Leis abolicionistas
e) Ciclo do ouro

Questão 10

No período do Brasil colonial, outros países que invadiram as terras foram:

a) Espanha e Inglaterra
b) Holanda e Espanha
c) França e Espanha
d) França e Holanda
e) Inglaterra e França


Atividades para os alunos do 3º ano referente ao dia 12/01/2021

LEIA O CAPITULO DO LIVRO DIDÁTICO QUE TRATA DO ASSUNTO REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE E ASSISTA OS VÍDEOS ENVIADOS ANTERIORMENTE.

QUESTÃO 1

(F. M. Santa Casa/SP) A revolução de fevereiro de 1917, na Rússia, pode ser caracterizada como:

a) uma luta encabeçada por Lenin para estabelecer um estado soviético.
b) uma reação da Igreja Ortodoxa contra a prepotência de Rasputin.
c) um conflito de inspiração rural a fim de apoiar os mujiques.
d) um movimento de caráter burguês com o objetivo de depor o czar Nicolau II.
e) um esforço de intelectuais, comprometidos com as ideias anarquistas de Bakunin.

 

QUESTÃO 2

(UFMG) Com relação ao processo revolucionário russo que culminou com a tomada do poder pelos bolcheviques em 1917, pode-se afirmar que:

a) Na fase denominada Comunismo de Guerra, uma das primeiras medidas tomadas por Lenin foi a nacionalização dos bancos e das principais indústrias.
b) O governo provisório liderado por Kerensky, tão logo assumiu o poder retirou a Rússia da Guerra através do Tratado de Brest-Litovsky
c) O lema “Paz, Terra e Pão” adotado por Stalin, foi fundamental para a mobilização do campesinato e seu engajamento na luta ao lado dos mencheviques.
d) Na guerra civil entre brancos e vermelhos, os brancos receberam auxílio de mercenários de toda a Europa, recrutados por países capitalistas.
e) Na fase da NEP (Nova Política Econômica) houve estatização definitiva de todas as indústrias bem como a proibição da entrada de técnicos estrangeiros.

 

QUESTÃO 3

(UEFS) Uma política foi sendo aos poucos colocada em prática, desde 1919, pelos países vencedores na Primeira Guerra Mundial: não intervir, porém conter o bolchevismo. Formar uma “barragem contínua”, apoiando-se no exército polonês e no exército romeno. Era o primeiro esboço do mais tarde chamado “cordão sanitário”.

(Jean-Jacques Becker. O Tratado de Versalhes, 2011. Adaptado.)

O historiador alude, implicitamente,

a) à irrelevância da revolução russa nas relações internacionais.
b) à ausência de plano no combate dos capitalistas ao socialismo soviético.
c) à aliança entre nações capitalistas e forças czaristas no combate ao socialismo.
d) à defesa pelo Ocidente das liberdades democráticas nos estados socialistas.
e) à consolidação da revolução socialista na Rússia soviética.

 

QUESTÃO 4

(PUC-Campinas)

"... derrotas na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental, desemprego e crescente miséria das massas."

O quadro descrito no texto conduziu à:

a) crescente insatisfação da burguesia russa em relação ao governo do Czar.
b) entrada da Rússia na I Grande Guerra.
c) rebelião Boxer na China em 1900.
d) Segunda Guerra Mundial em 1939.
e) Revolução Russa em 1917.

 

Questão 5

(UFV/MG) Sobre a Revolução Russa, iniciada em 1917, é INCORRETO afirmar que:

a) a Revolução de Fevereiro permitiu a chegada dos Soviets ao poder.
b) a Revolução de Outubro foi marcada pela execução do Czar e de sua família.
c) a atuação do país na I Guerra Mundial aumentou os problemas internos, como a fome.
d) o Comunismo de Guerra estabeleceu rígido controle sobre a produção e o consumo.

 

Questão 6

(FURG/RS) No movimento revolucionário russo de 1917, o soviet consistia em:

a) uma organização sindical socialista.
b) uma organização militar estalinista.
c) um comitê formado por camponeses rebeldes, operários e soldados.
d) um conselho burocrático popular.
e) uma milícia formada por cossacos.

 

Questão 7

(UESPI) A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Bolchevique de 1917 são parte do mesmo contexto de conflagração militar e política. Portanto, é correto afirmar que:

a) A revolução de outubro de 1917 foi induzida de fora para dentro da Rússia, sendo apoiada sobretudo por generais cansados da guerra estrangeira contra a Alemanha.
b) O desfecho da revolução guarda estreita relação com o desenrolar da guerra, notadamente os fracassos militares do exército do czar, que permitiu a morte de milhões de russos.
c) O comunismo germânico acabou por se disseminar pela Rússia invadida, triunfando depois como movimento revolucionário local.
d) A proclamação da República de Weimar, nas fronteiras russas, desperta o sentimento republicano, e também socialista, no povo russo, que proclamará a república soviética.
e) O czar da Rússia aliou-se aos inimigos externos da Tríplice Aliança, e, internamente, entregou “todo o poder aos sovietes”.

 

Questão 8

(UNISA/SP)

1. Fica abolida a propriedade privada da terra, sem qualquer indenização.
2. Todas as grandes propriedades territoriais, todas as terras pertencentes à Coroa, às ordens religiosas, à Igreja, compreendendo o gado, o material agrícola e os edifícios com todas as suas dependências, ficam à disposição dos comitês distritais agrários e de camponeses até a reunião da Assembleia Constituinte.

(John Reed. Dez dias que abalaram o mundo, 2002.)

O texto faz referência

a) aos decretos nazistas de expropriação dos bens da população judaico-alemã no final da década de 1930.
b) às propostas do presidente Roosevelt para combater a Grande Depressão causada pela crise de 1929.
c) às medidas adotadas pelo partido bolchevique após a tomada do poder na Rússia em 1917.
d) à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão elaborada durante a Revolução Francesa de 1789.
e) às Reformas de Base propostas pelo presidente João Goulart em seu comício realizado em março de 1964.

Avaliação das aulas via celular e videconferência.

 

1 - O que foi positivo em termos de participação de aulas via  celular e videoconferência?

2 - O que foi negativo em termos de participação de  aulas via  celular e videoconferência?

3 - Quais assuntos vocês lembram mais?

4 - Quais assuntos vocês não conseguiram compreender?

5 – O que gostaria de acrescentar?


 Fonte da Imagem: https://www.estadao.com.br/infograficos/saude,seu-filho-esta-online,1087061

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

TEMAS "SENSIVEIS DE HISTÓRIA " NÃO ABORDADOS EM SALA DE AULA, POR FALTA DE TEMPO E ETC...

 IMPORTANTE: OS VÍDEOS ABAIXO SÃO BASEADOS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS, DA CIÊNCIA HISTÓRICA E CIÊNCIAS AUXILIARES.

🕌 Como era a VIDA DA MOÇA SOLTEIRA na Idade Média?



https://www.youtube.com/watch?v=-uqHsFshAsk&list=PLNtswFgwUtYVaeptIewsk8p8_CTzsOTfQ&index=7

🕌 IDADE MÉDIA: Como eram os relacionamentos homoafetivos nos tempos medievais? |vídeo


terça-feira, 5 de janeiro de 2021

ÚLTIMOS MAPAS MENTAIS PARA O 1º e 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM 2020.

 1º ANO

Boa tarde! Para alunos dos primeiros  anos.

Atividade do dia 05 de janeiro de 2021

O assunto RENASCIMENTO ITALIANO  forma a conclusão da nossa programação para o ano de 2020. A proposta é vocês produzirem os  mapas mentais correspondente as páginas abaixo. Só enviem quando concluírem  todos eles.  O prazo para envio é até o final de janeiro. Preferencialmente,  enviem  até  20 de janeiro.

A avaliação será realizada por meio dos mapas mentais.  Mas continuarei enviando sugestões de vídeos e exercícios para vocês fazerem, mas sem obrigatoriedade de me reenviar.  No caso de quem fizer, enviarei  posteriormente  o gabarito, para auto correção.

Para facilitar a identificação. Quem enviar, tanto o segundo ano , como as outras séries, nomeie o arquivo da seguinte maneira

Nome, série e turma, mapa mental, assunto.

Quem puder enviar em PDF e/ou por Email, facilita.

O RENASCIMENTO ITALIANO

1-      A época do Renascimento – Pág. 224 à 227

2-      As divergências com a teologia católica – Pág. 228 e 229

3-      A ciência no Renascimento – Pág. 230 e 231

4-      A arte renascentista na Itália – Pág. 232 e 233

3º ANO

Atividade do dia 05 de janeiro de 2021

Estes dois assuntos formam a conclusão da nossa programação para o ano de 2020. A proposta é vocês irem  produzindo os mapas mentais correspondente as páginas abaixo. Só enviem quando concluírem cada um dos blocos. A  ERA VARGAS forma um bloco  e A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL,   forma o outro bloco. O prazo para envio dos dois blocos é o final de janeiro. Preferencialmente,  enviem  os mapas mentais do primeiro bloco por volta do dia 15 e do segundo, por volta do dia 25 de janeiro

A avaliação será realizada por meio dos mapas mentais. Continuarei enviando sugestão de vídeos e exercício para vocês fazerem, mas sem obrigatoriedade de me reenviar.  No caso de quem fizer, enviarei  posteriormente  o gabarito, para auto correção.

Para facilitar a identificação. Quem enviar,  nomeie o arquivo da seguinte maneira

Nome, série e turma, mapa mental, assunto.

Quem puder enviar em PDF e/ou por Email, facilita.

A ERA VARGAS

1-      A sociedade brasileira na década de 1920 – Pág. 104 e 105

2-      O fim da Primeira República – Pág. 106 e 107

3-      A Era Vargas – Pág. 108 e 109

4-      O Estado Novo – Pág. 110 e 111

 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

1 - A caminho da segunda guerra – Pág. 122 e 123

2 –  O prenúncio da guerra – Pág. 124 e 125

3 – A ofensiva do Eixo – Pág. 128 à 131

4 – O mundo entre os anos 1942 e 1944 – Pág. 132 à 135

5 – O Brasil na Segunda Guerra Mundial  - Pág. 136 e 137

 

 

 

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Atividades de História para o 7º B

  Recomendações

1 – Copiar perguntas e respostas.

2 - Perguntas com caneta de uma cor e resposta com canetas de outra cor, ou lápis. Mas se escrever de lápis, escrever com uma escrita firme para destacar a cor preta.

3 – Utilizar letra legível.  

4 – De preferência,  primeiro responder em um rascunho e depois passar a limpo.

5 – Não rasurar e nem corrigir depois que passar a limpo. Por isso é melhor escrever primeiro como rascunho.

6 – Se quiser,  pode pedir a outra pessoa da família para dar uma olhada ou ajudar nas respostas.

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 Boa tarde !! Pessoas!! 👍🏾🌻☘️
Aqui é o professor Zezito.
1ª questão- A aula será da seguinte maneira:
.
Por favor, copiem no caderno   as perguntas e respondam  no caderno, colocando a data de hoje (10/06/2020).

 São três questões:
1 - Qual a diferença entre epidemia e pandemia? Pesquisar no dicionário  as duas palavras e trazer para essa aula.
2 – Desde que deixamos de ter aulas presenciais, o que você lembra  dos assuntos das nossas aulas de história, de religião ou  projeto de vida,  em especial  àquilo que está ligado ao noticiário da internet e da TV.
Aqui,  no horário dessa aula de hoje, você pode citar exemplos, temas, assuntos.   Tanto por escrito como por gravação de áudio. Não precisa detalhar muito ou explicar. Basta informar o que mais lembrou, principalmente o que tem relação com os acontecimentos que estamos atualmente vivendo no Brasil e no mundo.
3 - Como você e sua família estão vivendo em meio a situação atual   de pandemia do coronavirus? Como está a sua cabeça?  
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 2ª questão- Aula de História  - 01/07/2020
Boa tarde!! Pessoas!! ☘️🌻😃
Aqui é o professor Zezito.
A aula hoje será da seguinte maneira:
Trago três  questões para vocês começarem  a resolver aqui, mas concluir ou completar o restante depois da aula, vocês respondem por aqui o que for orientado  e, se tiver alguma dúvida, aproveitem para perguntar nesse horário, o qual é  determinado para minha disciplina.
Hoje utilizaremos um vídeo que vocês podem utilizar como base para responder as perguntas abaixo.
Por favor, copiem no caderno   as perguntas e respondam  no caderno, colocando a data de hoje (01/07/2020). 

São três questões:
1 - Qual o significado da palavra monarquia ? Dicionário
2 - Como foi  a monarquia na idade média? Livro ou internet
3 - Como foi a  monarquia a partir da criação do estado moderno, após o fim da idade média? Livro ou internet
Monarquia
https://www.youtube.com/watch?v=Bx2AjQmyxao
Video produzido pelos alunos do 2º ano do Curso Técnico em Publicidade do colégio Senador Correia em Ponta Grossa - Pr. para o trabalho sobre Regimes e Formas de Governo da disciplina de Sociologia - Professora Mirna Santos.

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3ª questão - Aula    - 08/07/2020
Bom dia!! Pessoas!! ☘️🌻😃
Aqui é o professor Zezito.
A aula hoje será da seguinte maneira:  Continuaremos a atividade da semana passada.Quem concluiu temos uma quarta pergunta
Por favor, copiem no caderno   as perguntas e respondam  no caderno, colocando a data de hoje (08/07/2020). Vou recolher e corrigir quando retornarmos para as aulas presenciais,  na escola.
1 - Qual o significado da palavra monarquia ? Dicionário
2 - Como foi  a monarquia na idade média? Livro ou internet
3 - Como foi a  monarquia a partir da criação do estado moderno, após o fim da idade média? Livro ou internet
4 - Tem pessoas no Brasil que defendem a volta da monarquia. O que vocês pensam a respeito disso. A NOVA QUESTÃO
O primeiro vídeo Monarquia
https://www.youtube.com/watch?v=Bx2AjQmyxao
Video produzido pelos alunos do 2º ano do Curso Técnico em Publicidade do colégio Senador Correia em Ponta Grossa - Pr. para o trabalho sobre Regimes e Formas de Governo da disciplina de Sociologia - Professora Mirna Santos.

4ª questão -  Aula   - 29/07/2020
Boa tarde Pessoas!! 🌨️⛅☀️
Aqui é o professor Zezito. 😃
Na aula passada,  trouxemos um texto e solicitamos que cada aluno  destacasse  três palavras, para pesquisar no dicionário e trazer para cá. As palavras foram escolhidas e vocês devem trazer para cá o resultado da pesquisa, mas de forma digitada.
Por favor, copiem no caderno   no caderno, colocando a data de hoje (29/07/2020). Vou conferir  e corrigir quando retornarmos para as aulas presenciais,  na escola.
O TEXTO DA SEMANA PASSADA - O Absolutismo foi um sistema político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa. Essa forma de governo estava diretamente ligada com o processo de formação dos Estados Nacionais (nações modernas) e com a ascensão da classe mercantil conhecida como burguesia, assim como se relacionava a uma série de outras transformações ocorridas na Europa desde a Baixa Idade Média.
Surgimento
À medida que o Estado Nacional foi consolidando suas fronteiras e demandas e com o surgimento de uma forte classe mercantil, houve a necessidade de um representante que defendesse seus interesses e, assim, o poder passou a ser concentrado na figura do monarca. Diferentemente do que acontecia durante a Idade Média em que o poder do real não era unânime e, por isso, era necessário o auxílio dos nobres para composição do exército, por exemplo, no Absolutismo, o monarca controlava todo o poder na tomada de decisões da nação.
Assim, eram determinadas pelo rei a organização das leis, a criação dos impostos, a delimitação e implantação da justiça etc. Surgiu ainda, nesse período, a burocracia, toda uma estrutura de governo que era responsável pela execução do trabalho administrativo da nação, de forma a auxiliar o rei na administração do Estado recém-criado.
Com a delimitação das fronteiras nacionais, o Absolutismo contribuiu para a diminuição das diferenças culturas locais, ou seja, houve uma padronização. Assim, uma só moeda foi implantada e um só idioma foi escolhido para toda a nação. Com o fortalecimento do comércio, foi criada uma série de impostos para a sua regulação, além de impostos alfandegários para a defesa da economia interna.
A partir desses impostos, o rei pôde montar um exército permanente que ficava a seu serviço na defesa interna, em casos de rebeliões, e na defesa externa, em casos de conflitos. Além disso, do ponto de vista religioso, o poder real foi visto como uma escolha direta de Deus, portanto, indiscutível.
O Absolutismo não possuía, entretanto, características homogêneas e apresentava também suas particularidades em diferentes locais. Dessa forma, destacaram-se três modelos desse sistema político: o francês, o inglês e o espanhol. O rei francês Luís XIV foi o melhor exemplo de aplicação do poder Absolutismo.

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Bom dia! 😃✏️📰📚🎬🎼📒📖
5ª questão   - 05/08/2020
Continuaremos a nossa aula da semana passada sobre as monarquias absolutistas.
Mas antes de continuar,  vocês já devem estar conscientes que monarquia está relacionado a um sistema de governo onde o governante tem poder vitalício e hereditário. O que isso significa: Que ele governa enquanto estiver vivo e o cargo é herdado pelo filho mais velho.
E quanto a palavra Absolutismo ou monarquia absoluta.  1 - Como vocês podem definir com as próprias palavras?  Essa é primeira de hoje para responder..
E por falar em monarquia, tem um escândalo envolvendo um dos países europeus que ainda tem monarquia, embora na maioria hoje em dia, o rei não manda nada, o papel dele é mais figurativo.  Mas o escândalo eu trago daqui a pouco.
2- A  partir de qual século começaram a surgir monarquia absolutistas?
A segunda tarefa é copiar no caderno o  que está escrito nos dois resumos abaixo:



Boa tarde! 😃✏️📰📚🎬🎼📒📖

6ª questão - 18/08/2020 Continuaremos com o assunto  monarquias absolutistas.
Para justificar a monarquia absolutista os reis contaram com a defesa de alguns pensadores .
Para essa aula selecionamos os principais. Abaixo temos os nomes e as ideias por eles defendidas. VOCÊS DEVEM COPIAR O TEXTO ABAIXO E DEPOIS FOTOGRAFAR O CADERNO E MOSTRAR AQUI NO GRUPO
O teórico italiano Maquiavel (1469 – 1527)ficou conhecido principalmente pelas suas frases simbólicas para retratar o governo ideal. Ele defendeu que o Estado para atingir os seus objetivos não deveria medir esforços, pois “os fins justificam os meios”. Uma das alternativas para construir um governo forte seria a separação entre moral e política, uma vez que as razões do Estado deveriam ser superiores a quaisquer valores culturais e sociais da nação. Maquiavel elaborou a tese de que o Príncipe (Líder político) deveria aprender a ser mau para conseguir manter o poder e, além disso, defendeu um governo em que os indivíduos eram vistos como súditos, que deveriam apenas cumprir ordens.
Jacques Bossuet (1627 – 1704) foi o teórico responsável por envolver política e religião em sua tese. Ele partiu do pressuposto que o poder real era também o poder divino, pois os monarcas eram representantes de Deus na Terra. Por isso, os reis tinham que possuir controle total da sociedade. Dessa forma, eles não poderiam ser questionados quanto às suas práticas políticas. Assim, o monarca possuía o direito divino de governar e o súdito que se voltasse contra ele estaria questionando as verdades eternas de Deus.
Os teóricos absolutistas defenderam uma forma de governo monarquista em que o poder estava concentrado nas mãos dos reis. Suas teorias foram questionadas a partir da elaboração das teses liberais durante o Iluminismo que reivindicaram governos democráticos e a soberania popular na política.
Depois de copiar, devem assistir o vídeo abaixo:
 Pensadores do Absolutismo

https://www.youtube.com/watch?v=xL9IPbMwlMg

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7ª questão  - 02/09/2020.

Pensadores do Absolutismo
https://www.youtube.com/watch?v=xL9IPbMwlMg  
Bom dia! O assunto continua sendo  monarquia absolutista.. A tarefa de hoje  é fazer resumo do pensamento  dos três pensadores/filósofos absolutistas.   O resumo deve ficar entre três e cinco linhas.
São três autores:  Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet

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Quem  não conseguir fazer o resumo pelo vídeo, pode fazer pelo texto abaixo:
O teórico italiano MAQUIAVEL (1469 – 1527)ficou conhecido principalmente pelas suas frases simbólicas para retratar o governo ideal. Ele defendeu que o Estado para atingir os seus objetivos não deveria medir esforços, pois “os fins justificam os meios”. Uma das alternativas para construir um governo forte seria a separação entre moral e política, uma vez que as razões do Estado deveriam ser superiores a quaisquer valores culturais e sociais da nação. Maquiavel elaborou a tese de que o Príncipe (Líder político) deveria aprender a ser mau para conseguir manter o poder e, além disso, defendeu um governo em que os indivíduos eram vistos como súditos, que deveriam apenas cumprir ordens.
THOMAS HOBBES (1588 – 1679) foi um dos teóricos mais radicais do absolutismo. Ele defendeu a tese de que “o homem era o lobo do homem”, afirmando que os seres humanos nasciam ruins e egoístas por natureza. Esse pessimismo perante a humanidade levou o teórico inglês a propor um pacto político em que as pessoas conseguiriam conquistar paz e felicidade. Esse pacto dizia que para a humanidade viver em harmonia, ela deveria abdicar de seus direitos e os transferir a um soberano cujo papel era conter o ímpeto do homem em seu estado de natureza. Dessa forma, Hobbes legitimou a existência do poder real afirmando que era através dele que as pessoas não viveriam em um cenário de caos e guerra.

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 Boa tarde! 😃✏️📰📚🎬🎼📒📖
8ª questão   - 02/09/2020
Pensadores do Absolutismo
https://www.youtube.com/watch?v=xL9IPbMwlMg  
Bom dia! O assunto continua sendo  monarquia absolutista.. A tarefa de hoje  é fazer resumo do pensamento  dos três pensadores/filósofos absolutistas.   O resumo deve ficar entre três e cinco linhas.
São três autores:  Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet

Quem  não conseguir fazer o resumo pelo vídeo, pode fazer pelo texto abaixo:
O teórico italiano MAQUIAVEL (1469 – 1527)ficou conhecido principalmente pelas suas frases simbólicas para retratar o governo ideal. Ele defendeu que o Estado para atingir os seus objetivos não deveria medir esforços, pois “os fins justificam os meios”. Uma das alternativas para construir um governo forte seria a separação entre moral e política, uma vez que as razões do Estado deveriam ser superiores a quaisquer valores culturais e sociais da nação. Maquiavel elaborou a tese de que o Príncipe (Líder político) deveria aprender a ser mau para conseguir manter o poder e, além disso, defendeu um governo em que os indivíduos eram vistos como súditos, que deveriam apenas cumprir ordens.
THOMAS HOBBES (1588 – 1679) foi um dos teóricos mais radicais do absolutismo. Ele defendeu a tese de que “o homem era o lobo do homem”, afirmando que os seres humanos nasciam ruins e egoístas por natureza. Esse pessimismo perante a humanidade levou o teórico inglês a propor um pacto político em que as pessoas conseguiriam conquistar paz e felicidade. Esse pacto dizia que para a humanidade viver em harmonia, ela deveria abdicar de seus direitos e os transferir a um soberano cujo papel era conter o ímpeto do homem em seu estado de natureza. Dessa forma, Hobbes legitimou a existência do poder real afirmando que era através dele que as pessoas não viveriam em um cenário de caos e guerra.
JACQUES BOSSUET (1627 – 1704) foi o teórico responsável por envolver política e religião em sua tese. Ele partiu do pressuposto que o poder real era também o poder divino, pois os monarcas eram representantes de Deus na Terra. Por isso, os reis tinham que possuir controle total da sociedade. Dessa forma, eles não poderiam ser questionados quanto às suas práticas políticas. Assim, o monarca possuía o direito divino de governar e o súdito que se voltasse contra ele estaria questionando as verdades eternas de Deus.
Os teóricos absolutistas defenderam uma forma de governo monarquista em que o poder estava concentrado nas mãos dos reis. Suas teorias foram questionadas a partir da elaboração das teses liberais durante o Iluminismo que reivindicaram governos democráticos e a soberania popular na política.
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9ª questão - Na aula de hoje, 09 de Setembro de 2020,  encerraremos o assunto Absolutismo. Irei deixar um quadro resumo por aqui e um vídeó.
Vocês copiam o resumo no caderno e assistem ao vídeo. Depois anota as dúvidas que tiverem com relação ao vídeo para conversarmos na próxima aula.
https://www.youtube.com/watch?v=WYoOTDDHuTM



10ª questão - Aula de hoje, 16 de Setembro de 2020,  iniciaremos o assunto Mercantilismo/Capitalismo. Irei deixar um quadro resumo por aqui e um vídeo.
Vocês copiam o resumo no caderno e assistem ao vídeo. Depois anota as dúvidas que tiverem com relação ao vídeo e me enviam no PV.
FASES DO CAPITALISMO |COMERCIAL |INDUSTRIAL |FINANCEIRO
 https://www.youtube.com/watch?v=gL4Hqmf2nXE

Bom dia alunas (os)    😃✏️📰📚🎬🎼📒📖

11ª questão - Aula do dia 23/09/2020
 VOCÊS DEVERÃO PESQUISAR O SIGNIFICADO DAS SEGUINTES PALAVRAS. ESTAS PALAVRAS ESTÃO NO RESUMO QUE VOCÊS COPIARAM NA SEMANA PASSADA.
Colapso, feudalismo, meios de produção, classe, pluripartidarismo, liberalismo, economia de mercado, mercantilismo, metalismo, pacto colonial.

12ª questão - Aula correspondente aos dias 07/10/2020

 2 - A aula da semana passada foi pesquisar o significado das palavras copiadas no resumo da semana anterior.   Colapso, feudalismo, meios de produção, classe, pluripartidarismo, liberalismo, economia de mercado, mercantilismo, metalismo, pacto colonial.
.PARA ADIANTAR E AJUDAR VOCES. VOU TRAZER VÁRIAS PALAVRAS RESPONDIDAS PARA VOCES COPIAREM.
FEUDALISMO - Sistema político, social e econômico que se define pela troca de serviços e rendas entre o vassalo (servo) e o senhor feudal (suserano); sistema em que a terra e o direito eram cedidos ao vassalo em troca de serviços e rendas.
 MEIOS DE PRODUÇÃO - meios de produção são os conjuntos formados por meios de trabalho e objetos de trabalho - ou tudo aquilo que medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da natureza em si.
 LIBERALISMO - Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei.
MERCANTILISMO - Mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados-nacionais.
METALISMO - metalismo ou bulionismo  é uma teoria econômica da Idade Moderna que quantifica a riqueza através da quantidade de metais preciosos possuídos. Foi uma das práticas econômicas usadas no mercantilismo.

13ª questão  correspondente ao dia 21/10/2020
Assistam  o vídeo sobre o Mercantilismo, anote os principais conceitos apresentados e o significado de cada um deles. De acordo com o vídeo
https://www.youtube.com/watch?list=RDCMUCeLwY_iqGhtq3AIdAEvT9-g&v=33nM1pNEzkw&feature=emb_rel_end
Para complementar a compreensão, assista o vídeo com a paródia.  Nesse caso é só para reforçar a compreensão.
https://www.youtube.com/watch?v=BhwgX7y39f4
Ao fazer esse exercício acima,  vocês fazem um resumo da primeira fase do capitalismo, essa e as outras duas fases estão resumidas em uma imagem resumo que foi enviada para vocês anteriormente.
Dessa maneira, falar do mercantilismo,   é falar do inicio do capitalismo, um regime econômico e politico que começa a existir a partir do  século XVI, a partir de 1501,  cujas características principais é marcada  por uma relação de exploração e violência. Tanto que inicialmente começa com o trabalho escravo e pela conquista, dominação e controle de territórios.  O território onde hoje vivemos e que chamamos de Brasil foi encontrado  e tomados dos índios pelos portugueses nos  séculos XV e  XVI, portanto o Brasil é marcado desde sua origem por uma situação de exploração e violência que deixou marcas muito terríveis nos dias atuais. Mais na frente,  iremos trabalhar com essas marcas no inicio da fundação e nos dias de hoje.

 

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