Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Atividades para alunos na quarentena 6º e 7º ano.


ROTEIRO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DE HISTÓRIA PARA ALUNOS DO 7º ANO E 4ª ETAPA.

TEMA: 1 - AS EPIDEMIAS  E SEUS IMPACTOS PARA A CRISE DA IDADE MÉDIA E SURGIMENTO DO ESTADO MODERNO.
2 - ESTUDO COMPARATIVO COM A PANDEMIA ATUAL DO CORONAVIRUS.
Texto 1 - "A peste negra deu uma importante contribuição para o fim da idade média, fazendo com que a Europa passasse a viver o período do Renascimento em que passou a valorizar a ciência, a cultura e as artes. A peste negra  com o decorrer do tempo, também deu uma importante contribuição para o enfraquecimento da igreja, assim como ajudou a construir a noção que a razão leva ao conhecimento e a cura de muitas doenças. Isso trouxe como consequência o surgimento das ideias iluministas e da ciência como conhecemos na atualidade."
Professor Zezito de Oliveira

Texto 2 - Consequências da peste negra
Ao mesmo tempo que a peste negra assolava a Europa, França e Inglaterra se batiam na Guerra dos Cem Anos. Esses dois fatores vão provocar uma série de mudanças sociais e econômicas na Baixa Idade Média.
Com a falta de mão de obra, os servos pensavam que o salário da jornada de trabalho iria aumentar, mas isso quase não aconteceu. Este fato gerou várias camponesas que desestabilizaram a sociedade medieval.
Por sua vez, a maioria dos servos deixam o campo e vão para as cidades onde havia trabalho e mais recursos. Assim, começa a crescer o poder da burguesia iniciando a crise do feudalismo e a revolução burguesa.
Da mesma forma, houve quem se apropriasse de terras, bens e heranças que foram deixados abandonados por aqueles que haviam morrido vítimas da peste.
Igualmente, surgiram ordens religiosas de flagelantes que costumavam se mutilar para buscar o perdão dos pecados.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/peste-negra/
A Peste Negra (por Antonio Samarone, resenhando Joffre)
A maior epidemia da história foi a Peste Negra do Século XIV.
Começou na Ásia Central e se espalhou em todas as direções. Em 1334, causou cinco milhões de mortes na Mongólia e na China.
“Em 1347 a epidemia alcançou a Crimeia, o arquipélago grego e a Sicília. Em 1348 embarcações genovesas procedentes da Crimeia aportaram em Marselha, no sul da França, ali disseminando a doença. Em um ano, a maior parte da população de Marselha foi dizimada pela peste.”
“Em 1349 a peste chegou ao centro e ao norte da Itália e dali se estendeu por toda a Europa. Em sua caminhada devastadora, semeou a desolação e a morte nos campos e nas cidades. Povoados inteiros se transformaram em cemitérios. Calcula-se que a Europa tenha perdido pelo menos um terço de sua população.” .
Assim descreveu Bocaccio os sintomas da Peste Negra:
“Apareciam, no começo, tanto em homens como nas mulheres, ou na virilha ou nas axilas, algumas inchações. Algumas destas cresciam como maçãs, outras como um ovo; cresciam umas mais, outras menos; chamava-as o povo de bubões.”
“Entre tanta aflição e tanta miséria de nossa cidade, a autoridade das leis, quer divinas quer humanas desmoronara e dissolvera-se. Ministros e executores das leis, tanto quanto outros homens, todos estavam mortos, ou doentes, ou haviam perdido os seus familiares e assim não podiam exercer nenhuma função. Em consequência de tal situação permitia-se a todos fazer aquilo que melhor lhes aprouvesse.” Bocaccio.
Uma das maiores dificuldades era dar sepultura aos mortos!
“A epidemia se apresentou de duas maneiras. Nos primeiros dois meses manifestava-se com febre e expectoração sanguinolenta e os doentes morriam em três dias; decorrido esse tempo manifestou-se com febre contínua e inchação nas axilas e nas virilhas e os doentes morriam em cinco dias. Era tão contagiosa que se propagava rapidamente de uma pessoa a outra; o pai não ia ver seu filho nem o filho a seu pai.” .
A caridade desapareceu por completo.
Durante a epidemia, o povo procurava uma explicação. Para alguns tratava-se de castigo divino, punição dos pecados, aproximação do Apocalipse. Para outros, os culpados seriam os judeus, os quais foram perseguidos e trucidados. Somente em Borgonha, na França, foram mortos cerca de cinquenta mil deles.
Muitos médicos se dispuseram a atender aos pestosos com risco da própria vida. Adotavam para isso roupas e máscaras especiais. Alguns dentre eles evitavam aproximar-se dos enfermos. Prescreviam à distância e lancetavam os bubões com facas de até 1,80 m de comprimento.
Frades capuchinhos e jesuítas cuidaram dos pestosos em Marselha, correndo todos os riscos.
São Roque, foi escolhido o padroeiro dos pestosos. Tratava-se de um jovem que havia adquirido a peste em Roma e havia se retirado para um bosque para morrer. Foi alimentado por um cão, que lhe levava pedaços de pão e conseguiu recuperar-se.
As consequências sociais, demográficas, econômicas, culturais e religiosas da Peste Negra foram imensas:
1. As cidades e os campos ficaram despovoados; famílias inteiras se extinguiram; casas e propriedades rurais ficaram vazias e abandonadas, sem herdeiros legais.
2. A produção agrícola e industrial reduziu-se enormemente; houve escassez de alimentos e de bens de consumo; a nobreza se empobreceu; reduziram-se os efetivos militares.
3. Houve ascensão da burguesia que explorava o comércio.
4. O poder da Igreja se enfraqueceu com a redução numérica do clero e houve sensíveis mudanças nos costumes e no comportamento das pessoas.
A Peste Negra permaneceu endêmica por muitos séculos.
Entre 1894 e 1912 houve uma outra pandemia que teve início na Índia (onze milhões de mortes), estendendo-se à China, de onde trasladou-se para a costa do Pacífico, nos Estados Unidos.
No Brasil, a peste entrou pelo porto de Santos em 1899 e propagou-se a outras cidades litorâneas. A partir de 1906 foi banida dos centros urbanos, persistindo como enzootia em pequenos focos endêmicos residuais na zona rural.
Em Sergipe, a Peste Negra teve uma passagem branda no início do século XX. Não causou maiores estragos. As nossas Pestes foram outras.
A Peste Negra foi retratada em quadros notáveis: A Peste em Atenas, do pintor belga Michael Sweerts (1624-1664), A Peste em Nápoles, de Domenico Gargiulo (1612-1679), O Triunfo da Morte, do pintor belga Pieter Bruegel, o Velho (1510-1569), e São Roque, de Bartolomeo Mantegna (1450-1523).
Na literatura, inspirou Albert Camus, prêmio Nobel de Literatura, a escrever uma de suas obras mais conhecidas: A Peste.
Depois da leitura dos textos acima, realize as seguintes tarefas:
1 – Pesquise no dicionário de casa, na internet ou no livro, o significado das seguintes palavras:  Idade Média; Medieval; Pandemia; Epidemia; Renascimento Cultural; Iluminismo; Servos: Burguesia: Feudalismo.
2 – Localize nos textos acima  a explicação religiosa para a peste negra no século XIV?  Importante lembrar que nesse século, não existia  a ciência como conhecemos atualmente.
3 – Busque pesquisar na internet e/ou  em grupos do whatzapp,  a explicação religiosa para a pandemia do coronavirus no século XXI? 
4 – A peste negra no século XIV gerou preconceitos e violência, assim como a pandemia do coronavirus atualmente. Localize nos textos acima,  como isso aconteceu no passado e pesquise na internet ou em grupos de whatzapp como isso está acontecendo na atualidade.
4 – Em termos geográficos, a epidemia da peste negra no século XIV,  teve origem em região próxima em que surgiu  a pandemia  do coronavirus no século XXI? Identifique o continente do qual essa região faz parte.
5 – De que maneira a peste negra contribuiu no crescimento do comércio e nascimento de cidades?
6 – De que maneira a peste negra influenciou as revoltas camponesas do século XIV?
7 – Retire dos textos acima,  exemplos que mostrem  como as consequência da peste negra enfraqueceu o feudalismo?
8 – Qual a diferença entre pandemia e epidemia? Consulte a pesquisa do dicionário.



ROTEIRO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DE HISTÓRIA PARA ALUNOS DO 6º ANO E 3ª ETAPA.
A Peste de Disenteria em Aracaju. (por Antonio Samarone)

No início de 1908, Aracaju viveu uma Peste de disenteria (dejeções sanguinolentas frequentes, tenesmos violentos, cólicas e febre continua). Se levantou a suspeita sobre sua possível difusão pelo resto do Estado.

O tratamento era feito com doses mínimas de “ipeca” (Asclepias curassavica) e uma boa dose de ópio. Tintura de ópio ou elixir paregórico é um medicamento da classe dos narcóticos, de administração oral, utilizado como antidiarreico e analgésico.

Se defecava no mato, nas touceiras de bananeiras, nas praias, nos rios, nos fundos de quintais, ao pé dos muros e até nas praças.

A limpeza pública estava entregue aos urubus e às marés. Aliás, em Aracaju, a maré continua levando e trazendo excrementos para a porta das casas. Pelo menos para os que moram próximo ao Batistão.

Nos conta o Dr. Helvécio Andrade:

“A seca, a fome, a invasão de retirantes, levas de mendigos perambulavam pelas ruas do Aracaju em 1908. A epidemia foi de gravidade comparada ao flagelo da varíola de 1888.”

“A água de beber, que preocupa a população desde a fundação da cidade, continuava a mesma: uma infusão de mangue temperada com o que abunda em todos os quintais. A epidemia se alimenta desse quadro.”

Aconselha o doutor Helvécio Andrade:

“beber água fervida ou filtrada abster-se de frutas, legumes crus, usar os alimentos bem cozinhados, evitando refeições abundantes à noite”.

"O doente deve estar em aposentos vastos, asseados e muito bem ventilado. Todo cuidado com as dejeções dos doentes: o despejo deve ser levado constantemente e conter uma substância anti-séptica. É perigoso atirar no chão, nos quintais as dejeções dos doentes”.

Mesmo a tecnologia dos “water closet” WC, inglês e do bidet francês tendo chegado no Brasil no final do século XIX, o povo demorou a ter acesso a esses avanços sanitários em Aracaju.

Em Aracaju, muitos morreram e muitos escaparam da caganeira de 1908...

Leia o texto acima , pesquise no livro e na internet e reponda as seguintes questões.

1 - Em que século Aracaju viveu a epidemia de disenteria? Leia sobre contagem do tempo no livro.

2 – Como  viviam os aracajuanos pobres  quando aconteceu a epidemia da disenteria ? Retire do texto

2- Localize no texto,  qual a fonte principal  apresentada  pelo médico e professor Antonio Samarone. , autor do texto acima. Leia sobre fontes históricas no livro

3 - O que  foi recomendado para evitar a repetição de uma epidemia como essa? Retire do texto

4- Pesquise na internet o significado de “water closet” WC, inglês e do “bidet” francês.

5 – Dé a sua opinião sobre o texto acima, o que aprendeu de novidade, o que achou mais interessante e etc..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog