Observações. 1 - O mapa abaixo, aqui trazemos apenas um recorte, não está muito bom. Exemplos:
No caso do primeiro quadro, já que o titulo cita a palavra Bolchevique, é desnecessário utilizar a palavra novamente, basta citar como tópico.Criação do conselho de comissários do povo e segue o texto...........
2 - O que é mais importante nesse quadro é o papel de Trotsky como organizador e comandante do exército vermelho e a vitória deste em cima do exército contrarrevolucionário ou exército branco. O restante pode ser dispensado..
3 - O mapa acima está bom, embora incompleto. O detalhe é a NEP - Nova Politica Econômica, falta acrescentar as razões..Assim também é preciso deixar claro de forma resumida o que significam os planos quinquenais..
Este mapa não trata do governo provisório pós derrubada do Czar, e do conflito das forças politicas então existente, resultando na vitória dos bolcheviques sobre os mencheviques..
4 - O mapa abaixo está bom, porém incompleto.. Acerta quando trata das causas, do governo provisório, fevereiro de 1917, e do governo instalado em outubro de 1917. Isso faltou em outros mapas mentais.
5 - O mapa abaixo também está bom, porém incompleto. Este Mapa Mental traz uma questão importante, a questão da guerra permanente e simultânea para implantação do socialismo. Porém, quem defendeu essa posição foi Trotsky e não Stalin como está escrito abaixo no mapa. Stalin defendia a revolução a partir de um país, fortalecida internamente primeiro, no caso a URSS, para depois expandir a revolução comunista
6 - O mapa abaixo apresenta uma forma bem interessante em matéria de resumo, bastante sintético. Recomendo observar isso. Para melhorar faltou a indicação do ano, 1917, já que se refere ao mês de fevereiro e ao mês de outubro. Também deixou de fora aspectos importantes como a divergência de Trotski e Stalin, a diferença entre Mencheviques e Bolcheviques, a NEP e etc.. No geral sempre temos esse tipo de problema. Os mapas sempre deixam de foram, uns ou outros aspectos..
https://blogshist.blogspot.com/2020/10/para-aprender-fazer-mapas-mentais.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário