Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

NATAL É A VONTADE DE TRANSFORMAR ESTE MUNDO EM FESTA, TRABALHO E PÃO.

Zezito de Oliveira



Acima, grupo de alunas (os) na bica de São Cristóvão e o autor desse texto. Em 03 de dezembro, no final da tarde.

Bem que tentei elaborar um texto de natal mais completo, como feito nos anos de 2008 e 2009, o X da questão é o esforço mental para tanto, exigindo mais tempo e concentração, e isso lamentavelmente nos faltou neste novembro/dezembro de 2010.

Mas, não faltará oportunidade de produzir os textos sobre os dois temas ou motes que chegaram até nós, já que pelo fato de serem atemporais, podem ser escritos e divulgados em outras épocas do ano.

Por outro lado, este tema/mote “ainda transformo este mundo em festa, trabalho e pão” me surgiu após a conversa com uma amiga durante a celebração da criatividade musical dos sergipanos (as) por ocasião do aniversário dos 15 anos da rádio FM Aperipê.

E por falar em celebração, desde o meu aniversário (11 de novembro), em uma das turmas da escola onde trabalho e a noite no clube flamengo circulista até os dias da celebração do aniversário do Menino Deus, cujo ponto alto é o 25 de Dezembro aconteceram alguns momentos que merecem gratidão da nossa parte.

Em primeiro lugar, gratidão a Deus e a todos os seres que habitam o universo, tanto visiveis, como invisiveis. Lembro em especial a roda de dança do dia 05 de novembro, em razão de fortes momentos orante, seja dançando o toré do som das vogais do nosso nome ou através dos pedidos verbais de proteção e cura, além das novas danças aprendidas.

Outro momento muito especial, foi a festa de confraternização de final de ano de uma das turmas da escola, bem como a viagem a cidade de São Cristóvão, quando após a visita aos museus, fomos eu e um grupo de 12 alunas (os) concluir o passeio com um banho na bica de São Cristóvão, o que representou uma decisão ousada em função da distancia percorrida a pé e do horário da chegada (quase no final da tarde).


Acima, foto tirado por uma aluna ou aluno (ainda não identificado)após visita ao palácio-museu Olimpio Campos, no centro de Aracaju. A foto é da estátua de Fausto Cardoso, importante lider politico sergipano do inicio do século. Fim de tarde de um dia de novembro de 2010.

Por último, nos dias mais próximos a data do aniversário do Menino Deus, três momentos encheram a minha alma de alegria e de esperança. O primeiro foi o já citado show musical dos 15 anos da FM Aperipê, - Caramba!! Como é bom ver o nivel de qualidade e diversidade a que Sergipe chegou em termos musicais, e também perceber um grupo grande de presentes, jovens em sua maioria.


Foto de divulgação do show de 15 anos da FM Aperipê em 21 de dezembro de 2010.

veja/ouça música da cantora Patricia Polayne AQUI
& AQUI

Veja foto da festa dos 15 anos da FM Aperipê. AQUI

Ainda como parte desta programação pude ter a alegria de conhecer um amigo , cuja admiração reciproca foi cultivada através dos artigos publicados no Overmundo. O nome dele é Alê Barrreto, produtor cultural, natural do Rio Grande do Sul e que mora há cerca de dois anos no Rio de Janeiro.

Nestes dias mais próximo do natal merece registro especial o encontro que reuniu a maior parte dos integrantes que iniciaram o consórcio cultural e que nos cobrou, tanto da nossa parte, como da Irene, um momento orante, como foi realizado no pouco, mas intenso periodo em que estive a frente do Gonzagão, cerca de dois anos e dois meses.

E então, fomos nós com um roteiro celebrativo preparado, como aprendido através da nossa experiência nas Comunidade Eclesiais de Base e na Pastoral da Juventude, com a narração da cena do nascimento de Jesus, velas, incenso, reprodução de uma pintura da sagrada familia, folha de cânticos, (José, na tradução gravada por Rita Lee, Anunciação de Alceu Valença, bem como na versão do Padre Reginaldo Veloso e Oração da Familia).

E como não poderia faltar, a deliciosa comida preparada pelas mulheres e a forma criativa como Irene preparou a brincadeira do amigo secreto. Quem nos visitou foi Renato Russo, através da lembrança espontânea do refrão “Quando tudo está perdido, sempre existe uma luz” de um trecho parcial do restante da letra e da melodia, por parte de Rogério. Outra visita através das perguntas do mesmo Rogério e de outros presentes, foi a dos queridos amigos e amigas da Caravana Internacional Arcoiris por La Paz, força de criatividade e de luz para o consórcio cultural. Também um agente cultural integrante da Renovação Carismática e presença firme no Consórcio Cultural desde o inicio, nos brindou com uma música da sua autoria.

Por último, o encontro celebrativo com um grupo de padres, ex-freira, jovens e casados, cerca de 10 pessoas, que insistem em sonhar e realizar outra igreja diferente, semente de outros mundos diferentes. O sonho que o menino Jesus veio nos recordar e que os artistas, misticos e revolucionários buscam construir. Que sejamos mais artistas, misticos e revolucionário. È assim que ajudamos a transformar este mundo em festa, trabalho e pão, como escreveu o poeta, compositor e comunista José Carlos Capinam.

Mais Viramundo com Gil.

Muito mais pode ser escrito com o tema/mote “Natal é transformar este mundo em festa, trabalho e pão”, porém como já disse...................(ir até o primeiro parágrafo).

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

URGENTE!!

Aqueles que ficaram em recuperação final

Nesta quarta-feira (22.12) será realizada a aula extra de revisão para História.

13h30 a 14h30 - 6º anos

14h30 a 15h30 - 7º e 8º ano

15h30 a 16h30 - 9º ano

Confira as video-aulas aqui no blog.




http://blogshist.blogspot.com/2010/12/videos-de-reforco-para-alunos-as.html

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

TRABALHO DE ARTES E SOCIEDADE E CULTURA PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

Escolha 5 pessoas da comunidade e pergunte a elas quais os programas de televisão ou a novela preferida e o que podemos aprender com estes programas e novelas da preferência deles.

Dê preferência a pessoas que estão no 2º e 3º ano do ensino médio ou que estudam em faculdades
.

Escolha uma música que trate sobre proconceito e discriminação e escreva um comentário sobre a letra (05 a 10 linhas)

ALUNOS APROVADOS EM SOCIEDADE E CULTURA

Os alunos cujos nomes não encontra-se abaixo poderão estar na recuperação final ou reprovados na série atual, caso sejam reprovados em quatro matérias.
Mesmo os aprovados em História, Arte e Sociedade e Cultura deverão verificar a sua situaçao nas outras matérias, para saber se estão realmente aprovados para a próxima série.



6D – SOCIEDADE E CULTURA

Adson Victor - APROVADO
Alvaro Pádua - APROVADO
Clevertom Santos – APROVADO
Cosme Tavares - APROVADO
Luciene dos Santos - APROVADO

7 A SOCIEDADE E CULTURA

Adson Matheus - APROVADO
Ana Amália – APROVADO
Anne Kerolai – APROVADA
Bruno Cicero – APROVADO
Diogenes Vieira –APROVADO
Eduardo Aquino – APROVADO
Evesleyde Ferreira - APROVADO
Flaviana dos Santos –APROVADO
Glaudson Samuel – APROVADO
Jussara da Silva –APROVADO
Luis Felipe – APROVADO
Mizael de Souza – APROVADO
Rodrigo Santos de Jesus - APROVADO
Willams Santos de Oliveira – APROVADO
Wesley da Conceição – APROVADO

7b - SOCIEDADE E CULTURA

Andreza Santos Araujo – APROVADO
Denyson Raquel – APROVADO
Felipe Ferreira – APROVADO
Franete de Santana Lima - APROVADO
Franklim William – APROVADO
jéssica dos Santos Teles Gois – APROVADO
Kelly Stefani –APROVADO
Levidário – APROVADO
Lucas Tales – APROVADO
Maria Andrea – APROVADO
Maria Daniele – APROVADO
Rodrigo Santana Aguiar – APROVADO
Raquel de Souza Santos – APROVADO
Sandriele Campos – APROVADO
Tatiana Alves – APROVADO
Thainá Silva – APROVADO
Winston Lima – APROVADO

8 A - SOCIEDADE E CULTURA

Ana Claudia – APROVADO
Caio de Lucas - APROVADO
Cleberson de Oliveira – APROVADO
Dayse Carolline – APROVADO
Francielly dos Santos - APROVADO
Graciele Cardoso – APROVADO
Josef Wendell – APROVADO
Kevellyn - APROVADO
Katerine Santos – APROVADO
Luiza Farias - APROVADO
Max Flan – APROVADO
Washington Rodrigues – APROVADO
José Alaerton - APROVADO

ALUNOS APROVADOS ARTES

6B

Andreza Calado – APROVADO
Bruna Santos – APROVADO
Erick Santos – APROVADO
Flavio Henrique – APROVADO
Jadson Santos – APROVADO
Jucineide Santos – APROVADO
Kátia Souza – APROVADO
Thalliene Barboza – APROVADO
Yuli Pereira – APROVADO

6D – ARTES

Adson Victor - APROVADO
Alvaro Pádua - APROVADO
Clevertom Santos – APROVADO
Cosme Tavares - APROVADO
Luciene dos Santos - APROVADO

6E – ARTES

Damião Tavares Mota - APROVADO
Genisson dos Santos Soares - APROVADO
Glenisson Ferreira dos Santos - APROVADO
Isa Carla de Jesus Santos - APROVADO
Roseane Santos Cruz - APROVADO

7ª A- ARTES

Adson Matheus - APROVADO
Ana Amália – APROVADO
Anne Kerolai – APROVADO
Bruno Cicero – APROVADO
Diogenes Vieira –APROVADO
Eduardo Aquino – APROVADO
Evesleyde Ferreira - APROVADO
Flaviana dos Santos –APROVADO
Glaudson Samuel – APROVADO
Jussara da Silva – APROVADO
Luis Felipe – APROVADO
Mizael de Souza – APROVADO
Rodrigo Santos de Jesus - APROVADO
Willams Santos de Oliveira – APROVADO
Wesley da Conceição – APROVADO

7b - ARTE

Andreza Santos Araujo – APROVADO
Denyson Raquel – APROVADO
Felipe Ferreira – APROVADO
Franete de Santana Lima - APROVADO
Franklim William – APROVADO
jéssica dos Santos Teles Gois – APROVADO
Kelly Stefani –APROVADO
Levidário – APROVADO
Lucas Tales – APROVADO
Maria Andrea – APROVADO
Maria Daniele – APROVADO
Rodrigo Santana Aguiar – APROVADO
Raquel de Souza Santos – APROVADO
Sandriele Campos – APROVADO
Tatiana Alves – APROVADO
Thainá Silva – APROVADO
Winston Lima – APROVADO


9º ANO - ARTES

Adrielle Silva Oliveira – APROVADO
Ana Carla Nery – APROVADO
Anderson Nascimento de Santana - APROVADO
Beatriz Santos Gomes – APROVADO
Crislaine Santos de Oliveira – APROVADO
Everton Yuri – APROVADO
Fabricio Santos - APROVADO
Islan Ferreira – APROVADO
Fernanda Nascimento Santos - APROVADA
Iasmim Silva Santos - APROVADA.
Jonathan Santos – APROVADO
Karine Barbosa – APROVADA
Kátia Lanisia – APROVADA
Kethily Assunção – APROVADA
Laurilene – APROVADO
Maria Lizandra - APROVADO
Paloma Franco - APROVADO
Raquel de Oliveira – APROVADO
Ruth de Oliveira - APROVADO
Selma dos Santos – APROVADO
Taisla Araújo - APROVADO
Wendson Lima – APROVADO

ALUNOS APROVADOS HISTÓRIA

6º ANO A -
Fabricio Araújo - APROVADO
Fernando Elizio - APROVADO
Jefersson Santos - APROVADO
Jenifer Santos - APROVADO
José Roberto - APROVADO
Larissa Costa - APROVADO
Larissa Farias - APROVADO
Lucas de Jesus - APROVADO
Milena Santos - APROVADO
Mylena Miranda - APROVADO
Tatyane Moura - APROVADO
Thaiane Santana – APROVADO

6C – HISTÓRIA

Luana Santos – APROVADO
Tainá dos Santos - APROVADO


6D – HISTÓRIA

Adson Victor - APROVADO
Clevertom Santos – APROVADO
Daniel Santos - APROVADO

6E – HISTÓRIA

Glenisson Ferreira dos Santos - APROVADO
Isa Carla de Jesus Santos - APROVADO
7 º B HISTÓRIA

Andreza Santos Araujo – APROVADO
Denyson Raquel – APROVADO
Franete de Santana Lima - APROVADO
Franklim William – APROVADO
Gislaine Mateus – APROVADO
Lucas Tales – APROVADO
Maria Daniele – APROVADO
Rodrigo Santana Aguiar – APROVADO
Raquel de Souza Santos – APROVADO
Tatiana Alves – APROVADO
Thainá Silva – APROVADO
Winston Lima – APROVADO
Yasmin Lopes – APROVADO
Dara da Silva – APROVADO
Yasmin Lopes – APROVADO
Dara da Silva – APROVADO

8A
HISTÓRIA

Ana Claudia - APROVADO
Caio de Lucas- APROVADO
Graciele Cardoso – APROVADO
Kevellyn – APROVADO
Luiza Farias - APROVADO
Max Flan – APROVADO

9A
HISTÓRIA

Adrielle Silva Oliveira – APROVADO
Ana Carla Nery – APROVADO
Anderson Nascimento de Santana - APROVADO
Beatriz Santos Gomes – APROVADO
Everton Yuri – APROVADO
Fabricio Santos – APROVADO
Islan Ferreira – APROVADO
Fernanda Nascimento Santos - APROVADA
Iasmim Silva Santos - APROVADA.
Jonathan Santos – APROVADO
Karine Barbosa – APROVADA
Kátia Lanisia – APROVADA
Kethily Assunção – APROVADA
Maria Lizandra - APROVADO
Paloma Franco - APROVADO
Taisla Araújo - APROVADO

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Questionário de História para a prova de recuperação final – 6 série

Questionário de História para a prova de recuperação final – 6 série
Serão selecionadas 10 perguntas para a prova final.

Haverá uma aula extra de revisão . Aguarde comunicação sobre a data e o horário


1 -Em qual peninsula a Grécia está localizada?
2 - Qual o significado da palavra peninsula?
3 - Em qual continente a Grécia está localizada?
4 - Como se duvide a Gŕecia em termos geográficos?
5 - Qual o tipo de população que habitavam a peninsula balcânica por volta de 2000 a C.?
6 - Quais os nomes dos primeiros povos euro asiáticos que habitaram a peninsula balcânica?
7 - Porque o periodo de 1200 a C., até 800 d. C é chamado de tempos homéricos?
8 - Quais as principais fontes para o estudo dos tempos homéricos?
9 - De que trata a Iliada?:
10 - De que trata a Odisséia
11 -Porque o relevo da Grécia dificultava a comunicação interna e a unidade politica?
12 - Qual o significado da palavra relevo?
13 - O litoral da Grécia concorreu para que os gregos se dedicassem à navegação e ao comércio. Qual o significado da palavra litoral?
14 -Quais as caracteristicas da cultura helênica (grega)?
15 -Qual o significado da palavra cultura?
16 - Como era a religião grega?
17 - Os deuses eram considerados semelhantes aos homens, possuindo também sentimentos bons ou maus, com a única diferença de serem imortais. Qual o significado da palavra imortal?
18 - Quais os nomes dos principai8 deuses gregos?
19- Onde viviam os deuses gregos?
20 - O que era o Minotauro?
21 - O que era exigido pelo Minotauro como oferenda?
22- Como era a arte grega?
23 - Qual o significado da palavra arquitetura?
24 - Qual o significado da palavra escultura?
25 - Qual o significado da palavra literatura?
26 - Qual era a função do teatro grego?
27 - Quais os gêneros que se destacaram no teatro grego?
28 - De que maneira os gregos contribuŕram para o desenvolvimento da medicina?


8 ANO
Serão selecionadas 10 perguntas para a prova final.
Haverá uma aula extra de revisão . Aguarde comunicação sobre a data e o horário


1 – A colonia portuguesa na América foi palco constante de diversos conflitos. Qual o significado da palavra colônia?
2 – Qual o nome da colônia portuguesa na América?
3 – Qual era o personagem coletivo que se opôs a escravização dos indigenas no periodo colonial?:
4 – Quais a revoltas coloniais que tiveram como motivo a questão da cobrança de impostos?
5 – Quais as causas da revolta liderada pelos irmãos Beckman?
6 – Quais as causas da guerra dos emboabas?
7- Qual o significado da palavra emboaba?
8 – Quais os motivos da guerra dos mascates?
9 – Quais as cidades envolvidas na guerra dos mascates?
10 – Qual o nome da revolta mais importante das Minas Gerais?
11 – Porque o estado de Minas Gerais recebe este nome?
12 – Qual o nome de destaque da revolta mais importante das Minas Gerais?
13 – Quais as causas da Conjuração Baiana?
14 – Quais as causas da Revolução Pernanbucana?
15 – Em meados do século XIX, grande parte dos trabalhadores europeus vivia na miséria. Enumere os fatos que confirma isto.
16 – Qual a organização criada pelos trabalhadores para superar a situação de miséria existente.
17 – Como viviam as crianças que trabalhavam em fábricas na Europa em meados do século XIX?
18 – Qual a definição de capitalismo?
19 – Quais os primeiros países que reconheceram o direito de greve e a organização dos trabalhadores através de sindicatos?
20 – Quais as conquistas obtidas pelos trabalhadores a partir das suas lutas e organização sindical?
21 – Porque muitos pensadores europeus do século XIX criticavam o sistema capitalista?
22 – O que são meios de produção?
23 – Quem foi Karl Marx?
24 – Quem são os burgueses?
25 – Quem são os proletários?
26 – Qual a origem do dia do trabalhador?

Questionário de História para a prova de recuperação final – 9 ano
Serão selecionados 10 perguntas para a prova final.
Haverá uma aula extra de revisão . Aguarde comunicação sobre a data e o horário.



1 – Em que mês e ano foi realizado o golpe militar que depôs o presidente João Goulart?
2 –Quais aspectos favoreceram o golpe militar de 1964?
3 – Qual o significado do Ato Institucional 05 para aqueles que faziam oposição ao regime militar?
4 – Porque estudantes, intelectuais e trabalhadores decidiram pegar em armas para enfrentar o regime militar?
5 – Qual a diferença entre ditadura e democracia?
6 – Escolha um dos dois textos abaixo e explique o significado, de acordo com o q ue você leu no capitulo 15: “Entre 1064 e 1985, uma piada, por exemplo, narrava a história de um general-presidente discutindo no aeroporto com seus ministros o que fazer com uma nota de quinhentos cruzeiros. A idéia era jogá-la do alto do avião, para tornar alegre um brasileiro. Alguém sugeriu trocar o dinheiro por notas menores, e assim fazer mais pessoas felizes. De passagem, o pilooto então sentenciou : o melhor mesmo era colocarem a nota no bolso e se atirarem do avião – faziam assim a alegria de 110 milhões de brasileiros!” OU “E agora José? A festa acabou. A luz apagou, O povo sumiu, A noite esfriou, E agora, José?” Carlos Drummond de Andrade
7 - Quais as iniciativas/movimentos pacificos da sociedade brasileira em meados dos anos 70 e inicio dos anos 80 e que resultaram no fim do regime militar?
8 – Descreva como acabou a ditadura militar?
9 – O que provocou o processo de abertura?
10 – O que é reforma agrária?
11 – Qual o significado da palavra latifúndio?
12 – Quem foi Chico Mendes?
13 – Como se deu a organização do Parido dos Trabalhadores?
14– Por que o presidente Fernando Collor eleito em 1989, foi cassado no ano de 1992?
15 – Qual o partido ou qual candidato a presidente nas eleições de 2010, está relacionado com o seguintes texto: “Em 1994, com a economia estabilizada, o governo Fernando Henrique se iniciou com a promessa de investir no combate às injustiças sociais. Mas, com amplo apoio no congresso, caracterizou-se mesmo pelo desmonte do Estado, conforme reza a cartilha do neoliberalismo. Pior, o processo de privatização foi marcado por acusações de corrupção, enquanto as áreas sociais, como educação e segurança pública, ficaram em segundo plano.”
16 - “Bebida é água, comida é pasto.,Você tem fome de que ? Você tem sede de que? A gente não quer só comida, A gente quer comida, diversão é arte. Relacione no minimo três movimentos ou iniciativas culturais da juventude desde os anos 60 até os dias atuais.
17 – Como a juventude participou das lutas democráticas para a derrubada o sistema militar?
18 – Aponte dois momentos em que a sociedade brasileira se opôs a corrupção?
19 – Quais as consequências da politica neoliberal no Brasil?
20 – Qual o significado da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da república?

REVISÃO:
7º ano

1 – O que são cruzadas?
2 – O que é feudo?
3 – O que são Burgos?
4 – A partir do século XI, ocorreu na Europa uma série de inovações técnicas, que permitiram grande aumento da produção. Por que isso aconteceu?
5 – Qual o modo de produção que nasceu a partir da desagregação do feudalismo?
6 – Como era conhecidos aqueles que habitavam nos burgos?
7 – Qual o interesse dos nobres em participar das cruzadas?
8 – Qual o interesse dos comerciantes das cidades italianas de Veneza, Gênova e Pisa em participar das Cruzadas?
9 - Qual foi o modo de produção que se seguiu ao fim do feudalismo?
10 – De acordo com o texto, o que são feiras e onde ficaram localizadas no periodo medieval?

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MENSAGEM FINAL A TODOS OS ALUNOS (AS), EM ESPECIAL DO 9º ANO.





NO PRÓXIMO ANO ESTAREMOS MAIS DISTANTES, AO CONTRÁRIO DOS ANOS 2009 E 2010 (9º ANO). POR ISSO, VALE A PENA REPETIR ALGUMAS SUGESTÕES QUE FIZ E QUE SÃO NECESSÁRIOS PARA VOCÊS OBTEREM SUCESSO NA VIDA , TANTO COMO ESTUDANTES DO ENSIMO MÉDIO, BEM COMO NO CAMPO PESSOAL E PROFISSIONAL.

1- LER É MUITO IMPORTANTE: ROMANCES, BIOGRAFIAS, POESIAS, CONTOS, REPORTAGENS ETC.. . PARA ISSO, SERIA BOM QUE A PREFETURA DE SOCORRO INSTALASSE UMA BIBLIOTECA MUNICIPAL NO CONJUNTO JARDIM, ENQUANTO ISSO NÃO ACONTECE, VOCÊS PODEM SE CADASTRAR NA BIBLIOTECA DO SESC (SIQUEIRA CAMPOS E CENTRO) OU NA BIBLIOTECA CLODOMIR SILVA (SIQUEIRA CAMPOS), PARA RETIRAR LIVROS EMPRESTADOS. PARA OS MAIS CONVENCIDOS DA NECESSIDADE E QUE SENTEM PRAZER COM A LEITURA. POSSO DEIXAR MAIS LIVROS EMPRESTADOS PARA LER NAS FÉRIAS. É SÓ MARCAR UM HORÁRIO NA ESCOLA, PARA QUE EU POSSA TRAZER ALGUNS LIVROS.

2- OUVIR BOA MÚSICA E ASSISTIR FILMES DE QUALIDADE É MUITO IMPORTANTE TAMBÉM. A PROPÓSITO DOS FILMES, DÊEM UMA ATENÇÃO ESPECIAL A FILMES RELACIONADOS A ASSUNTOS HISTÓRICOS, EM BREVE PRETENDO DEIXAR UMA LISTA NO BLOG E NO ORKUT DE HISTÓRIA. SOBRE MÚSICAS DE QUALIDADE CONFIRAM A MINHA LISTA DE CLIPES NO MEU ORKUT PESSIOAL E EM BREVE NO BLOG DE HISTÓRIA E NO ORKUT DE HISTÓRIA.

3 – NÃO DEIXEM DE BUSCAR ASSISTIR A PROGRAMAÇÃO CULTURAL E EDUCATIVA DOS CANAIS DE TELEVISÃO. AS GRANDES REDES POSSUEM ALGUNS, ENTRETANTO, SERIA BOM QUE OS PAIS COMPRASSEM UMA ANTENA PARABÓLICA, SKY LIVRE OU CENTURY (OS PREÇOS ESTÃO ACESSIVEIS) PARA VOCÊS E TODA A FAMILIA PODEREM ASSSISTIR AOS PROGRAMAS EDUCATIVOS, CULTURAIS E JORNALISTICOS DOS CANAIS: FUTURA, CULTURA SP, BRASIL, CÂMARA, SENADO, TV ESCOLA, APARECIDA E ETC...

4 – NÃO DEIXEM DE INVESTIR EM CURSOS EXTRAS PARA MELHORAR CONHECIMENTOS EM TODAS AS ÁREAS. VALE A PENA FICAR ATENTO AOS CURSOS OFERECIDOS PELO INSTITUTO LUCIANO BARRETO JUNIOR, SESC, SENAC, SENAI, SEBRAE, CASA CURTA, CASA RUA DA CULTURA, IMBUAÇA, E ETC..

5 – NUNCA DEIXEM DE PRATICAR ESPORTES, COMO TAMBÉM JOGOS DE TABULEIRO. UM JOGO MUITO ESPECIAL É O XADREZ, MUITO BOM PARA DESENVOLVER O RACIOCINIO LÓGICO.

6 – É IMPORTANTE REALIZAR OUTRAS VISITAS AOS MUSEUS COM FAMILIARES E AMIGOS (AS). PESQUISE NA INTERNET SOBRE PREÇOS DE ENTRADA, OS QUAIS SÃO ACESSIVEIS. EM BREVE PUBLICAREI ESTAS INFORMAÇÕES NO BLOG E NO ORKUT. QUEM QUISER A INFORMAÇÃO MAIS RÁPIDO, É SÓ PESQUISAR NO GOOGLE COLOCANDO O NOME DOS MUSEUS.



7 – OUTRA DICA INTERESSANTE É BUSCAR CONTATO COM A NATUREZA: A BICA DE SÃO CRISTÓVÃO. A SERRA DE ITABAIANA, A CACHOEIRA DE MACAMBIRA E TANTOS OUTROS LUGARES QUE NÓS SERGIPANOS PRECISAMOS CONHECER. VALE A PENA PESQUISAR NA INTERNET SOBRE AS BELEZAS NATURAIS DE SERGIPE.



8 – EM JANEIRO TEM O ENCONTRO CULTURAL DE LARANJEIRAS E O FESTIVAL DE VERÃO. NO CASO DO ENCONTRO CULTURAL, VALE A PENA FAZER UM ESFORÇO PARA JUNTAR UM GRUPO E IR POR CAUSA DA RIQUEZA DA CULTURA POPULAR.

9 – DENTRO DE POUCOS DIAS, ARACAJU E MAIS 19 CIDADES BRASILEIRAS, RECEBEM UMA MOSTRA CINEMATOGRÁFICA COM FILMES QUE TRATAM DO PRECONCEITO, DA DISCRIMINAÇÃO, DA INTOLERANCIA, DA HIPROCRISIA E DA VIOLÊNCIA. SERÁ NO CINEMARK E NO MUSEU PALÁCIO OLIMPIO CAMPOS. AS INFORMAÇOES ESTÃO NO BLOG DE HISTÓRIA E NO ORKUT.

10 – POR ÚLTIMO, TRÊS TEXTOs QUE NÃO TIVE TEMPO DE PASSAR E DEBATER COM VOCÊS. OS AUTORES FREI BETTO E RUBEM ALVES, SÃO EDUCADORES, ESCRITORES, FILÓSOFOS, TEÓLOGOS E COMUNICADORES. O PRIMEIRO TEM FORMAÇÃO CATÓLICA E O SEGUNDO PROTESTANTE/EVANGÉLICA. VALE A PENA BUSCAR MAIS TEXTOS E VIDEOS SOBRE OS DOIS NO GOOGLE E NO YOU TUBE.
http://www.bancodeescola.com/freibeto.htmA Escola dos meus Sonhos - Frei Betto

Na escola dos meus sonhos, os alunos aprendem a cozinhar, costurar, consertar eletrodomésticos, a fazer pequenos reparos de eletricidade e de instalações hidráulicas, a conhecer mecânica de automóvel e de geladeira e algo de construção civil. Trabalham em horta, marcenaria e oficinas de escultura, desenho, pintura e música. Cantam no coro e tocam na orquestra. Uma semana ao ano integram-se, na cidade, ao trabalho de lixeiros, enfermeiras, carteiros, guardas de trânsito, policiais, repórteres, feirantes e cozinheiros profissionais. Assim aprendem como a cidade se articula por baixo, mergulhando em suas conexões que, à superfície, nos asseguram limpeza urbana, socorro de saúde, segurança, informação e alimentação.
Não há temas tabus. Todas as situações-limite da vida são tratadas com abertura e profundidade: dor, perda, falência, parto, morte, enfermidade, sexualidade e espiritualidade. Ali os alunos aprendem o texto dentro do contexto: a Matemática busca exemplos na corrupção dos precatórios e nos leilões das privatizações; o Português, na fala dos apresentadores de TV e nos textos de jornais; a Geografia, nos suplementos de turismo e nos conflitos internacionais; a Física, nas corridas de Fórmula-1 e nas pesquisas do supertelescópio Huble; a Química, na qualidade dos cosméticos e na culinária; a História, na violência de policiais contra cidadãos, para mostrar os
antecedentes na relação colonizadores - índios, senhores - escravos, Exército - Canudos, etc.
Na escola dos meus sonhos, a interdisciplinaridade permite que os professores de Biologia e de Educação Física se complementem; a multidisciplinaridade faz com que a História do livro seja estudada a partir da análise de textos bíblicos; a transdisciplinaridade introduz aulas de meditação e dança e associa a história da arte à história das ideologias e das expressões litúrgicas. Se a escola for laica, o ensino religioso é plural: o rabino fala do judaísmo, o pai-de-santo, do candomblé; o padre, do catolicismo; o médium, do espiritismo; o pastor, do protestantismo; o guru, do budismo, etc. Se for católica, há periódicos retiros espirituais e adequação do currículo ao calendário litúrgico da Igreja. Na escola dos meus sonhos, os professores são obrigados a fazer periódicos treinamentos e cursos de capacitação e só são admitidos se, além da competência, comungam os princípios fundamentais da proposta pedagógica e didática. Porque é uma escola com ideologia, visão de mundo e perfil definido do que sejam democracia e cidadania. Essa escola não forma consumidores, mas cidadãos.
Ela não briga com a TV, mas leva-a para a sala de aula: são exibidos vídeos de anúncios e programas e, em seguida, analisados criticamente. A publicidade do iogurte é debatida; o produto adquirido; sua química, analisada e comparada com a fórmula declarada pelo fabricante; as incompatibilidades denunciadas, bem como os fatores porventura nocivos à saúde. O programa de auditório de domingo é destrinchado: a proposta de vida subjacente, a visão de felicidade, a relação animador-platéia, os tabus e preconceitos reforçados, etc. Em suma, não se fecham os olhos à realidade, muda-se a ótica de encará-la. Há uma integração entre escola, família e sociedade. A Política, com P maiúsculo, é disciplina obrigatória. As eleições para o grêmio ou diretório estudantil são levadas a sério e, um mês por ano, setores não vitais da instituição são administrados pelos próprios alunos. Os políticos e candidatos são convidados para debates e seus discursos analisados e comparados às suas práticas.
Não há provas baseadas no prodígio da memória nem na sorte da múltipla escolha. Como fazia meu velho mestre Geraldo França de Lima, professor de História (hoje romancista e membro da Academia Brasileira de Letras), no dia da prova sobre a Independência do Brasil, os alunos traziam para a classe a bibliografia pertinente e, dadas as questões, consultavam os textos, aprendendo a pesquisar. Não há coincidência entre o calendário gregoriano e o curricular. João pode cursar a 5ª série em seis meses ou em seis anos, dependendo de sua disponibilidade, aptidão e seus recursos. É mais importante educar do que instruir; formar pessoas que profissionais; ensinar a mudar o mundo que ascender à elite. Dentro de uma concepção holística, ali a ecologia vai do meio ambiente aos cuidados com nossa unidade corpo-espírito e o enfoque curricular estabelece conexões com o noticiário da mídia.
Na escola dos meus sonhos, os professores são bem pagos e não precisam pular de colégio em colégio para se poderem manter. Pois é a escola de uma sociedade em que educação não é privilégio, mas direito universal, e o acesso a ela, dever obrigatório.

Frei Betto é escritor, autor do romance "O Vencedor" (Ática), entre outros livros.

11 – TAMBÉM ESCREVO COM DETALHES, SOBRE QUASE TUDO ISSO QUE DESTAQUEI ACIMA, NO PORTAL OVERMUNDO. CONFIRAM OS TEXTOS NO ENDEREÇO: http://www.overmundo.com.br/perfis/zezito-de-oliveira

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mostra de Cinema e Direitos Humanos traz a Aracaju quase 50 filmes

A partir do dia 10 de dezembro, Aracaju recebe pela primeira vez a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. A mostra, que segue até o dia 16, acontece em quatro horários: às 15h, às 17h, às 19h e às 21h. Durante o dia, o evento será realizado no Cinermark Jardins e à noite no Palácio-Museu Olímpio Campos.

Em Aracaju, a mostra contará com quase 50 filmes. A programação conta ainda com produções com audiodescrição para público com deficiência visual. As instituições e escolas que quiserem agendar a participação de alunos, basta mandar email para dh.curtase@gmail.com. A entrada é gratuita.

Em 2010, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul completa cinco anos. Criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Mostra vem se firmando como um espaço de reflexão, inspiração e promoção do respeito à dignidade intrínseca da pessoa humana.

A 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Petrobras e apoio do SESC-SP, da TV Brasil e do Ministério das Relações Exteriores.


Confira a programação em Aracaju:
Cinemark Jardins
10/12 - SEXTA-FEIRA
19h – Sessão de Abertura
ABUTRES - Pablo Trapero (Argentina/ Chile/ França/ Coréia do Sul, 107 min, 2010, fic)
Classificação indicativa: 16 anos
11/12 – SÁBADO
15h
MÃOS DE OUTUBRO - Vitor Souza Lima (Brasil, 20 min, 2009, doc)
JURUNA, O ESPÍRITO DA FLORESTA - Armando Lacerda (Brasil, 86 min, 2009, doc)
Classificação indicativa: 12 anos
17h
HALO - Martín Klein (Uruguai, 4 min, 2009, fic)
ANDRÉS NÃO QUER DORMIR A SESTA - Daniel Bustamante (Argentina, 108 min, 2009, fic)
Classificação indicativa: 12 anos
Palácio-Museu Olímpio Campos
19h
MARIBEL - Yerko Ravlic (Chile, 18 min, 2009, fic)
O QUARTO DE LEO - Enrique Buchichio (Uruguai/ Argentina, 95 min, 2009, fic)
Classificação indicativa: 14 anos
21h
O FILHO DA NOIVA - Juan José Campanella (Argentina/ Espanha, 124 min, 2001, fic)
Classificação indicativa: livre
12/12 – DOMINGO
Cinemark Jardins
15h
DOIS MUNDOS – Thereza Jessouroun (Brasil, 15 min, 2009, doc)
AMÉRICA TEM ALMA - Carlos Azpurua (Bolívia/ Venezuela, 70 min, 2009, doc)
Classificação indicativa: 12 anos

17h
CARRETO - Marília Hughes, Claudio Marques (Brasil, 12 min, 2009, fic)
BAILÃO - Marcelo Caetano (Brasil, 17 min, 2009, doc)
DEFENSA 1464 - David Rubio (Equador/ Argentina, 68 min, 2010, doc)
Classificação indicativa: 12 anos
Palácio-Museu Olímpio Campos
19h
O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS - Cao Hamburger (Brasil, 110 min, 2006, fic)
Classificação indicativa: 10 anos
21h
EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO - Daniel Ribeiro (Brasil, 17 min, 2010, fic)
IMAGEM FINAL - Andrés Habegger (Argentina, 94 min, 2008, doc)
Classificação indicativa: 12 anos
13/12 – SEGUNDA-FEIRA
Cinemark Jardins
15h
A VERDADE SOTERRADA - Miguel Vassy (Uruguai/ Brasil, 56 min, 2009, doc)
ROSITA NÃO SE DESLOCA - Alessandro Acito, Leonardo Valderrama (Colômbia/ Itália, 52 min, 2009, doc)
Classificação indicativa: 12 anos
17h
KAMCHATKA - Marcelo Piñeyro (Argentina/ Espanha/ Itália, 103 min, 2002, fic)
Classificação indicativa: livre
Palácio-Museu Olímpio Campos
19h
A BATALHA DO CHILE II – O GOLPE DE ESTADO - Patricio Guzmán (Chile/ Cuba/ Venezuela/ França, 90 min, 1975, doc)
Classificação indicativa: 12 anos
21h
VIDAS DESLOCADAS - João Marcelo Gomes (Brasil, 13 min, 2009, doc)
PERDÃO, MISTER FIEL - Jorge Oliveira (Brasil, 95 min, 2009, doc)
Classificação indicativa: 14 anos
14/12 – TERÇA-FEIRA
Cinemark Jardins
15h – Audiodescrição
AVÓS - Michael Wahrmann (Brasil, 12 min, 2009, fic)
ALOHA - Paula Luana Maia, Nildo Ferreira (Brasil, 15 min, 2010, doc)
CARRETO - Marília Hughes, Claudio Marques (Brasil, 12 min, 2009, fic)
EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO - Daniel Ribeiro (Brasil, 17 min, 2010, fic)
* Sessão com audiodescrição para público com deficiência visual.
Classificação indicativa: 12 anos
17h
HÉRCULES 56 - Silvio Da-Rin (Brasil, 94 min, 2006, doc)
Classificação indicativa: 12 anos
Palácio-Museu Olímpio Campos
19h
DIAS DE GREVE – Adirley Queirós (Brasil, 24 min, 2009, doc)
PARAÍSO - Héctor Gálvez (Peru/ Alemanha/ Espanha, 91 min, 2009, fic)
Classificação indicativa: 12 anos
21h
CARNAVAL DOS DEUSES - Tata Amaral (Brasil, 9 min, 2010, fic)
MEU COMPANHEIRO - Juan Darío Almagro (Argentina, 25 min, 2010, doc)
LEITE E FERRO - Claudia Priscilla (Brasil, 72 min, 2010, doc)
Classificação indicativa: 16 anos
15/12 – QUARTA-FEIRA
Cinemark Jardins
15h – Audiodescrição
PRA FRENTE BRASIL - Roberto Farias (Brasil, 105 min, 1982, fic)
* Sessão com audiodescrição para público com deficiência visual.
Classificação indicativa: 14 anos
17h
A CASA DOS MORTOS - Debora Diniz (Brasil, 24 min, 2009, doc)
CLAUDIA - Marcel Gonnet Wainmayer (Argentina, 76 min, 2010, doc)
Classificação indicativa: 14 anos
Palácio-Museu Olímpio Campos
19h
ALOHA - Paula Luana Maia / Nildo Ferreira (Brasil, 15 min, 2010, doc)
AVÓS - Michael Wahrmann (Brasil, 12 min, 2009, fic)
CINEMA DE GUERRILHA - Evaldo Mocarzel (Brasil, 72 min, 2010, doc)
Classificação indicativa: 12 anos
21h
GROELÂNDIA - Rafael Figueiredo (Brasil, 17 min, 2009, fic)
MUNDO ALAS - León Gieco, Fernando Molnar, Sebastián Schindel (Argentina, 89 min, 2009, doc)
Classificação indicativa: 12 anos
16/12 – QUINTA-FEIRA
Cinemark Jardins
15h
ENSAIO DE CINEMA - Allan Ribeiro (Brasil, 15 min, 2009, fic)
108 - Renate Costa (Paraguai/ Espanha, 91 min, 2010, doc)
Classificação indicativa: 12 anos
17h
VLADO, 30 ANOS DEPOIS - João Batista de Andrade (Brasil, 85 min, 2005, doc)
Classificação indicativa: 14 anos
Palácio-Museu Olímpio Campos
19h
A HISTÓRIA OFICIAL - Luis Puenzo (Argentina, 114 min, 1985, fic)
Classificação indicativa: 12 anos
21h
XXY - Lúcia Puenzo (Argentina/ França/ Espanha, 86 min, 2006, fic)
Classificação indicativa: 16 anos

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pesquisar este blog