Total de visualizações de página

sábado, 21 de novembro de 2015

Primeiras observações sobre o projeto “Música e Consciência Negra” realizado em 19 de novembro de 2015, no Colégio Edélzio Vieira de Melo.



Geral
As performances e a qualidade do trabalho artístico-cultural, apresentado pelos alunos do Edélzio na tarde de hoje, 19 de Novembro de 2015, pode e deve comprometer ainda mais professores e equipe diretiva para buscar reverter ou evitar aquilo que disse o então Ministro da Cultura Gilberto Gil, que afirmou em discurso na câmara dos deputados no ano de 2004: “(...)Há muitas iniciativas culturais que nascem, e na maior parte das vezes morrem, nas periferias e no interior do nosso país, sem que o Brasil possa se dar conta de quanto talento é capaz o seu povo..”
Para colaborar com a mudança dessa situação, Gilberto Gil e sua equipe, utilizaram algumas estratégias visando amenizar ou reverter o quadro por ele descrito, em uma delas fui incluído, os seminários e oficinas de capacitação de agentes culturais, nos quais tomei parte em alguns, inclusive nos dias em que precisei me afastar da escola durante este ano, para ir até Salvador e Brasilia.
Diante disso, acredito que podemos também colaborar com aquilo que disse hoje, realizar uma programação cultural permanente focada em três eixos - Inovação, Criatividade e Empreendedorismo - visando destacar os alunos do Edélzio e a cidade de Santa Rosa de Lima de forma positiva, sem esperar que o destaque aconteça na imprensa em função de dificuldades, tragédias ou escândalos .
Como linkar música e consciência negra foi uma estratégia inovadora de sucesso, alicerçada ou sustentada na criatividade de muitos alunos e na disposição do professor Almir e equipe diretiva em garantir o êxito do trabalho realizado, fica a dica para que continuemos aprofundando os conhecimentos sobre o cancioneiro que trata da temática da consciência negra e outras temáticas históricas, sociais, culturais e ambientais.
Quanto ao questionário, acredito que o assunto ficou mais claro quando expliquei presencialmente, no sentido de que ele servirá como base para a elaboração do projeto 2016, que esperamos aconteça durante meses, incluído no processo ensino-aprendizagem e com programação final durante uma semana. Com seminários, apresentações artísticas, visita ao museu afro de Laranjeiras, mostra de filmes étnico-raciais. Cada programação em dias diferentes, em alguns casos, até sábado e turnos contrários e/ou com pouco tempo de duração no turno normal, para não atrapalhar a rotina escolar.
O questionário pode ser preenchido e entregue na secretaria da escola, o mais rápido possível, ou pode ser envidado via internet.
No link abaixo, pode ser conferido muitas músicas interessantes para quem quiser ir mais fundo nessa viagem.
http://acaoculturalse.blogspot.com.br/2015/11/musica-e-consciencia-negra-para-deleite.html

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

ROTEIRO PARA OS JURADOS – JURI SIMULADO




1 – Qual(is)  a(s)  tese (s)  principal (is) da acusação?
a)       Qual(is)  a(s)  base (s) argumentativa da acusação  com a relação a (s) teses. Bases histórica, sociológica, jurídica, filosófica e etc..
2 – Qual (is) a (s) tese (s) principal (is) da defesa?
a)       Qual(is)  a(s)  base (s) argumentativa da defesa  com a relação a (s) teses. Bases histórica, sociológica, jurídica, filosófica e etc..
3 – Escolha uma testemunha de acusação e outra de defesa e faça um resumo do seu depoimento e pesquise sobre o tema ou problema abordado por cada um (uma) para enriquecer o depoimento prestado.
4 – Com quais conjuntos de argumentos você concorda mais? Com os argumentos da acusação ou da defesa?  Justifique sua resposta com base em informações fornecidas pelo livro ou por outras fontes.
5 – Descreva a sua opinião acerca dos advogados de acusação e defesa quanto a argumentações, postura ética, fundamentação teórica e desenvoltura oral.
Escolha um de cada grupo e dê a sua opinião,  justificando com base nas três questões apontadas acima.
6 – Qual a sua opinião sobre a dinâmica do júri simulado e o que pode ser feito para melhorá-la.
7 – O que você aprendeu com o júri simulado, a respeito do tema escolhido para o julgamento.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Apoio ao juri simulado - Julgamento dos militares golpistas de 1964

Argumentos para a defesa dos militares..

http://copaziodesaber.blogspot.com.br/2014/04/em-defesa-do-indefensavel-ditadura_5.html

 http://copaziodesaber.blogspot.com.br/2014/04/em-defesa-do-indefensavel-ditadura_9597.html

http://copaziodesaber.blogspot.com.br/2014/04/em-defesa-do-indefensavel-ditadura_7.html

http://copaziodesaber.blogspot.com.br/2014/04/em-defesa-do-indefensavel-ditadura.html

http://www.gedm.ifcs.ufrj.br/upload/textos/17.pdf


SITES  DE REFERÊNCIA SOBRE A DITADURA MILITAR
http://www.memorialdademocracia.com.br

http://armazemmemoria.com.br

 http://www.documentosrevelados.com.br/



LIVROS DE REFERÊNCIA SOBRE O GOLPE DE 1964 E A DITADURA MILITAR
http://www.jornalopcao.com.br/colunas/imprensa/25-dos-melhores-livros-sobre-o-golpe-de-1964-e-a-ditadura-civil-militar-que-acabou-em-1985

Choque na USP entre defensor e acusadores da ditadura militar
 http://jornalggn.com.br/noticia/alunos-e-jornalista-torturado-rebatem-defesa-da-ditadura-militar-na-usp

Apoio para o projeto música e consciência negra (2)



Roteiro da programação do projeto musica e  consciência negra

Inicio: Entre 14h e 15h  - Encerramento: Entre 16h30 e 17h

As três  turmas participarão apresentando painéis gráficos , painéis em slides,  coreografias, atrações musicais e teatro. Haverá exibição  de um ou dois dois curtas metragens sobre a temática racial, a depender da disponibilidade de tempo, no caso do segundo. 

Os painéis versarão sobre a vida e obra dos artistas escolhidos. Com utilização da linha do tempo, realizada a partir do resumo e agrupamento de dados importante da  biografia. A exposição dos painéis gráficos será realizada nas paredes externas. Os painéis em slides seguirão o mesmo modelo
1A- Olodum 2AB- Edson Gomes 3A- Projota

A sequência da programação será apresentada em blocos  por turma.  A sugestão é que pode ser por sequencia ascendente, da 1ª a 3ª série ou por sorteio.

A nota será a critério de cada professor. Cada aluno preencherá uma ficha com informações sobre como participou do projeto, o que aprendeu e etc.  Os professores que pretendem pontuar além de orientar, deverão observar as informações referentes a desempenho.Um dos critérios fundamentais de avaliação é a criatividade



Questionário de avaliação do dia da Consciência Negra 2015 no Colégio Dr. Edélzio Vieira de Melo de Santa Rosa de Lima. Obs. Será utilizado para a pontuação.  Pode ser enviado via e-mail para zezitodeoliveira@gmail.com ou através do inbox do facebook, como arquivo anexo. Prazo até 21 de novembro, domingo.
Nome do aluno (a)________________________________________________________
Turma______________
1 - Qual o objetivo do projeto, de acordo com as informações repassadas pelos professores responsáveis?
2 - Qual a importância da realização do projeto?
3 – O que você aprendeu com o projeto?
4 – O que você precisa aprender para melhor compreender as questões relativas a situação do negro no Brasil, passado e presente?
4 – Qual a tarefa a ser apresentada por você?
5 – Por que escolheu esta tarefa?
6 – Qual(is)  o(s)  conhecimento (s)  adquirido por você e que foi ou foram   utilizado  (s)  na realização da tarefa?
7 – Qual (is) o (s)  conhecimento (s)  que lhe falta (m)  aprender  para melhor participar do projeto no próximo ano?
8 – Como foi a sua participação dentro do grupo que organizou a tarefa? O que você fez e como fez.
9 – Qual (is) o (s)  colega (as) que  mais colaboraram com a realização da tarefa? O que fizeram e como fizeram.
10 – Escolha um dos aspectos da infra-estrutura material ( som, transporte, material pedagógico )  ou outro que queira e diga qual deles contribuiu para o bom resultado da apresentação da sua tarefa e qual deles não ajudou. Explique as razões.
11- O que mais gostaria de dizer...

Pesquisar este blog